As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Carina Eduarda Frias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu, Loureiro, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44369
Resumo: Artigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
id RCAP_96b803ab956d9e5fb65fbb56963ea38b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativaEnfermagem NeonatalTerapia Intensiva NeonatalUnidade de Terapia Intensiva NeonatalEstágio clínicoEstudantes de enfermagemArtigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)Introdução: Durante o ensino de enfermagem a forma como os estudantes vivenciam o ensino clínico influencia a sua aprendizagem e a prestação de cuidados. Torna-se por isso relevante conhecer as vivências pois, é através da experiência adquirida pela prática e pelo contacto com a realidade dos cuidados, que o aluno é capaz de desenvolver competências como futuro profissional de saúde. Objetivos: Descrever e categorizar as vivências dos estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em unidades neonatais. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo a pesquisa sido realizada através dos motores de busca B-on, EBSCO, PubMed e ScienceDirect. Foram utilizados os seguintes descritores no idioma inglês: Nursing Students, Undergraduate Nursing, Students Nursing, Pre-licensure Nurse, Neonate, Neonatal, Neonatal ICU, Premature, Preterm, Newborn, Infant, Experiences e Perceptions, que sofreram diversas combinações para melhor resultado bibliográfico. A questão de investigação, segundo a metodologia PICo, é Quais as vivências dos estudantes de enfermagem em unidade neonatais? A partir desta pesquisa e da análise dos artigos foram incluídos 5 estudos. Resultados: A dificuldade na prestação de cuidados apresenta-se como a conclusão comum à maioria dos artigos analisados. Acrescentam se ainda sentimentos de incompetência, inexperiência e medo, durante a prestação de cuidados devido à fragilidade e vulnerabilidade dos recém-nascidos. Conclusões: De um modo geral, os estudantes de enfermagem vivenciaram um vasto leque de emoções. Os sentimentos vivenciados foram caracterizados pela ansiedade provocada por sentimentos de inexperiência e pelo receio devido à inexperiência na prestação de cuidados a recém-nascidos.Universidade Católica PortuguesaRepositório ComumBarreira, Carina Eduarda FriasRodrigues, Inês Sofia de Freitas AbreuLoureiro, Fernanda2023-03-28T11:23:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44369porBarreira, C. E. F., Rodrigues, I. S. de F. A., & Loureiro, F. (2022). As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa. Cadernos De Saúde, 14(1), 44-50. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.103021647-055910.34632/cadernosdesaude.2022.10302info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-30T02:30:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:03.520015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
title As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
spellingShingle As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
Barreira, Carina Eduarda Frias
Enfermagem Neonatal
Terapia Intensiva Neonatal
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Estágio clínico
Estudantes de enfermagem
title_short As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
title_full As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
title_fullStr As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
title_full_unstemmed As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
title_sort As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
author Barreira, Carina Eduarda Frias
author_facet Barreira, Carina Eduarda Frias
Rodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu
Loureiro, Fernanda
author_role author
author2 Rodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu
Loureiro, Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreira, Carina Eduarda Frias
Rodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu
Loureiro, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem Neonatal
Terapia Intensiva Neonatal
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Estágio clínico
Estudantes de enfermagem
topic Enfermagem Neonatal
Terapia Intensiva Neonatal
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Estágio clínico
Estudantes de enfermagem
description Artigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-28T11:23:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44369
url http://hdl.handle.net/10400.26/44369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barreira, C. E. F., Rodrigues, I. S. de F. A., & Loureiro, F. (2022). As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa. Cadernos De Saúde, 14(1), 44-50. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.10302
1647-0559
10.34632/cadernosdesaude.2022.10302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131563277942784