Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena , Catarina da Palma Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/9825
Resumo: Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
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spelling Leitura matemática no 1.º ciclo do Ensino Básico: o caso d’O Principezinho de Antoine de Saint-ExupéryLiteratura e matemáticaLeitura matemáticaComunicação matemáticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016O presente estudo, na área da matemática, tem como finalidade perceber se os alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico conseguem, ou não, fazer uma leitura matemática e comunicá-la aos outros, tendo por base excertos do livro O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Pretende-se que estes, através da interpretação e compreensão de pequenos excertos da obra, consigam questionar e formular problemas, constituindo uma leitura matemática compreensiva e integradora dos textos, em termos de análise e destreza de pensamento. No que concerne aos procedimentos metodológicos do estudo, este enquadra-se na modalidade de estudo qualitativo e interpretativo. Optou-se uso e recurso de métodos e técnicas de recolha de dados de acordo com o paradigma qualitativo: observação direta participante, através da recolha vídeo das interações e registos dos grupos de trabalho constituídos na turma; intervenção através de uma proposta didática, sua execução e avaliação. Para a interpretação dos resultados, foram valorizadas as características das estratégias elaboradas e a identificação de evidências do raciocínio. Durante o estudo concluiu-se que as estratégias utilizadas pelos alunos permitiram (i) identificar possíveis leituras na perspetiva da matemática através de excertos da obra literária O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry; (ii) reconhecer formas de construção e ampliação do conhecimento matemático através das propostas de resolução apresentados aos alunos da obra literária anteriormente referida; e (iii) refletir sobre a importância de leituras de textos literários na perspetiva da matemática em contexto de sala de aula. Os alunos utilizaram os dados numéricos existentes nos excertos literários para justificar cálculos e apresentar regularidades numéricas. Nos excertos sem dados numéricos, os alunos criaram problemas matemáticos inspirados nos textos das tarefas matemáticas. Os resultados obtidos colocam em evidência o facto de que os alunos conseguem, em trabalho de grupo e a partir da seleção de excertos de uma obra literária, desenvolver a leitura matemática, utilizando as dinâmicas de comunicação como organização e transmissão de informações matemáticas e de interação social na sala de aula e fazem aprendizagem da matemática.Guerreiro, AntónioSapientiaSena , Catarina da Palma Martins2017-06-01T18:19:49Z2016-12-1320162016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9825TID:201702096porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:22Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:39.909909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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