Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso de Sousa, Fernando
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mendes, Ana Bela, Monteiro, Ileana Pardal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/2610
Resumo: O presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a criatividade não pode ser ensinada mas apenas “facilitada” e que é possível colocar artistas a construir um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.
id RCAP_96e7975f218e9ef3afc76702dbbf2176
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/2610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de casoCriatividadeEnsino criativoEnsino artísticoResolução de problemas em grupoEnsino colaborativoO presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a criatividade não pode ser ensinada mas apenas “facilitada” e que é possível colocar artistas a construir um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.MackenzieSapientiaCardoso de Sousa, FernandoMendes, Ana BelaMonteiro, Ileana Pardal2013-03-18T15:29:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/2610por21775672AUT: IMO00464;info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:13:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/2610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:17.702475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
title Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
spellingShingle Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
Cardoso de Sousa, Fernando
Criatividade
Ensino criativo
Ensino artístico
Resolução de problemas em grupo
Ensino colaborativo
title_short Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
title_full Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
title_fullStr Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
title_full_unstemmed Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
title_sort Criatividade, educação artística e resolução colaborativa de problemas: um estudo de caso
author Cardoso de Sousa, Fernando
author_facet Cardoso de Sousa, Fernando
Mendes, Ana Bela
Monteiro, Ileana Pardal
author_role author
author2 Mendes, Ana Bela
Monteiro, Ileana Pardal
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso de Sousa, Fernando
Mendes, Ana Bela
Monteiro, Ileana Pardal
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Ensino criativo
Ensino artístico
Resolução de problemas em grupo
Ensino colaborativo
topic Criatividade
Ensino criativo
Ensino artístico
Resolução de problemas em grupo
Ensino colaborativo
description O presente artigo destina-se a apresentar um estudo de caso em educação artística, em que se utilizou uma metodologia específica de resolução de problemas em grupo. Assumindo que a criatividade não pode ser ensinada mas apenas “facilitada” e que é possível colocar artistas a construir um projecto único, os autores facilitaram um processo que conduziu ao desenvolvimento de um projecto pelos 23 alunos do mestrado em Educação Artística da Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa, utilizando uma metodologia de resolução criativa de problemas. O resultado veio comprovar o desafio lançado, tendo sido elaborado um único projecto que obteve a classificação máxima na disciplina considerada. A visão do professor como facilitador de processos, acompanhada pela aplicação de metodologias adequadas, parece poder aplicar-se a um maior leque de disciplinas ligadas à arte, usando linguagens musicais, coreográficas ou poéticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-18T15:29:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/2610
url http://hdl.handle.net/10400.1/2610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 21775672
AUT: IMO00464;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133169970053120