Relatório de Estágio de Qualificação Profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8596 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como objetivo refletir através de um pensamento crítico sobre o que foi realizado na valência da Educação Pré-Escolar, no âmbito na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino da Escola Superior de Educação do Instituto Poitécnico do Porto. A intervenção neste contexto teve como subjacente o princípio de desenvolvimento de competências, inerentes ao educador de infância, baseando-se num quadro teórico-legal vasto, adequado à especificidade do nível educativo. Este quadro teórico-legal inclui as obras e os normativos legais consultados. Para o desenvolvimento destas competências é fulcral temos uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, permitindo uma ação intencional e diferenciada tendo em conta as necessidade e interesses individuais de cada criança. A metodologia de investigação-ação assumiu grande importância neste processo de formação, uma vez que me permitiu observar, refletir e avaliar constantemente. Este processo auxiliou a planificação das atividades indo ao encontro das dificuldades, necessidades e interesses do grupo, compreendendo a realidade e modificando-a. Toda a intervenção neste contexto contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, não só relativas ao papel do educador, mas, também, à relação estabelecida com as crianças, 4 proporcionando momentos de aprendizagem baseados no sócio construtivismo. |
id |
RCAP_972d0de185f0fd12dadc656abf7b96bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8596 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Qualificação ProfissionalRelatório de EstágioEducação Pré-EscolarInvestigação-açãoSócio construtivismoDesenvolvimento profissionalEducationAction-researchSocial constructivismProfessional development1º Ciclo do Ensino Básico (CEB)1st cycle of basic education (CEB)Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como objetivo refletir através de um pensamento crítico sobre o que foi realizado na valência da Educação Pré-Escolar, no âmbito na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino da Escola Superior de Educação do Instituto Poitécnico do Porto. A intervenção neste contexto teve como subjacente o princípio de desenvolvimento de competências, inerentes ao educador de infância, baseando-se num quadro teórico-legal vasto, adequado à especificidade do nível educativo. Este quadro teórico-legal inclui as obras e os normativos legais consultados. Para o desenvolvimento destas competências é fulcral temos uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, permitindo uma ação intencional e diferenciada tendo em conta as necessidade e interesses individuais de cada criança. A metodologia de investigação-ação assumiu grande importância neste processo de formação, uma vez que me permitiu observar, refletir e avaliar constantemente. Este processo auxiliou a planificação das atividades indo ao encontro das dificuldades, necessidades e interesses do grupo, compreendendo a realidade e modificando-a. Toda a intervenção neste contexto contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, não só relativas ao papel do educador, mas, também, à relação estabelecida com as crianças, 4 proporcionando momentos de aprendizagem baseados no sócio construtivismo.The folowing intership report aims to reflect through a critical though about the work developed in Preschool Education, under the Course Supervised Teaching Practice, integrated Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle Basic Education. The intervention in this context had as underlying the principle of competence development, inherent to early childhood educator, based on a vast theoretical-legal framework, appropriate to the specificness level of education. This Theoretical-legal framework the consulted works and legal norms. For the development of these skills is crucial we have a questioning attitude of investigative and critical-reflexive character, allowing an intentional and differentiated approach taking into account the individual needs and interests of each child. The action-research methodology assumed great importance in the formation process, since it allowed me to observe, reflect and evaluate constantly. This process helped the activity planning meeting the difficulties, needs and interests of the group, comprising reality and modifying it. All interventions in this context contributed to the development of professional and personal skills, not only on the role of educator, but also the relationship established with the children, providing moments of learning based on constructivism partner.O presente relatório de estágio tem como objetivo uma reflexão crítica sobre as práticas realizadas em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e transparece o trajeto formativo da mestranda. Este foi realizado no âmbito na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino da Escola Superior de Educação do Instituto Poitécnico do Porto. As intervenções realizadas neste contexto têm como principal objetivo o desenvolvimento de competências inerentes ao professor do 1º CEB. Esta intervenções sustentaram-se na mobilização de pressupostos teóricos e legais, numa metodologia de investigação-ação, baseada numa dinâmica construtivista que incitou a profissionalidade docente. A metodologia referida envolve momentos de observação, planificação, reflexão e avaliação que tornaram a mestranda responsável neste processo cíclico que teve como objetivo compreender, melhorar e reformar as práticas constituindo um forte contributo para o conhecimento e desenvolvimento das mesmas. A intervenção no 1º CEB proporcionou o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, no que diz respeito à atuação do professor em contexto, mas também à relação que se estabelce com os alunos, possibilitando momentos de efetiva aprendizagem pelos alunosThe folowing intership report aims to reflect critically on the practices carried out in the context of the 1st cycle of basic education (CEB) and transpires the formative path of the master's degree. This was carried out under the Course of Supervised Teaching Practice, part of the Master in Preschool Education and Teaching 1 of School Education Cycle of Education Poitécnico Institute of Porto. Interventions in this context are mainly targeted at the development of skills inherent to the teacher of the 1st CEB. This interventions supported themselves in mobilizing theoretical and legal requirements, a methodology of action inquiry, based on a constructive dynamic that encouraged the teaching profession. This methodology involves moments of observation, planning, reflection and evaluation that made the graduate student responsible in this cyclical process that aimed to understand, improve and reform the practices constituting a strong contribution to the knowledge and development of the same. The intervention in the 1st CEB enabled the development of professional and personal skills, with regard to the actions of the teacher in context, but also the relationship that estabelce with students, providing a moment of effective learning by students.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosBagulho, Lucie OliveiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Dulce Emanuel Lima da Rocha Maciel de2016-11-04T12:53:52Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8596TID:201275422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:48:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.557077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Qualificação Profissional Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio de Qualificação Profissional |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Qualificação Profissional Oliveira, Dulce Emanuel Lima da Rocha Maciel de Educação Pré-Escolar Investigação-ação Sócio construtivismo Desenvolvimento profissional Education Action-research Social constructivism Professional development 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) 1st cycle of basic education (CEB) Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Qualificação Profissional |
title_full |
Relatório de Estágio de Qualificação Profissional |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Qualificação Profissional |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Qualificação Profissional |
title_sort |
Relatório de Estágio de Qualificação Profissional |
author |
Oliveira, Dulce Emanuel Lima da Rocha Maciel de |
author_facet |
Oliveira, Dulce Emanuel Lima da Rocha Maciel de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros Bagulho, Lucie Oliveira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Dulce Emanuel Lima da Rocha Maciel de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Investigação-ação Sócio construtivismo Desenvolvimento profissional Education Action-research Social constructivism Professional development 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) 1st cycle of basic education (CEB) Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
topic |
Educação Pré-Escolar Investigação-ação Sócio construtivismo Desenvolvimento profissional Education Action-research Social constructivism Professional development 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) 1st cycle of basic education (CEB) Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio tem como objetivo refletir através de um pensamento crítico sobre o que foi realizado na valência da Educação Pré-Escolar, no âmbito na Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino da Escola Superior de Educação do Instituto Poitécnico do Porto. A intervenção neste contexto teve como subjacente o princípio de desenvolvimento de competências, inerentes ao educador de infância, baseando-se num quadro teórico-legal vasto, adequado à especificidade do nível educativo. Este quadro teórico-legal inclui as obras e os normativos legais consultados. Para o desenvolvimento destas competências é fulcral temos uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, permitindo uma ação intencional e diferenciada tendo em conta as necessidade e interesses individuais de cada criança. A metodologia de investigação-ação assumiu grande importância neste processo de formação, uma vez que me permitiu observar, refletir e avaliar constantemente. Este processo auxiliou a planificação das atividades indo ao encontro das dificuldades, necessidades e interesses do grupo, compreendendo a realidade e modificando-a. Toda a intervenção neste contexto contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, não só relativas ao papel do educador, mas, também, à relação estabelecida com as crianças, 4 proporcionando momentos de aprendizagem baseados no sócio construtivismo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-11-04T12:53:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8596 TID:201275422 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8596 |
identifier_str_mv |
TID:201275422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131389966155776 |