A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: joão, Joana Filipa dos Santos, 1989-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8110
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_96fbdaf1af06458b71bfbc53e799691c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição culturalEducação intercultural - PortugalEducação pela arteMediação culturalRelatórios de estágio de mestrado - 2012Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012Os anexos encontram-se no CD-ROM apenso ao exemplar em papel.Neste relatório é abordada uma experiência de estágio no Serviço Educativo da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, relatando todo o trabalho que é efetuado, bem como uma descrição das atividades, expectativas e aprendizagens. Neste local, é dada uma importância central ao seu público, pelo que praticamente todo o seu trabalho desenvolve-se em torno dos interesses e das motivações desse mesmo público. O presente texto começa por um enquadramento teórico onde são referidos conceitos que podem ser necessários para a compreensão de uma sociedade cada vez mais exigente e multicultural. São explanadas as conceções da arte e da educação, destacando os conceitos de Educação pela Arte e Educação Artística. É elaborada também uma contextualização sobre a história dos museus, evidenciando o papel dos serviços educativos e, que nos encaminha para a sua relação com as escolas. Problematiza-se a função do museu, do monitor e, ao nível da escola, a atitude do professor, perante uma realidade diferente, em que a sua mera exposição oral relativa à transmissão de conhecimentos é substituída por um cenário onde se privilegia a individualidade e a capacidade artística das crianças. Dá-se particular relevo, num 3º capítulo, a um projeto desenvolvido durante este estágio na Culturgest: Encontro entre Escola e Instituição Cultural – A Importância de Mediar, em que o conceito de mediação cultural surge como ponto central. Nesta questão, está muito presente a relação entre escola e instituição cultural, pois o projeto baseia-se na análise e na investigação do impacto que tem a preparação de visitas e o trabalho com as escolas (antes e durante o contacto com a instituição cultural), na maneira como as crianças entendem e mobilizam conceitos relacionados com a arte contemporânea e com as exposições da Culturgest. Pretende-se também perceber como os professores e as crianças podem ser mediadoras entre as obras de arte e as suas famílias, em visitas por elas guiadas, levando a que o papel da equipa do Serviço Educativo da Culturgest seja de preparação e antecipação de parcerias. A ligação entre estas duas instituições pode ser muito vantajosa e positiva: os centros culturais tornam-se locais dinâmicos de lazer e aprendizagem, e as escolas tornam-se mais recetivas à comunidade, mais abertas ao exterior, assegurando que os centros culturais são locais elementares do sistema educativo, onde é possível ensinar de variadas formas.In this report is approached a trainee experience in the staff of Educational Service Foundation Culturgest-CGD, reporting all the work is done, as well as a description of the activities, expectations and learning. In this place, is given a central importance to its public, so practically all the work is developed around the interests and motivations of that public. This text begins with a theoretical framework where these are concepts that may be needed for the understanding of a society ever more demanding and multicultural. Are explained concepts about art and education, highlighting the concepts of Education through Art and Arts Education. It is also an elaborate contextualization of the history of museums, showing the role of educational services, and that leads us to its relation with the schools. It problematizes the function of the museum, the monitor but also at the school level, the attitude of the teacher, faced with a different reality, where his mere exposure on oral transmission of knowledge is replaced by a scenario where one focuses on individuality and artistic ability of children. Gives a focus to, on a 3rd chapter, a project developed during this stage in Culturgest: Meeting Between School and Cultural Institution - The Importance of Mediation, in the concept of cultural mediation emerges as a central point. This question is very present the relation between school and cultural institution, because the project is based on the analysis and investigation of the impact it has preparing visits and the job with schools (before and during contact with the cultural institution), in how children understand and mobilize concepts related to contemporary art and exhibitions Culturgest. It is also intended understand how teachers and children may be mediating between artworks and their families, guided tours by them, with the effect that the role of the staff of Educational Service of Culturgest is a work of preparation and anticipation of partnerships. The connection between these two institutions can be very beneficial and positive: the cultural centers become dynamic local of leisure and learning, and schools become more receptive the community, more open to the outside, ensuring that cultural centers are local elementary education system, where it is possible to teach a variety of ways.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de Lisboajoão, Joana Filipa dos Santos, 1989-2013-03-26T16:38:01Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8110TID:201222760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:45.853086Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
title A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
spellingShingle A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
joão, Joana Filipa dos Santos, 1989-
Educação intercultural - Portugal
Educação pela arte
Mediação cultural
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
title_short A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
title_full A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
title_fullStr A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
title_full_unstemmed A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
title_sort A importância da mediação cultural na relação entre a escola e a instituição cultural
author joão, Joana Filipa dos Santos, 1989-
author_facet joão, Joana Filipa dos Santos, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv joão, Joana Filipa dos Santos, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural - Portugal
Educação pela arte
Mediação cultural
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
topic Educação intercultural - Portugal
Educação pela arte
Mediação cultural
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-03-26T16:38:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8110
TID:201222760
url http://hdl.handle.net/10451/8110
identifier_str_mv TID:201222760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220551979008