A perspetiva dos professores/as sobre o comportamento agressivo na adolescência, em contexto escolar: Um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varanda, Ana Carvas Lisboa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3255
Resumo: O presente estudo exploratório perspetiva uma aproximação à realidade percecionada pelos professores/as, acerca do fenómeno do comportamento agressivo praticado por adolescentes em contexto escolar. Participaram neste estudo quatro professores, que lecionam o terceiro ciclo e secundário de escolaridade obrigatória, numa escola do norte do país. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, em profundidade, que posteriormente foram analisadas com recurso ao método qualitativo de análise temática de tipologia mista. Os resultados sugerem que os professores apresentam dificuldades na definição do construto; na identificação do fenómeno, quando este se apresenta enquadrado na manifestação de bullying ou sob a forma encoberta/relacional; no reconhecimento das consequências do comportamento agressivo, aquando estas recaem sobre o aluno/a; na identificação dos fatores de risco, quando estes se associam ao professor/a e à instituição escolar; na aplicação consensual de estratégias remediativas e preventivas eficazes e na capacidade de se posicionarem como modelos e gestores de comportamentos sociais. No entanto, fica claro na perceção dos professores, que as estratégias relacionais, preventivas e remediativas, baseadas na relação professor-aluno positiva, se afiguram como as mais eficazes na prevenção e gestão do comportamento agressivo. Por fim, acresce que a informação recolhida pode contribuir para implementação de programas de intervenção/formação, mais eficazes, indo ao encontro das necessidades e dificuldades identificadas pelos professores. tais como: psicoeducação acerca do fenómeno do comportamento agressivo e saúde mental (do adolescente e professor), capacitação (teórica e prática) ao nível das estratégias de gestão de comportamentos sociais e promoção de comportamentos alternativos e pró-sociais, acompanhamento para o desenvolvimento de planos de intervenção eficazes e desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais do docente.
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