Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falkembach, Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Icle, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148908
Resumo: Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.
id UFRGS-2_1ddca988c81838d5cb0384d6529235e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148908
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Falkembach, MariaIcle, Gilberto2016-10-07T02:13:51Z20161676-2592http://hdl.handle.net/10183/148908001001551Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.This text proposes dance education in basic education schools as a technology involving three possibilities: discipline; biopolitics and technique of the self. It presents the relationships between dance education and the disciplinary modes of conduct of teachers and students and discusses biopolitics as a technology which weaves movement and self-movement into the production of life, especially by means of media and other technologies. It discusses dance as a technology of the self, as restlessness, revealing the articulation between movement and modes of subjectivation. The reflection undertaken here is based on the philosophical production of Michel Foucault, amalgamated with the movement studies of Rudolf Laban. This text emphasises the relationship between movement production in schools and three different modes of subjectivation, giving visibility to the ambiguous fabric produced by dance education in schools: self-subjectivation and self-subjection.El presente texto propone la enseñanza de la danza en la escuela de Educación Básica como una tecnología que abarca tres posibilidades: disciplina, biopolítica y técnica de sí mismo. Se presentan las relaciones entre enseñanza y danza y las formas disciplinares de conducta de maestras y maestros, de alumnas y alumnos. Se problematiza la biopolítica como una tecnología que trama el movimiento y el moverse hacia la producción de la vida, particularmente mediante los medios de comunicación y otras tecnologías. Se discute la danza como tecnología de sí mismo, como inquietud, señalando la articulación entre movimiento y modalidades de subjetivación. La reflexión que se lleva a cabo aquí brota de la producción filosófica de Michel Foucault, fusionándose a los estudios del movimiento de Rudolf Laban. En este texto se enfatiza la relación entre la producción de movimiento en la Escuela y tres modalidades distintas de subjetivación, prestándole visibilidad a la trama ambigua que es producida por la enseñanza de la danza en la Escuela: subjetivarse y hacerse sujeto.application/pdfporETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2016), p. 628-650DançaCorpoMovimentoDanceSchoolMovementBodyMichel FoucaultRudolf LabanDanzaEscuelaMovimientoCuerpoTrês tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escolaThree subjectivation technologies to think dance education in schools Tres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001551.pdf001001551.pdfTexto completoapplication/pdf770418http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148908/1/001001551.pdf7234f94f2b8baf5d6770423e85d03247MD51TEXT001001551.pdf.txt001001551.pdf.txtExtracted Texttext/plain75118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148908/2/001001551.pdf.txt1f9f2c16e24707d10d20852e809b3c1bMD52THUMBNAIL001001551.pdf.jpg001001551.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148908/3/001001551.pdf.jpgfd41c29b56a832a3d855c86c2c41664aMD5310183/1489082023-02-02 05:48:54.227832oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148908Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-02T07:48:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Three subjectivation technologies to think dance education in schools
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Tres tecnologías de subjetivación para pensar la enseñanza de la danza en la escuela
title Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
spellingShingle Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
Falkembach, Maria
Dança
Corpo
Movimento
Dance
School
Movement
Body
Michel Foucault
Rudolf Laban
Danza
Escuela
Movimiento
Cuerpo
title_short Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
title_full Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
title_fullStr Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
title_full_unstemmed Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
title_sort Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola
author Falkembach, Maria
author_facet Falkembach, Maria
Icle, Gilberto
author_role author
author2 Icle, Gilberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falkembach, Maria
Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Corpo
Movimento
topic Dança
Corpo
Movimento
Dance
School
Movement
Body
Michel Foucault
Rudolf Laban
Danza
Escuela
Movimiento
Cuerpo
dc.subject.eng.fl_str_mv Dance
School
Movement
Body
Michel Foucault
Rudolf Laban
dc.subject.spa.fl_str_mv Danza
Escuela
Movimiento
Cuerpo
description Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-07T02:13:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148908
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-2592
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001551
identifier_str_mv 1676-2592
001001551
url http://hdl.handle.net/10183/148908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ETD: Educação Temática Digital. Campinas. Vol. 18, n.3 (jul./set. 2016), p. 628-650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148908/1/001001551.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148908/2/001001551.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148908/3/001001551.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7234f94f2b8baf5d6770423e85d03247
1f9f2c16e24707d10d20852e809b3c1b
fd41c29b56a832a3d855c86c2c41664a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224908926091264