O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Zita Raquel Loureiro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1650
Resumo: Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da problemática do envolvimento da Comunidade Educativa na escola inclusiva, tendo em conta a influência do Projecto Educativo e da Organização da Escola. Trata-se de uma reflexão contextualizada numa escola de 1º ciclo. Este estudo perspectiva-se equacionando a influência das linhas orientadoras do Projecto Educativo, na gestão da Organização da Escola, no processo de participação/envolvimento da Comunidade Educativa. Aponta no sentido de orientar o processo de participação, em função da autonomia conferida pelo Projecto Educativo e em função da liderança, dando assim visibilidade aos diversos aspectos da Organização da Escola. Conferindo à escola uma visão inclusiva, aponta-se ainda no sentido de mudança, pela via da implementação da qualidade para todos os alunos e em particular para os que têm Necessidades Educativas Especiais. A mudança só será possível se houver investimento da Comunidade Educativa na formação. A escola enquanto organização deve preparar-se para proporcionar informação e formação aos professores e demais intervenientes da Comunidade educativa, de forma a saberem gerir aspectos como a liderança e a comunicação. A metodologia utilizada foi a do inquérito por questionário e estudo de documentos. A análise dos dados levou-nos à confirmação das nossas hipóteses.
id RCAP_96d631be5f4eb8156d4a82fb48716899
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusivaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORORGANIZAÇÃO ESCOLARPROJETOS EDUCATIVOSEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSCHOOL ORGANIZATIONEDUCATIONAL PROJECTSEste estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da problemática do envolvimento da Comunidade Educativa na escola inclusiva, tendo em conta a influência do Projecto Educativo e da Organização da Escola. Trata-se de uma reflexão contextualizada numa escola de 1º ciclo. Este estudo perspectiva-se equacionando a influência das linhas orientadoras do Projecto Educativo, na gestão da Organização da Escola, no processo de participação/envolvimento da Comunidade Educativa. Aponta no sentido de orientar o processo de participação, em função da autonomia conferida pelo Projecto Educativo e em função da liderança, dando assim visibilidade aos diversos aspectos da Organização da Escola. Conferindo à escola uma visão inclusiva, aponta-se ainda no sentido de mudança, pela via da implementação da qualidade para todos os alunos e em particular para os que têm Necessidades Educativas Especiais. A mudança só será possível se houver investimento da Comunidade Educativa na formação. A escola enquanto organização deve preparar-se para proporcionar informação e formação aos professores e demais intervenientes da Comunidade educativa, de forma a saberem gerir aspectos como a liderança e a comunicação. A metodologia utilizada foi a do inquérito por questionário e estudo de documentos. A análise dos dados levou-nos à confirmação das nossas hipóteses.This study is part of a descriptive approach to the issue of involvement of the educational community in an inclusive school, taking into account the influence of the Educational Project and the Organization of the School. We are facing here a contextualized reflection at a level of the school in the 1º cycle. This perspective is equating study the influence of the guidelines of the Education Project, the management of the Organization of the School, in the process of participation / involvement of the educational community. Points in guiding the participation process, according to the autonomy granted by the Educational Project and according to the leadership, thus giving visibility to the various aspects of the Organization of the School. In order to give the school an inclusive vision, also points towards change, through the implementation of quality for all students and particularly for those with Special Educational Needs. Nevertheless the change whill only be possible if there is an investment made by all Educational Community in continuing shooling. The school as an organization should be prepared to provide information and training to teachers and other stakeholders in education, in order to know how to manage aspects such as leadership and communication. Because this is a case study the methodology used for the investigation was questionnaires and study of documents. Data analysis led us to the confirmation of our hypotheses.2012-02-07T20:49:33Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1650porBarros, Zita Raquel Loureiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:10Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:00.160355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva
title O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva
spellingShingle O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva
Barros, Zita Raquel Loureiro de
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
PROJETOS EDUCATIVOS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SCHOOL ORGANIZATION
EDUCATIONAL PROJECTS
title_short O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva
title_full O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva
title_fullStr O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva
title_full_unstemmed O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva
title_sort O envolvimento da comunidade educativa na escola inclusiva
author Barros, Zita Raquel Loureiro de
author_facet Barros, Zita Raquel Loureiro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Zita Raquel Loureiro de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
PROJETOS EDUCATIVOS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SCHOOL ORGANIZATION
EDUCATIONAL PROJECTS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
PROJETOS EDUCATIVOS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SCHOOL ORGANIZATION
EDUCATIONAL PROJECTS
description Este estudo enquadra-se numa abordagem descritiva da problemática do envolvimento da Comunidade Educativa na escola inclusiva, tendo em conta a influência do Projecto Educativo e da Organização da Escola. Trata-se de uma reflexão contextualizada numa escola de 1º ciclo. Este estudo perspectiva-se equacionando a influência das linhas orientadoras do Projecto Educativo, na gestão da Organização da Escola, no processo de participação/envolvimento da Comunidade Educativa. Aponta no sentido de orientar o processo de participação, em função da autonomia conferida pelo Projecto Educativo e em função da liderança, dando assim visibilidade aos diversos aspectos da Organização da Escola. Conferindo à escola uma visão inclusiva, aponta-se ainda no sentido de mudança, pela via da implementação da qualidade para todos os alunos e em particular para os que têm Necessidades Educativas Especiais. A mudança só será possível se houver investimento da Comunidade Educativa na formação. A escola enquanto organização deve preparar-se para proporcionar informação e formação aos professores e demais intervenientes da Comunidade educativa, de forma a saberem gerir aspectos como a liderança e a comunicação. A metodologia utilizada foi a do inquérito por questionário e estudo de documentos. A análise dos dados levou-nos à confirmação das nossas hipóteses.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-07T20:49:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1650
url http://hdl.handle.net/10437/1650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131266744844288