A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eduarda Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1569
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, num contexto de 2º Ciclo do Ensino Básico. Durante a intervenção realizou-se um estudo numa turma de 5º ano de escolaridade, na área de Português, que teve como principais objetivos identificar as razões que levam os alunos a terem uma caligrafia ilegível, e se esta influencia o seu desempenho, não só nas aulas de Português como nas outras áreas curriculares, visto a escrita ser uma competência transversal. Para tal, elaborou-se um conjunto de tarefas visando aperfeiçoar a caligrafia. Como orientação para o estudo delinearam-se as seguintes questões: i) Por que razão a maioria dos alunos não gosta de escrever?; ii) A caligrafia influencia a qualidade da escrita?; iii) A pertinência da caligrafia face à era digital estará a desaparecer?; iv) Qual a importância da caligrafia no desempenho académico? Atendendo à natureza e aos objetivos do estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais concretamente pela investigação-ação que permitirá, no final, avaliar se houve ou não efeito nas aprendizagens dos alunos. Consequentemente, privilegiou-se a recolha de dados através de observações, inquéritos por questionários, produções dos alunos e documentos administrativos, assumindo o investigador o papel central na recolha de dados, com observações participantes prolongadas. Este estudo, que incidiu sobre uma amostra constituída por 21 alunos, foi desenvolvido num espaço de tempo muito limitado e decorreu em ambiente natural de sala de aula.
id RCAP_970d42603c87c31e9d529fad42347714
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1569
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunosEscritaCaligrafiaDesempenho académicoWritingCalligraphyAcademic achievementO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, num contexto de 2º Ciclo do Ensino Básico. Durante a intervenção realizou-se um estudo numa turma de 5º ano de escolaridade, na área de Português, que teve como principais objetivos identificar as razões que levam os alunos a terem uma caligrafia ilegível, e se esta influencia o seu desempenho, não só nas aulas de Português como nas outras áreas curriculares, visto a escrita ser uma competência transversal. Para tal, elaborou-se um conjunto de tarefas visando aperfeiçoar a caligrafia. Como orientação para o estudo delinearam-se as seguintes questões: i) Por que razão a maioria dos alunos não gosta de escrever?; ii) A caligrafia influencia a qualidade da escrita?; iii) A pertinência da caligrafia face à era digital estará a desaparecer?; iv) Qual a importância da caligrafia no desempenho académico? Atendendo à natureza e aos objetivos do estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais concretamente pela investigação-ação que permitirá, no final, avaliar se houve ou não efeito nas aprendizagens dos alunos. Consequentemente, privilegiou-se a recolha de dados através de observações, inquéritos por questionários, produções dos alunos e documentos administrativos, assumindo o investigador o papel central na recolha de dados, com observações participantes prolongadas. Este estudo, que incidiu sobre uma amostra constituída por 21 alunos, foi desenvolvido num espaço de tempo muito limitado e decorreu em ambiente natural de sala de aula.The present report took place during Supervised Teaching Training II, in the 2nd cycle of Basic Education. During this period, a study was conducted in a fifth grade class, in the Portuguese language subject which had, as its main goals, identify the reasons that result in students´ illegible handwriting, and if it influences their performance as well, not only in the Portuguese lessons, but also in other curriculum subjects, since writing is considered to be a global skill. Thus, a list of tasks was compiled to enhance their handwriting skills. The following questions arose as guidelines for the study: i) Why don´t most students like to write?; ii) Does handwriting influence the quality of what is written?; iii) The relevance of handwriting in the digital era- is it disappearing?; iv) What is the importance of CALLIGRAPHY in academic achievement? These questions helped to understand the evolution of the students, comparatively to the goals during the application of the tasks that were implemented. Bearing in mind the nature of the goals, it was decided that a research methodology of a qualitative nature, more precisely, through action-research, would allow, in the end, to evaluate if it did or did not, affect the students` learning. Consequently, data gathering was based on observation, questionnaires, students´ work, informal conversations and administrative documents, having the researcher assumed center stage in gathering this data, with on-going participant observations. This study was based on a sample consisting of 21 students and, it was carried out in a very limited time span and occurred in the natural setting of the classroom.2016-06-21T09:23:49Z2016-04-07T00:00:00Z2016-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1569TID:201661403porCosta, Eduarda Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:27Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:22.411009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos
title A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos
spellingShingle A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos
Costa, Eduarda Carvalho
Escrita
Caligrafia
Desempenho académico
Writing
Calligraphy
Academic achievement
title_short A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos
title_full A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos
title_fullStr A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos
title_full_unstemmed A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos
title_sort A importância da caligrafia no desempenho académico dos alunos
author Costa, Eduarda Carvalho
author_facet Costa, Eduarda Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eduarda Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Caligrafia
Desempenho académico
Writing
Calligraphy
Academic achievement
topic Escrita
Caligrafia
Desempenho académico
Writing
Calligraphy
Academic achievement
description O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, num contexto de 2º Ciclo do Ensino Básico. Durante a intervenção realizou-se um estudo numa turma de 5º ano de escolaridade, na área de Português, que teve como principais objetivos identificar as razões que levam os alunos a terem uma caligrafia ilegível, e se esta influencia o seu desempenho, não só nas aulas de Português como nas outras áreas curriculares, visto a escrita ser uma competência transversal. Para tal, elaborou-se um conjunto de tarefas visando aperfeiçoar a caligrafia. Como orientação para o estudo delinearam-se as seguintes questões: i) Por que razão a maioria dos alunos não gosta de escrever?; ii) A caligrafia influencia a qualidade da escrita?; iii) A pertinência da caligrafia face à era digital estará a desaparecer?; iv) Qual a importância da caligrafia no desempenho académico? Atendendo à natureza e aos objetivos do estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, mais concretamente pela investigação-ação que permitirá, no final, avaliar se houve ou não efeito nas aprendizagens dos alunos. Consequentemente, privilegiou-se a recolha de dados através de observações, inquéritos por questionários, produções dos alunos e documentos administrativos, assumindo o investigador o papel central na recolha de dados, com observações participantes prolongadas. Este estudo, que incidiu sobre uma amostra constituída por 21 alunos, foi desenvolvido num espaço de tempo muito limitado e decorreu em ambiente natural de sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-21T09:23:49Z
2016-04-07T00:00:00Z
2016-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1569
TID:201661403
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1569
identifier_str_mv TID:201661403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519630966784