A comunicação no Facebook e no Instagram durante a pandemia COVID-19 - o caso de três marcas de cosmética no período natalício
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7058 |
Resumo: | Ao longo dos anos, a importância das redes sociais foi ficando cada vez mais evidente para a comunicação online das empresas, tendo impacto também nas estratégias de marketing adotadas. As marcas têm vindo a perceber que o seu públicoalvo está nas plataformas digitais, pelo que a sua presença nas redes sociais torna-se inevitável. Assim sendo, criar engagement é importante para as marcas porque em última análise, permite criar relações duradouras com os seus consumidores, o que traduz-se em vendas e lealdade. Neste sentido, o presente projeto de mestrado tem como objetivo principal perceber que estratégias de comunicação geraram mais engagement durante o período natalício de 2020 afetado pela pandemia COVID-19. Deste modo, analisaram-se as redes sociais Facebook e Instagram das marcas de cosmética Sephora, Douglas e O Boticário, através das Tabelas de Análise para se conseguir perceber as estratégias de comunicação e verificar os níveis de engagement do público com as marcas. Metodologicamente, considera-se que este projeto assume um cariz misto, com maior enfase no método qualitativo, embora também tenha pontos de ligação ao método quantitativo. Após a análise realizada, os principais resultados obtidos sugerem que as marcas de cosmética durante o período natalício e a pandemia COVID-19 comunicaram principalmente no Instagram e realizaram várias estratégias de comunicação, tais como, a venda online dos produtos; a realização de publicações de datas comemorativas e a aposta nos digital influencers, sendo que estas estratégias potencializaram o engagement junto dos seus seguidores. |
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A comunicação no Facebook e no Instagram durante a pandemia COVID-19 - o caso de três marcas de cosmética no período natalícioRedes SociaisMarketing DigitalEngagementComunicação onlineInstagramFacebookSocial networksDigital marketingEngagementOnline communicationAo longo dos anos, a importância das redes sociais foi ficando cada vez mais evidente para a comunicação online das empresas, tendo impacto também nas estratégias de marketing adotadas. As marcas têm vindo a perceber que o seu públicoalvo está nas plataformas digitais, pelo que a sua presença nas redes sociais torna-se inevitável. Assim sendo, criar engagement é importante para as marcas porque em última análise, permite criar relações duradouras com os seus consumidores, o que traduz-se em vendas e lealdade. Neste sentido, o presente projeto de mestrado tem como objetivo principal perceber que estratégias de comunicação geraram mais engagement durante o período natalício de 2020 afetado pela pandemia COVID-19. Deste modo, analisaram-se as redes sociais Facebook e Instagram das marcas de cosmética Sephora, Douglas e O Boticário, através das Tabelas de Análise para se conseguir perceber as estratégias de comunicação e verificar os níveis de engagement do público com as marcas. Metodologicamente, considera-se que este projeto assume um cariz misto, com maior enfase no método qualitativo, embora também tenha pontos de ligação ao método quantitativo. Após a análise realizada, os principais resultados obtidos sugerem que as marcas de cosmética durante o período natalício e a pandemia COVID-19 comunicaram principalmente no Instagram e realizaram várias estratégias de comunicação, tais como, a venda online dos produtos; a realização de publicações de datas comemorativas e a aposta nos digital influencers, sendo que estas estratégias potencializaram o engagement junto dos seus seguidores.Over the years, the importance of social media has become increasingly evident for companies' online communication, also impacting the marketing strategies adopted. Brands have come to realize that their target audience is on digital platforms, so their presence on social media becomes inevitable. Therefore, creating engagement is important for brands because it ultimately allows them to create long-lasting relationships with their consumers, which translates into sales and loyalty. In this sense, this master's project has as its main objective to understand which communication strategies generated more engagement during the Christmas 2020 period affected by the COVID-19 pandemic. Thus, the social networks Facebook and Instagram of the cosmetic brands Sephora, Douglas and O Boticário, were analysed through the Analysis Tables to understand the communication strategies and verify the levels of engagement of the public with the brands. Methodologically, it is considered that this project assumes a mixed nature, with greater emphasis on the qualitative method, although it also has points of connection to the quantitative method. After the analysis performed, the main results obtained suggest that the cosmetic brands during the Christmas period and the COVID-19 pandemic communicated mainly on Instagram and carried out various communication strategies, such as, the online sale of products; the realization of publications of commemorative dates and the bet on digital influencers, and these strategies potentiated the engagement with their followers.Morais, Nídia SaloméGomes, Sandra FigueiredoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCarvalho, Marisa Filipa Oliveira2022-02-07T10:22:55Z2021-12-212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7058TID:202928942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:13Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:51.727330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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