Características do marketing de conteúdo e sua relação no engajamento em redes sociais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266769 |
Resumo: | O avanço da tecnologia, da internet e da era digital possibilitaram o surgimento das redes sociais, importantes instrumentos para conectar pessoas ao redor do mundo todo. Nesse cenário, surgiram os influenciadores digitais, pessoas que buscam influenciar outras por meio de sua opinião sobre produtos, serviços ou um estilo de vida. Para isso, o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta utilizada pelos influenciadores digitais para atrair e captar a atenção das pessoas nas redes sociais, por meio da utilização de características específicas na publicação de um conteúdo, para que se atinja um determinado objetivo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais características do marketing de conteúdo se relacionam a melhores níveis de engajamento online, como tipo de conteúdo, tipo de formato, pedido de ação, colaboração, legendas, data e o impacto do influenciador como marca. Para a amostra do trabalho foram coletadas 300 publicações de três diferentes influenciadoras digitais da área de maquiagem. A coleta se deu por uma pesquisa descritiva quantitativa de dados secundários obtidos por meio da rede social Instagram. Por meio da análise dos dados, conclui-se que conteúdo informativo, colaboração com um mega influenciador e Call to Action (CTA) indireto geram maior engajamento online. |
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Diogo, Priscilla TeixeiraSilveira, Cleo Schmitt2023-11-09T03:18:59Z2023http://hdl.handle.net/10183/266769001186289O avanço da tecnologia, da internet e da era digital possibilitaram o surgimento das redes sociais, importantes instrumentos para conectar pessoas ao redor do mundo todo. Nesse cenário, surgiram os influenciadores digitais, pessoas que buscam influenciar outras por meio de sua opinião sobre produtos, serviços ou um estilo de vida. Para isso, o marketing de conteúdo é uma importante ferramenta utilizada pelos influenciadores digitais para atrair e captar a atenção das pessoas nas redes sociais, por meio da utilização de características específicas na publicação de um conteúdo, para que se atinja um determinado objetivo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar quais características do marketing de conteúdo se relacionam a melhores níveis de engajamento online, como tipo de conteúdo, tipo de formato, pedido de ação, colaboração, legendas, data e o impacto do influenciador como marca. Para a amostra do trabalho foram coletadas 300 publicações de três diferentes influenciadoras digitais da área de maquiagem. A coleta se deu por uma pesquisa descritiva quantitativa de dados secundários obtidos por meio da rede social Instagram. Por meio da análise dos dados, conclui-se que conteúdo informativo, colaboração com um mega influenciador e Call to Action (CTA) indireto geram maior engajamento online.The advancement of technology, Internet and digital age enabled the emergence of social networks, important tools to connect people around the world. In this scenario, digital influencers emerged, people who seek to influence others through their opinion about products, services or a lifestyle. For this, content marketing is an important tool used by digital influencers to attract and capture the attention of people on social networks, through the use of specific characteristics in the publication of content, in order to achieve a certain objective. Thus, the present work aims to identify which characteristics of content marketing are related to better levels of online engagement, such as type of content, type of format, request for action, collaboration, subtitles, date and the impact of the influencer as a brand. For the work sample, 300 publications from three different digital influencers in the makeup area were collected. The collection took place through a quantitative descriptive research of secondary data obtained through the social network Instagram. Through data analysis, it is concluded that informative content, collaboration with a mega influencer and indirect Call to Action (CTA) generate greater online engagement.application/pdfporMarketing digitalEngajamento do consumidorInfluenciador digitalRedes sociaisDigital MarketingContent marketingOnline engagementSocial networksDigital influencersInstagramCaracterísticas do marketing de conteúdo e sua relação no engajamento em redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186289.pdf.txt001186289.pdf.txtExtracted Texttext/plain108256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266769/2/001186289.pdf.txt86630a398aee29abb16672868f5f87feMD52ORIGINAL001186289.pdfTexto completoapplication/pdf1160589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266769/1/001186289.pdf13bc33ab6cfd8e08e543b7c9cc59feb8MD5110183/2667692023-11-10 04:24:51.248815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266769Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-10T06:24:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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