Características do marketing de conteúdo e sua relação no engajamento em redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo, Priscilla Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266769
Resumo: O avanço da tecnologia, da internet e da era digital possibilitaram o surgimento das redes sociais, importantes instrumentos para conectar pessoas ao redor do mundo todo. Nesse cenário, surgiram os influenciadores digitais, pessoas que buscam influenciar outras por meio de sua opinião sobre produtos, serviços ou um estilo de vida. Para isso, o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta utilizada pelos influenciadores digitais para atrair e captar a atenção das pessoas nas redes sociais, por meio da utilização de características específicas na publicação de um conteúdo, para que se atinja um determinado objetivo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais características do marketing de conteúdo se relacionam a melhores níveis de engajamento online, como tipo de conteúdo, tipo de formato, pedido de ação, colaboração, legendas, data e o impacto do influenciador como marca. Para a amostra do trabalho foram coletadas 300 publicações de três diferentes influenciadoras digitais da área de maquiagem. A coleta se deu por uma pesquisa descritiva quantitativa de dados secundários obtidos por meio da rede social Instagram. Por meio da análise dos dados, conclui-se que conteúdo informativo, colaboração com um mega influenciador e Call to Action (CTA) indireto geram maior engajamento online.
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