A comunicação no Facebook e no Instagram durante a pandemia COVID-19 - o caso de três marcas de cosmética no período natalício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marisa Filipa Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7058
Resumo: Ao longo dos anos, a importância das redes sociais foi ficando cada vez mais evidente para a comunicação online das empresas, tendo impacto também nas estratégias de marketing adotadas. As marcas têm vindo a perceber que o seu públicoalvo está nas plataformas digitais, pelo que a sua presença nas redes sociais torna-se inevitável. Assim sendo, criar engagement é importante para as marcas porque em última análise, permite criar relações duradouras com os seus consumidores, o que traduz-se em vendas e lealdade. Neste sentido, o presente projeto de mestrado tem como objetivo principal perceber que estratégias de comunicação geraram mais engagement durante o período natalício de 2020 afetado pela pandemia COVID-19. Deste modo, analisaram-se as redes sociais Facebook e Instagram das marcas de cosmética Sephora, Douglas e O Boticário, através das Tabelas de Análise para se conseguir perceber as estratégias de comunicação e verificar os níveis de engagement do público com as marcas. Metodologicamente, considera-se que este projeto assume um cariz misto, com maior enfase no método qualitativo, embora também tenha pontos de ligação ao método quantitativo. Após a análise realizada, os principais resultados obtidos sugerem que as marcas de cosmética durante o período natalício e a pandemia COVID-19 comunicaram principalmente no Instagram e realizaram várias estratégias de comunicação, tais como, a venda online dos produtos; a realização de publicações de datas comemorativas e a aposta nos digital influencers, sendo que estas estratégias potencializaram o engagement junto dos seus seguidores.
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