(Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alexandra Félix, 1989-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10998
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
id RCAP_afd1cb7eb30edf0115c2e5805b4ad247
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10998
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolarEducação intercultural - PortugalMediaçãoResolução de conflitosRelatórios de estágio de mestrado - 2014Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014No âmbito do ciclo de estudo conducente ao grau de mestre em Ciências da Educação, na especialização de Educação Intercultural, foi realizado um estágio no Centro de Atendimento ao Jovem - Câmara Municipal de Alcobaça. O estágio teve como finalidade aprofundar e desenvolver competências adquiridas ao longo da licenciatura em Ciências da Educação e 1º ano do 2º ciclo de estudo na mesma área de formação, aplicando-as em contexto profissional. A área de intervenção em que este trabalho se insere é a mediação de conflitos em contexto escolar, e teve como principal objectivo acompanhar e ajudar ao desenvolvimento de projectos da mediação na Escola Frei Estêvão Martins, Escola D. Pedro I e Escola Secundária D.ª Inês de Castro. O trabalho desenvolvido consistiu na realização de actividades que envolveram toda a comunidade escolar, nomeadamente sessões de sensibilização sobre gestão de conflitos (aplicada em 66 turmas do 2º e 3º ciclo) e sobre o trabalho em grupo (aplicada em 8 turmas, 5 do 9ºano de escolaridade e 3 dos 12º ano de escolaridade). Durante o percurso do estágio surgiu ainda a oportunidade de integrar outros projectos: ―Projecto Roma‖ - estudo do município na área das Minorias Étnicas, que surge da necessidade de promover a integração sociocultural da comunidade cigana, e Banco Local de Voluntariado onde a minha participação foi como formadora numa acção de formação inicial para voluntários. Estes projectos surgem de acordo com as necessidades evidenciadas pela comunidade, como tal cabe ao município intervir, apresentar propostas de mudança, de inovação e que, acima de tudo, prevejam uma participação activa da comunidade.Within the cycle of study leading to the degree of master of Science in Education, specialization of Inter-cultural Education, we conducted a training course on Youth Service Center - Municipality of Alcobaça. The stage had intended to deepen and develop skills acquired throughout the degree in educational sciences and first year of the second cycle of study in the same area of training, applying them in a professional context. The area of intervention in this work falls is the mediation of conflicts in school context, and had as its main objective to monitor and assist the development of mediation projects in Frei Estêvão Martins School, D. Pedro I School and D.ª Inês de Castro School. The work consisted in the realization of activities involving the whole school community, such as sensitization sessions on conflict management (applied in 66 classes from 2nd and 3rd cycle) and on group work (applied in 8 classes, 5 of the 9th year of schooling and 3 of the 12th year of schooling). During the course of the stage came the opportunity of integrating other projects: ―Roma Project‖ - study by the municipality in the area of ethnic minorities, that arises from the need to promote social and cultural integration of the gypsy community, and voluntary Local bank where my participation was as a trainer in a initial training for volunteers. These projects appear according to the needs identified by the community, as such it is the responsibility of the municipality intervenes, submit proposals for change, innovation and, above all, provide for an active participation of the community.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Alexandra Félix, 1989-2014-05-09T11:56:32Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10998TID:201224020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:48.926945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar
title (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar
spellingShingle (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar
Sousa, Alexandra Félix, 1989-
Educação intercultural - Portugal
Mediação
Resolução de conflitos
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
title_short (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar
title_full (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar
title_fullStr (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar
title_full_unstemmed (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar
title_sort (Inter)mediar : projectos de mediação de conflitos em contexto escolar
author Sousa, Alexandra Félix, 1989-
author_facet Sousa, Alexandra Félix, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Alexandra Félix, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural - Portugal
Mediação
Resolução de conflitos
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
topic Educação intercultural - Portugal
Mediação
Resolução de conflitos
Relatórios de estágio de mestrado - 2014
description Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-09T11:56:32Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10998
TID:201224020
url http://hdl.handle.net/10451/10998
identifier_str_mv TID:201224020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134243696148480