Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Ana Rita Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7930
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_971c33d9151a0c44b1ebbd466544ca46
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridadeExpetativas parentaisHeteroperceções parentaisAutoconceito académicoExpetativas dos alunosDesempenho académicoParental expectationsParental heteroperceptionsAcademic self-conceptStudents' expectationsAcademic performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.O presente estudo teve como principal objetivo investigar as relações entre as expetativas e heteroperceções dos pais sobre a competência dos filhos para a matemática, o autoconceito académico e desempenho destes alunos, a frequentar o 5.º e 8.º ano de escolaridade, na disciplina de matemática. Foram analisadas as correlações entre todas estas variáveis e as diferenças destas relações entre o 5.º e o 8.º ano. Foi ainda estudada a possibilidade de a relação entre as heteroperceções parentais e o autoconceito académico dos alunos ser mediada pelas expetativas dos pais. Procurou-se também analisar as qualidades psicométricas dos questionários de expetativas dos pais e dos alunos. Participaram no estudo 81 encarregados de educação e 45 alunos a frequentar o 5.º e 8.º ano em escolas portuguesas. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala do Autoconceito e da Autoestima, o Questionário de Expetativas e Heteroperceções de Competência para pais e o Questionário de Expetativas e Perceção de Competência para alunos. Foram também recolhidas as notas finais de cada período na disciplina de matemática. Os resultados obtidos mostraram evidências da existência de associações positivas fortes entre as heteroperceções dos pais e o autoconceito académico e desempenho dos alunos na disciplina de matemática, assim como entre as expetativas dos pais e o autoconceito académico e desempenho dos alunos. Não se verificaram diferenças significativas nas correlações entre os grupos de alunos do 5.º e do 8.º ano. Também não foi possível concluir as expetativas dos pais como mediadoras da relação entre as heteroperceções parentais e o autoconceito académico.The present study aimed to investigate the relationships between parents' expectations and heteroperceptions about their children's competence in mathematics, academic self-concept, and performance of 5th and 8th grade students, in math. The correlations between all these variables and the differences in these relationships between the 5th and 8th grades were analyzed. It was also studied the possibility that the relationship between parental heteroperceptions and students 'academic self-concept could be mediated by parents' expectations. We also tried to analyze the psychometric qualities of the parent and student questionnaires of expectations. Participants were 81 parents and 45 students at the 5th and 8th grades in Portuguese schools. The instruments used for data collection were the Self-concept and Self-esteem Scale, the Expectations and Heteroperceptions of Competence Questionnaire for parents, and the Expectations and Perception of Competence Questionnaire for students. The final grades in the mathematics discipline were also collected. The results showed evidence of strong positive associations between the parents' heteroperceptions and the students' academic self-concept and performance in the mathematics discipline, as well as between the parents 'expectations and the students' academic self-concept and performance. There were no significant differences in correlations between groups of students in the 5th and 8th grades. It was also not possible to conclude the parents' expectations as mediators of the relationship between parental heteroperceptions and academic self-concept.Peixoto, FranciscoRepositório do ISPACerqueira, Ana Rita Martins2021-01-29T14:41:50Z2020-12-21T00:00:00Z2020-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7930202581977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:46.774174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade
title Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade
spellingShingle Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade
Cerqueira, Ana Rita Martins
Expetativas parentais
Heteroperceções parentais
Autoconceito académico
Expetativas dos alunos
Desempenho académico
Parental expectations
Parental heteroperceptions
Academic self-concept
Students' expectations
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade
title_full Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade
title_fullStr Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade
title_sort Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridade
author Cerqueira, Ana Rita Martins
author_facet Cerqueira, Ana Rita Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Ana Rita Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Expetativas parentais
Heteroperceções parentais
Autoconceito académico
Expetativas dos alunos
Desempenho académico
Parental expectations
Parental heteroperceptions
Academic self-concept
Students' expectations
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Expetativas parentais
Heteroperceções parentais
Autoconceito académico
Expetativas dos alunos
Desempenho académico
Parental expectations
Parental heteroperceptions
Academic self-concept
Students' expectations
Academic performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21T00:00:00Z
2020-12-21T00:00:00Z
2021-01-29T14:41:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7930
202581977
url http://hdl.handle.net/10400.12/7930
identifier_str_mv 202581977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130120772911104