Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4872 |
Resumo: | A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido. |
id |
RCAP_5c81ca06c49539ae8cd3e101da5a223c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4872 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusivaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSA inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido.Edições Universitárias Lusófonas2014-06-02T13:26:21Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4872por1646-401XSilva, Maria Odete Emygdio dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:23Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:35.091525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva |
title |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva |
spellingShingle |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva Silva, Maria Odete Emygdio da EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
title_short |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva |
title_full |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva |
title_fullStr |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva |
title_full_unstemmed |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva |
title_sort |
Dados de investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais : testemunho para a construção da escola inclusiva |
author |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
author_facet |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EDUCATION SPECIAL EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS |
description |
A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, entendida como educação inclusiva, implica a participação dos diversos atores que intervêm no espaço educativo. A investigação que realizámos e que temos orientado, no âmbito da metodologia de estudo de caso, tem permitido identificar e analisar dificuldades, preocupações e representações sociais de alguns atores envolvidos no processo de inclusão destes alunos, bem como práticas implementadas pelos professores, nas escolas onde os referidos estudos se realizaram. Estes decorreram no Brasil, Rio Grande do Norte, e em Portugal, na zona metropolitana de Lisboa, no âmbito de Mestrados em Ciências da Educação e em Artes Visuais. Os resultados, que apresentamos e refletimos, evidenciam que a inclusão destes alunos suscita ainda, passados que são dezoito anos desde Salamanca, muitas dificuldades aos professores, nomeadamente no que diz respeito à implementação de respostas adequadas, o que nos remete para a necessidade e a premência de formação neste sentido. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-02T13:26:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4872 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137079054041088 |