Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17222 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
id |
RCAP_3f350fe73204a047b83b3ecd43ee6677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17222 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiaisEstágio na associação Infante de SagresCaligrafiaPedagogiaEducação especialEducação inclusivaManuscrito cursivoCalligraphyPedagogySpecial educationInclusive educationCursive manuscriptRelatório de Estágio do Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.O presente estágio foi elaborado no contexto da Escola Associação Infante de Sagres, e teve como tópico investigativo a criação e realização de exercícios de auxílio à aprendizagem da escrita, com base nos métodos da Caligrafia, em crianças com e sem necessidades especiais. O domínio da escrita e da leitura constitui a base essencial para o desenvolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem. O domínio das letras e das palavras exercita as competências cognitivas dos alunos e dá-lhes as ferramentas necessárias para explorarem os restantes domínios do conhecimento. De forma a chegar a uma metodologia de ensino, tornou-se necessário explorar diversos temas dentro das áreas do design gráfico, caligrafia e pedagogia, de forma a garantir uma intervenção fundamentada e furtuita. A caligrafia constitui um veículo privilegiado de comunicação: a arte da escrita manual potencia a capacidade de aprender as formas das letras e outros caracteres, e obriga também à coordenação de movimentos e ao domínio das ferramentas da escrita. Por estas razões, a caligrafia pode ser usada como abordagem pedagógica no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais, dadas as limitações que estes apresentam, quer no que respeita ao domínio das capacidades cognitivas, quer no que se refere às capacidades de coordenação motora. Educar estas crianças constitui uma vertente essencial da responsabilidade social de todos, facto amplamente entendido pela Associação Infante Sagres, a instituição escolhida para desenvolver o presente estágio, que promove uma política de inclusão, onde alunos com e sem necessidades especiais convivem e aprendem mutuamente a lidar com a diferença.Demonstra-se o sucesso da caligrafia enquanto ferramenta eficiente numa comunicação eficaz e abrangente, não só em crianças do ensino especial como nas restantes crianças que apresentam dificuldades normais de aprendizagem da escrita, através da aplicação da metodologia e da análise da viabilidade dos métodos.ABSTRACT: The present internship was elaborated in the context of the Asociação Infante Sagres school and under the investigative topic of the creation and implementation of exercises specifically meant to help in the learning process of writing, based on calligraphic methods on children both with and without special education needs. Writing and reading skills stand as the backbone for the development and learning process that all children must go through. In order to understand the construction process, of both “letters” and “words”, children must use cognitive skills. Reading and writing exercites their cognitive competences and provide them with the tools that will allow them to explore other areas of knowledge. In order to achieve a correct methodology of teaching, it became imperative to explore within the realms of graphic design, calligraphy and pedagogy, as to guarantee a fundamented and fortuitous intervention. Calligraphy constitutes a privileged communication tool: the art of manual writing in-tensifies the learning capabilities as far as the writing symbols format is concerned, as well as facilitates the development of coordination skills and the correct use of writing tools. As such, calligraphy can be used as a pedagogical tool to reach children with special educational needs, bearing in mind all the obstacles these children need to overcome at cognitive and physical coordination levels. Allowing these children access to the education system is part of our shared social responsibility, fact well perceived by Associação Infante de Sagres, the chosen institution to harbor this internship, which engages in, and promotes, an inclusive policy where students with and without special needs coexist and learn mutually how to accept and befriend difference. FACULDADE DE ARQUITECTURA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA | IX The success of calligraphy as an efficient tool in a broader and more efficient communication is demonstrated, not only in children with special needs, but also in the remaining children who show some sort of normal impediments regarding the process of learning to write, by the application of the method and the analysis of the viability of the methods implemented.Universidade de Lisboa, Faculdade de ArquiteturaBrandão, João ArandaRepositório da Universidade de LisboaForte, Maria Vitória Rijo da Silva2019-01-29T13:32:54Z2018-07-122018-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17222TID:202041336porFORTE, Maria Vitória Rijo da Silva - Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais : estágio na associação Infante de Sagres.- Lisboa: FA, 2018. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:28.555112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais Estágio na associação Infante de Sagres |
title |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais |
spellingShingle |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais Forte, Maria Vitória Rijo da Silva Caligrafia Pedagogia Educação especial Educação inclusiva Manuscrito cursivo Calligraphy Pedagogy Special education Inclusive education Cursive manuscript |
title_short |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais |
title_full |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais |
title_fullStr |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais |
title_full_unstemmed |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais |
title_sort |
Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais |
author |
Forte, Maria Vitória Rijo da Silva |
author_facet |
Forte, Maria Vitória Rijo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, João Aranda Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forte, Maria Vitória Rijo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caligrafia Pedagogia Educação especial Educação inclusiva Manuscrito cursivo Calligraphy Pedagogy Special education Inclusive education Cursive manuscript |
topic |
Caligrafia Pedagogia Educação especial Educação inclusiva Manuscrito cursivo Calligraphy Pedagogy Special education Inclusive education Cursive manuscript |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Design, com a especialização em Design de Comunicação apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-12 2018-07-12T00:00:00Z 2019-01-29T13:32:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17222 TID:202041336 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17222 |
identifier_str_mv |
TID:202041336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FORTE, Maria Vitória Rijo da Silva - Caligrafia no ensino de alunos com necessidades especiais : estágio na associação Infante de Sagres.- Lisboa: FA, 2018. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131114369974272 |