Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Verónica Susana Martins Alves e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6365
Resumo: Com o objetivo de perceber qual o contributo da participação da família na autoavaliação e na melhoria educativa de uma escola secundária da Região Autónoma da Madeira pretende-se neste estudo, fazer uma abordagem da interação entre a família/encarregados de educação e a escola e o contributo da primeira no processo de autoavaliação da segunda. A Escola tem solicitado a presença dos encarregados de educação nos seus órgãos e criado alguns mecanismos que possibilite a sua participação. Nesta política de gestão escolar participada, existe outro estímulo que dá relevância a este estudo, na perspetiva das interações entre as famílias e a escola: a necessidade de prestação de contas, imposta com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior que se aplica aos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino básico e secundário da rede pública, privada, cooperativa e solidária e da Portaria n.º 245/2014 de 23 de dezembro, que aprova o regime jurídico da Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo de caso no qual, partindo da literatura especializada, a informação foi recolhida através da realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretende-se mostrar as funções da escola e da família, no que respeita a atribuição de responsabilidades e saber qual a participação dos encarregados de educação na organização escolar, tendo em conta o modelo de organização escolar participada. Pretende-se também conhecer o impacto da participação das famílias na concretização do processo de autoavaliação da escola e o seu contributo, num sistema de representações favoráveis à resolução partilhada de problemas nos domínios da educação no ensino secundário.
id RCAP_9717687034cafbd82dc14e920ddaf832
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6365
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundáriaFamíliaEscolaParticipaçãoContributoAutoavaliaçãoEnsino SecundárioFamilySchoolParticipationEngagementSelf-assessmentSecondary EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom o objetivo de perceber qual o contributo da participação da família na autoavaliação e na melhoria educativa de uma escola secundária da Região Autónoma da Madeira pretende-se neste estudo, fazer uma abordagem da interação entre a família/encarregados de educação e a escola e o contributo da primeira no processo de autoavaliação da segunda. A Escola tem solicitado a presença dos encarregados de educação nos seus órgãos e criado alguns mecanismos que possibilite a sua participação. Nesta política de gestão escolar participada, existe outro estímulo que dá relevância a este estudo, na perspetiva das interações entre as famílias e a escola: a necessidade de prestação de contas, imposta com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior que se aplica aos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino básico e secundário da rede pública, privada, cooperativa e solidária e da Portaria n.º 245/2014 de 23 de dezembro, que aprova o regime jurídico da Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo de caso no qual, partindo da literatura especializada, a informação foi recolhida através da realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretende-se mostrar as funções da escola e da família, no que respeita a atribuição de responsabilidades e saber qual a participação dos encarregados de educação na organização escolar, tendo em conta o modelo de organização escolar participada. Pretende-se também conhecer o impacto da participação das famílias na concretização do processo de autoavaliação da escola e o seu contributo, num sistema de representações favoráveis à resolução partilhada de problemas nos domínios da educação no ensino secundário.In order to understand the contribution of the family participation in the self-assessment and the educational improvement of a secondary school in the Autonomous Region of Madeira, this study intends to make an approach to the interaction between family / parents and school and their contribution to the school’s self-evaluation process. School has requested the presence of parents in its decisions and created some mechanisms that enable its engagment. In this policy of participatory school management, there is another stimulus that gives relevance to this study, in the perspective of the interactions between families and the school: the need for accountability, imposed with the publication of Law no. 31/2002, of 20 of December, which approves the system for the evaluation of preschools and basic and secondary education establishments and Ordinance No. 245/2014 of 23 of December, which approves the legal regime for the Quality Assessment of the Regional Education System of the Autonomous Region of Madeira. It is a case study in which, from the specialized literature, information was collected through semi-structured interviews. It is intended to show the role and responsabilities of the school and of the family, regarding each other. We also want to know the importance given to the parents’ participation in the school management, taking into account the model of participatory school organization. The intention is also to know the engagment of families in the process of school’s self-assessment and its contribution, in a system of representations favorable to the shared resolution of problems in the domains of secondary education.Saavedra, LuísaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaNeves, Verónica Susana Martins Alves e2017-12-20T11:10:00Z2017-11-16T00:00:00Z2017-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6365porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:45Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:15.084123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária
title Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária
spellingShingle Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária
Neves, Verónica Susana Martins Alves e
Família
Escola
Participação
Contributo
Autoavaliação
Ensino Secundário
Family
School
Participation
Engagement
Self-assessment
Secondary Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária
title_full Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária
title_fullStr Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária
title_full_unstemmed Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária
title_sort Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundária
author Neves, Verónica Susana Martins Alves e
author_facet Neves, Verónica Susana Martins Alves e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saavedra, Luísa
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Verónica Susana Martins Alves e
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Escola
Participação
Contributo
Autoavaliação
Ensino Secundário
Family
School
Participation
Engagement
Self-assessment
Secondary Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Família
Escola
Participação
Contributo
Autoavaliação
Ensino Secundário
Family
School
Participation
Engagement
Self-assessment
Secondary Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Com o objetivo de perceber qual o contributo da participação da família na autoavaliação e na melhoria educativa de uma escola secundária da Região Autónoma da Madeira pretende-se neste estudo, fazer uma abordagem da interação entre a família/encarregados de educação e a escola e o contributo da primeira no processo de autoavaliação da segunda. A Escola tem solicitado a presença dos encarregados de educação nos seus órgãos e criado alguns mecanismos que possibilite a sua participação. Nesta política de gestão escolar participada, existe outro estímulo que dá relevância a este estudo, na perspetiva das interações entre as famílias e a escola: a necessidade de prestação de contas, imposta com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior que se aplica aos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino básico e secundário da rede pública, privada, cooperativa e solidária e da Portaria n.º 245/2014 de 23 de dezembro, que aprova o regime jurídico da Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo de caso no qual, partindo da literatura especializada, a informação foi recolhida através da realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretende-se mostrar as funções da escola e da família, no que respeita a atribuição de responsabilidades e saber qual a participação dos encarregados de educação na organização escolar, tendo em conta o modelo de organização escolar participada. Pretende-se também conhecer o impacto da participação das famílias na concretização do processo de autoavaliação da escola e o seu contributo, num sistema de representações favoráveis à resolução partilhada de problemas nos domínios da educação no ensino secundário.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20T11:10:00Z
2017-11-16T00:00:00Z
2017-11-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6365
url http://hdl.handle.net/10284/6365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130298970013696