O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Diana Sofia Esteves Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93746
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_970ddd757c487e0a1d12fb9c2e6b2cdc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.Teaching Philosophy with Dance in the world's School and in the school's worldFilosofiaDançapensamentomovimentocorpoPhilosophyDancethoughtmovementbodyRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente Relatório de Estágio intitulado “O Ensino da Filosofia com Dança no mundo da Escola e na escola do mundo” é realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio e Relatório Final” do Mestrado de Ensino de Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Este relatório contém uma parte de exposição, de consideração e de crítica relativamente à Prática Pedagógica Supervisionada à qual me submeti no Ano Letivo de 2019/2020, bem como uma descrição do contexto educativo da Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis, Escola onde estagiei. Para além destas, encontramos aqui, também, um momento de pesquisa e de reflexão acerca de conceitos que se mostrarão fundamentais ao longo deste documento, como o conceito de pensamento filosófico, que se autoafirma corpóreo e o conceito de movimento na Dança, que é um movimento peculiarmente pensante. A partir do estudo dos conceitos supramencionados veremos que estes se relacionam e que esta relação leva a um outro momento de pesquisa e de reflexão que proporcionará a abertura de um novo horizonte sobre o pensamento acerca da Dança e sobre o pensamento acerca da Filosofia que irão gerar uma nova forma de lecionação da disciplina de Filosofia no Ensino Secundário. Uma nova forma de lecionar a partir da utilização do caráter pedagógico-didático da Dança como metodologia para o Ensino da Filosofia no Ensino Secundário, não nos desviando minimamente daqueles que são os objetivos que constam no documento Aprendizagens Essenciais de Filosofia no Ensino Secundário, em articulação com o do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.The presented Internship’s Report, entitled “Teaching Philosophy with Dance in the School’s world and in the world’s school” is carried out within the curricular unit “Internship and Final Report” of the Master Degree in Teaching High School Philosophy at Coimbra’s University Humanities College, attended in the academic year 2019/2020. This Report has a part of exposition, consideration and criticism regarding to the Supervisional Pedagogical Practice to which I submitted, as well as a description of the educational context of the Secondary School with 3rd Cycle D. Dinis, in which I interned. Beside these, we also find here a moment of research on concepts that are crucial throughout this paper, like the concept of philosophical thought, which asserts itself corporally and the concept of movement in dance, which is a peculiarly thinking movement. From the study of the aforementioned concepts, we will see that they are related to each other and that this relationship leads to another moment of research and reflection, which allows the opening of a new vision on the thought about dance and on the thought abou philosophy, that will create a new way of teaching Philosophy in Secondary School. A new way of teaching from the use of the pedagogical-didactic character of Dance as a methodology for the Teaching of Philosophy in High School, without deflection from the objectives presented on Essential Learning of Philosophy in Secondary School, in conjunction with the Student Profile on Leaving Compulsory Scholarity.2020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93746http://hdl.handle.net/10316/93746TID:202674290porCosta, Diana Sofia Esteves Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:11:08Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:39.081923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
Teaching Philosophy with Dance in the world's School and in the school's world
title O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
spellingShingle O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
Costa, Diana Sofia Esteves Castro
Filosofia
Dança
pensamento
movimento
corpo
Philosophy
Dance
thought
movement
body
title_short O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
title_full O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
title_fullStr O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
title_full_unstemmed O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
title_sort O Ensino de Filosofia com Dança no mundo da Escola e na Escola do mundo.
author Costa, Diana Sofia Esteves Castro
author_facet Costa, Diana Sofia Esteves Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Diana Sofia Esteves Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Dança
pensamento
movimento
corpo
Philosophy
Dance
thought
movement
body
topic Filosofia
Dança
pensamento
movimento
corpo
Philosophy
Dance
thought
movement
body
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93746
http://hdl.handle.net/10316/93746
TID:202674290
url http://hdl.handle.net/10316/93746
identifier_str_mv TID:202674290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022246334464