Relatório de estágio DesignLab4U

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francisca Marques dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39978
Resumo: O presente Relatório visa transmitir e descrever as atividades e experiências obtidas ao longo do estágio curricular realizado em parceria com a agência de comunicação DesignLab4U. A realização deste estágio surge como a etapa final do mestrado de Design e Publicidade, no IADE - Universidade Europeia – Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação. Numa fase inicial do presente documento é apresentado o enquadramento da temática a abordar, definidos os objetivos do estágio e as metodologias a aplicar. É, ainda, apresentada a entidade acolhedora e tutores associados. Segue-se o enquadramento teórico do âmbito do estudo, distinguindo os conceitos de Design de Comunicação e Design de Identidade. No capítulo 3 deste Relatório, são apresentados os quatro projetos desenvolvidos, nomeadamente: (i) Criação da identidade gráfica da Prodaci – Proteção de Dados e Cibersegurança; (ii) Conceção da parte editorial do e-book “Investigação e Prática em Leitura”; (iii) Desenvolvimento do web site do projeto “Locus”; (iv) Elaboração das artes finais do catálogo do DesignLab4U. O último capítulo transmite as aprendizagens obtidas no estudo. Salienta-se a aproximação entre os campos teórico e prático, que é benéfica para os resultados obtidos da presente experiência. A análise dos objetivos inicialmente definidos e a forma como os mesmos foram alcançados permite evidenciar a aplicabilidade da função de designer no mundo profissional, bem como transparecer como esta pode facilitar e catapultar o sucesso de uma determinada marca ou empresa.
id RCAP_972ce478438aa0a8e4ff815cf29a8681
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio DesignLab4UDesign de comunicaçãoDesign editorialDesign gráficoDesign de identidadeImagem de marcaO presente Relatório visa transmitir e descrever as atividades e experiências obtidas ao longo do estágio curricular realizado em parceria com a agência de comunicação DesignLab4U. A realização deste estágio surge como a etapa final do mestrado de Design e Publicidade, no IADE - Universidade Europeia – Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação. Numa fase inicial do presente documento é apresentado o enquadramento da temática a abordar, definidos os objetivos do estágio e as metodologias a aplicar. É, ainda, apresentada a entidade acolhedora e tutores associados. Segue-se o enquadramento teórico do âmbito do estudo, distinguindo os conceitos de Design de Comunicação e Design de Identidade. No capítulo 3 deste Relatório, são apresentados os quatro projetos desenvolvidos, nomeadamente: (i) Criação da identidade gráfica da Prodaci – Proteção de Dados e Cibersegurança; (ii) Conceção da parte editorial do e-book “Investigação e Prática em Leitura”; (iii) Desenvolvimento do web site do projeto “Locus”; (iv) Elaboração das artes finais do catálogo do DesignLab4U. O último capítulo transmite as aprendizagens obtidas no estudo. Salienta-se a aproximação entre os campos teórico e prático, que é benéfica para os resultados obtidos da presente experiência. A análise dos objetivos inicialmente definidos e a forma como os mesmos foram alcançados permite evidenciar a aplicabilidade da função de designer no mundo profissional, bem como transparecer como esta pode facilitar e catapultar o sucesso de uma determinada marca ou empresa.This Report transmits and describes the activities and experiences achieved during the curricular internship carried out in partnership with the communication agency DesignLab4U. This internship took place as the final stage of the Master in Design and Advertising, at IADE-EU - Faculty of Design, Technologies and Communication. We start by presenting the framework of the addressed topic, then we define the internship objectives and discuss the applied methodologies. The receiving entity and associated tutors are also presented. The theoretical framework of the study scope follows, distinguishing the concepts of Communication Design and Identity Design. In chapter 3 of this Report, the four projects developed are presented, namely: (i) Creation of Prodaci's graphic identity - Data Protection and Cybersecurity; (ii) Design of the editorial part of the e-book “Investigation and Practice in Reading”; (iii) Development of the “Locus” project web site; (iv) Elaboration of the final arts for the DesignLab4U catalog. The last chapter conveys the learnings achieved in the study. It should be noted that the approximation between the theoretical and practical fields is beneficial for the results obtained in the present experience. The analysis of the objectives initially defined and the way they are achieved allows us to highlight the applicability of the designer’s role in the professional world, as well as showing how it can facilitate and maximize the success of a given brand or company.Pinto, António GorgelRepositório ComumSantos, Francisca Marques dos2022-03-31T15:25:06Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39978202940632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:38.903055Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio DesignLab4U
title Relatório de estágio DesignLab4U
spellingShingle Relatório de estágio DesignLab4U
Santos, Francisca Marques dos
Design de comunicação
Design editorial
Design gráfico
Design de identidade
Imagem de marca
title_short Relatório de estágio DesignLab4U
title_full Relatório de estágio DesignLab4U
title_fullStr Relatório de estágio DesignLab4U
title_full_unstemmed Relatório de estágio DesignLab4U
title_sort Relatório de estágio DesignLab4U
author Santos, Francisca Marques dos
author_facet Santos, Francisca Marques dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, António Gorgel
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francisca Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Design editorial
Design gráfico
Design de identidade
Imagem de marca
topic Design de comunicação
Design editorial
Design gráfico
Design de identidade
Imagem de marca
description O presente Relatório visa transmitir e descrever as atividades e experiências obtidas ao longo do estágio curricular realizado em parceria com a agência de comunicação DesignLab4U. A realização deste estágio surge como a etapa final do mestrado de Design e Publicidade, no IADE - Universidade Europeia – Faculdade de Design, Tecnologias e Comunicação. Numa fase inicial do presente documento é apresentado o enquadramento da temática a abordar, definidos os objetivos do estágio e as metodologias a aplicar. É, ainda, apresentada a entidade acolhedora e tutores associados. Segue-se o enquadramento teórico do âmbito do estudo, distinguindo os conceitos de Design de Comunicação e Design de Identidade. No capítulo 3 deste Relatório, são apresentados os quatro projetos desenvolvidos, nomeadamente: (i) Criação da identidade gráfica da Prodaci – Proteção de Dados e Cibersegurança; (ii) Conceção da parte editorial do e-book “Investigação e Prática em Leitura”; (iii) Desenvolvimento do web site do projeto “Locus”; (iv) Elaboração das artes finais do catálogo do DesignLab4U. O último capítulo transmite as aprendizagens obtidas no estudo. Salienta-se a aproximação entre os campos teórico e prático, que é benéfica para os resultados obtidos da presente experiência. A análise dos objetivos inicialmente definidos e a forma como os mesmos foram alcançados permite evidenciar a aplicabilidade da função de designer no mundo profissional, bem como transparecer como esta pode facilitar e catapultar o sucesso de uma determinada marca ou empresa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31T15:25:06Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39978
202940632
url http://hdl.handle.net/10400.26/39978
identifier_str_mv 202940632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130003108003840