Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Maria Inês dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/7406
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e remete para a ação desenvolvida nos dois contextos de estágio: em Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra uma análise reflexiva da ação em contexto de estágio, exercida pela formanda, numa turma de terceiro ano, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos, na Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e uma breve referência à prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar. A análise reflexiva integra aspetos específicos de situações pedagógicas vivenciadas, como ilustração da formação pedagógica desenvolvida pela mestranda, e da aquisição e construção das competências gerais e específicas exigidas pelo perfil duplo do mestrado em questão, em consonância com práticas de supervisão que tinham como função a orientação da formanda durante o tempo de formação prática em contexto. Este documento visa demonstrar a utilização da metodologia de investigação-ação presente no percurso de estágio da formanda, onde a busca e análise de informações e a atitude indagativa e reflexiva sistemáticas foram estratégias para a progressão do percurso profissional da mesma, sem descorar também do percurso educativo das crianças. Espelha-se, assim, também a perspetiva de coconstrução de saberes na qual as crianças são o centro dos processos de ensino e aprendizagem
id RCAP_33a7d50b3a27fc1f3ee4e4190ba30134
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/7406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos BaptistaInvestigação açãoAction researchFormação profissional generalistaEducação Pré-EscolarEnsino do 1º Ciclo do Ensino BásicoGeneralized professional formationPreschool educationDomínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e remete para a ação desenvolvida nos dois contextos de estágio: em Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra uma análise reflexiva da ação em contexto de estágio, exercida pela formanda, numa turma de terceiro ano, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos, na Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e uma breve referência à prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar. A análise reflexiva integra aspetos específicos de situações pedagógicas vivenciadas, como ilustração da formação pedagógica desenvolvida pela mestranda, e da aquisição e construção das competências gerais e específicas exigidas pelo perfil duplo do mestrado em questão, em consonância com práticas de supervisão que tinham como função a orientação da formanda durante o tempo de formação prática em contexto. Este documento visa demonstrar a utilização da metodologia de investigação-ação presente no percurso de estágio da formanda, onde a busca e análise de informações e a atitude indagativa e reflexiva sistemáticas foram estratégias para a progressão do percurso profissional da mesma, sem descorar também do percurso educativo das crianças. Espelha-se, assim, também a perspetiva de coconstrução de saberes na qual as crianças são o centro dos processos de ensino e aprendizagemThe following report was done for the course of Supervised Pedagogical Practice, and it is one of the requirements to obtain the masters degree in preschool education and primary education teaching. The report deals with the activity that was carried through in two different internships, namely one in Preschool and another in primary education. The report contains a reflexive analysis concerning the activity carried out by the trainee in a 3rd year class, whose students were between 8 and 11 years old, at Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços. It also contains a brief reference to the supervised pedagogical practice that was developed in preschool education. The reflexive analysis integrates specific aspects of experienced pedagogical situations as an illustration of pedagogical formation developed by the trainee. It also includes specific aspects concerning the acquisition and construction of specific and general skills demanded by the double profile of the master. This analysis was done in accordance with the supervision practices that had, as a goal, the trainee’s guidance during the practical formation period. This document aims at demonstrating the use that was given to the methodology action research throughout the trainee’s internship. During the internship the trainee combined an inquiring and reflexive attitude with a strategy of searching as well as analyzing information systematically, without neglecting the educational path of the children. Thus the trainee was able to follow the co-construction of knowledge perspective, in which children are the center of the teaching and learning processesInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBaptista, Maria Inês dos Santos2016-01-18T12:57:20Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/7406TID:201165805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:46:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/7406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:27:54.854439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
title Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
spellingShingle Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
Baptista, Maria Inês dos Santos
Investigação ação
Action research
Formação profissional generalista
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Generalized professional formation
Preschool education
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
title_full Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
title_fullStr Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
title_sort Relatório de Estágio Maria Inês dos Santos Baptista
author Baptista, Maria Inês dos Santos
author_facet Baptista, Maria Inês dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Maria Inês dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação ação
Action research
Formação profissional generalista
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Generalized professional formation
Preschool education
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic Investigação ação
Action research
Formação profissional generalista
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Generalized professional formation
Preschool education
Domínio/Área Científica:Ciências Sociais:Ciências da Educação
description O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e remete para a ação desenvolvida nos dois contextos de estágio: em Pré- Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra uma análise reflexiva da ação em contexto de estágio, exercida pela formanda, numa turma de terceiro ano, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos, na Escola Básica de Santegãos do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e uma breve referência à prática pedagógica supervisionada em Educação Pré-Escolar. A análise reflexiva integra aspetos específicos de situações pedagógicas vivenciadas, como ilustração da formação pedagógica desenvolvida pela mestranda, e da aquisição e construção das competências gerais e específicas exigidas pelo perfil duplo do mestrado em questão, em consonância com práticas de supervisão que tinham como função a orientação da formanda durante o tempo de formação prática em contexto. Este documento visa demonstrar a utilização da metodologia de investigação-ação presente no percurso de estágio da formanda, onde a busca e análise de informações e a atitude indagativa e reflexiva sistemáticas foram estratégias para a progressão do percurso profissional da mesma, sem descorar também do percurso educativo das crianças. Espelha-se, assim, também a perspetiva de coconstrução de saberes na qual as crianças são o centro dos processos de ensino e aprendizagem
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-01-18T12:57:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/7406
TID:201165805
url http://hdl.handle.net/10400.22/7406
identifier_str_mv TID:201165805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131374587740160