Ensino superior privado: a satisfação e as expetativas em estudantes caloiros e finalistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Daniela Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1642
Resumo: O presente estudo pretende dar a conhecer a relação entre a satisfação e as expetativas em estudantes caloiros e finalistas no ensino superior, em função de variáveis relacionadas com as informações sociodemográficas, o grau de importância com a instituição, o grau de satisfação com a instituição, o financiamento da educação e as perceções globais acerca da instituição. A amostra é constituída por 389 estudantes da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) que frequentam o 1º ano e o 3º ano (com exceção do 4º ano do curso de Direito) do 1º ciclo de estudos de vários cursos da UPT. Os participantes são compostos maioritariamente por estudantes caloiros do sexo feminino (n=132, 34,02%) e têm idades compreendidas entre os 18 e os 68 anos, tendo 34% dos participantes maioritariamente 19 anos. Para a execução deste estudo, foi administrado o Questionário sobre a Satisfação e as Expetativas dos Alunos da UPT (GAA, 2014) - (adaptado do questionário do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES, do ano de 2009). Este questionário tem como objetivo principal obter informações sobre a satisfação e as expetativas dos estudantes em relação aos serviços oferecidos pela Universidade Portucalense. O referido questionário encontra-se disponível em duas versões (uma versão é destinada aos estudantes caloiros que ingressaram na instituição e a outra versão é destinada aos estudantes finalistas). Em termos gerais, pode-se afirmar que os estudantes da amostra apresentam bons indicadores de satisfação e expetativas académicas com o ensino superior. Os resultados sugerem a existência de uma relação estatisticamente significativa entre algumas variáveis sociodemográficas e a satisfação académica, as expetativas académicas, o financiamento da educação e as perceções globais acerca da instituição. De igual forma, os resultados deste estudo mostraram ser úteis e apelam ao desenvolvimento de novas investigações sobre as expetativas e a satisfação académica dos estudantes no contexto do ensino superior. Para além disso, torna-se igualmente importante a realização de novos estudos que relacionem estes conceitos com a adaptação e o sucesso académico dos estudantes no ensino superior.
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