Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Odete Emygdio da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4872
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido.
id RCAP_5c81ca06c49539ae8cd3e101da5a223c
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusivaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido.Edições Universitárias Lusófonas2014-06-02T13:26:21Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4872por1646-401XSilva, Maria Odete Emygdio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:35.091525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
title Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
spellingShingle Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
Silva, Maria Odete Emygdio da
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
title_short Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
title_full Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
title_fullStr Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
title_full_unstemmed Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
title_sort Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
author Silva, Maria Odete Emygdio da
author_facet Silva, Maria Odete Emygdio da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Odete Emygdio da
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
description A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-02T13:26:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4872
url http://hdl.handle.net/10437/4872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079054041088