As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44369 |
Resumo: | Artigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
id |
RCAP_96b803ab956d9e5fb65fbb56963ea38b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44369 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativaEnfermagem NeonatalTerapia Intensiva NeonatalUnidade de Terapia Intensiva NeonatalEstágio clínicoEstudantes de enfermagemArtigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)Introdução: Durante o ensino de enfermagem a forma como os estudantes vivenciam o ensino clínico influencia a sua aprendizagem e a prestação de cuidados. Torna-se por isso relevante conhecer as vivências pois, é através da experiência adquirida pela prática e pelo contacto com a realidade dos cuidados, que o aluno é capaz de desenvolver competências como futuro profissional de saúde. Objetivos: Descrever e categorizar as vivências dos estudantes de enfermagem em contexto de ensino clínico em unidades neonatais. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, tendo a pesquisa sido realizada através dos motores de busca B-on, EBSCO, PubMed e ScienceDirect. Foram utilizados os seguintes descritores no idioma inglês: Nursing Students, Undergraduate Nursing, Students Nursing, Pre-licensure Nurse, Neonate, Neonatal, Neonatal ICU, Premature, Preterm, Newborn, Infant, Experiences e Perceptions, que sofreram diversas combinações para melhor resultado bibliográfico. A questão de investigação, segundo a metodologia PICo, é Quais as vivências dos estudantes de enfermagem em unidade neonatais? A partir desta pesquisa e da análise dos artigos foram incluídos 5 estudos. Resultados: A dificuldade na prestação de cuidados apresenta-se como a conclusão comum à maioria dos artigos analisados. Acrescentam se ainda sentimentos de incompetência, inexperiência e medo, durante a prestação de cuidados devido à fragilidade e vulnerabilidade dos recém-nascidos. Conclusões: De um modo geral, os estudantes de enfermagem vivenciaram um vasto leque de emoções. Os sentimentos vivenciados foram caracterizados pela ansiedade provocada por sentimentos de inexperiência e pelo receio devido à inexperiência na prestação de cuidados a recém-nascidos.Universidade Católica PortuguesaRepositório ComumBarreira, Carina Eduarda FriasRodrigues, Inês Sofia de Freitas AbreuLoureiro, Fernanda2023-03-28T11:23:22Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44369porBarreira, C. E. F., Rodrigues, I. S. de F. A., & Loureiro, F. (2022). As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa. Cadernos De Saúde, 14(1), 44-50. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.103021647-055910.34632/cadernosdesaude.2022.10302info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-30T02:30:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:03.520015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa |
title |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa |
spellingShingle |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa Barreira, Carina Eduarda Frias Enfermagem Neonatal Terapia Intensiva Neonatal Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Estágio clínico Estudantes de enfermagem |
title_short |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa |
title_full |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa |
title_fullStr |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa |
title_full_unstemmed |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa |
title_sort |
As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa |
author |
Barreira, Carina Eduarda Frias |
author_facet |
Barreira, Carina Eduarda Frias Rodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu Loureiro, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu Loureiro, Fernanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreira, Carina Eduarda Frias Rodrigues, Inês Sofia de Freitas Abreu Loureiro, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Neonatal Terapia Intensiva Neonatal Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Estágio clínico Estudantes de enfermagem |
topic |
Enfermagem Neonatal Terapia Intensiva Neonatal Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Estágio clínico Estudantes de enfermagem |
description |
Artigo sob licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-28T11:23:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44369 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barreira, C. E. F., Rodrigues, I. S. de F. A., & Loureiro, F. (2022). As vivências dos estudantes de enfermagem em unidades neonatais: revisão integrativa. Cadernos De Saúde, 14(1), 44-50. https://doi.org/10.34632/cadernosdesaude.2022.10302 1647-0559 10.34632/cadernosdesaude.2022.10302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131563277942784 |