A percepção dos pais sobre o impacto do brincar: estudos de caso de crianças com perturbação do espectro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Elenice Ribas de Alencar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11103
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, fundamentou-se em pesquisas bibliográficas e estudos sobre a Perturbação do Espectro do Autismo - PEA, a neuroplasticidade, a família e o brincar, e teve como propósito a percepção dos pais sobre o impacto do brincar; e observação e análise da ação do brincar dos pais com seus filhos. O estudo partiu do questionamento: O brincar favorece a aprendizagem de crianças com PEA. Diante dessa observação, considerou-se como objetivo geral reconhecer que através do brincar, com crianças diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo, consegue-se promover o desenvolvimento infantil, de forma significativa, positiva e prazerosa, assim como facilitar a interação social, comunicação e aprendizagem. O objetivo específico da pesquisa foi contribuir para conscientizar as famílias das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo da importância do brincar para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Foram selecionados, para este estudo de caso, nove participantes; seis pais e três crianças com níveis diferentes da PEA, duas do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades entre 7 e 11 anos, escolarizados, que iniciaram o tratamento psicopedagógico com a pesquisadora na primeira infância, entre 3 e 4 anos. A investigação organizou-se em três momentos: primeiro momento, entrevista com os pais (guião); segundo momento, observação do brincar dos pais com os filhos separadamente; o terceiro e último, a pesquisa sociodemográfica. Os dados foram validados utilizando a triangulação proposta por Patton (2002). Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, as crianças dos estudos de caso evoluíram de forma significativa, minimizando comportamentos da PEA; adquirindo conhecimentos académicos, sedimentando regras básicas sociais; conquistando aquisições facilitadoras para uma futura vida “autónoma” na sociedade inclusiva. Como conclusão, constatou-se que há necessidade de ampliar o conhecimento do brincar com crianças diagnosticadas com PEA, desde os primeiros meses de vida, a fim de favorecer seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. O resultado também permitiu constatar a importância da intervenção precoce no desenvolvimento global da criança com PEA, impactando em sua evolução e a da importância da psicoeducação na orientação dos pais, de como brincar, e o porquê do brincar. Esse estudo sugere possibilidades de continuidade, explorando o brincar em todas as esferas (lares, escolas, terapias), com o objetivo de promover a aprendizagem e a inclusão social dos sujeitos com PEA.
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Diante dessa observação, considerou-se como objetivo geral reconhecer que através do brincar, com crianças diagnosticadas com Perturbação do Espectro do Autismo, consegue-se promover o desenvolvimento infantil, de forma significativa, positiva e prazerosa, assim como facilitar a interação social, comunicação e aprendizagem. O objetivo específico da pesquisa foi contribuir para conscientizar as famílias das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo da importância do brincar para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Foram selecionados, para este estudo de caso, nove participantes; seis pais e três crianças com níveis diferentes da PEA, duas do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idades entre 7 e 11 anos, escolarizados, que iniciaram o tratamento psicopedagógico com a pesquisadora na primeira infância, entre 3 e 4 anos. A investigação organizou-se em três momentos: primeiro momento, entrevista com os pais (guião); segundo momento, observação do brincar dos pais com os filhos separadamente; o terceiro e último, a pesquisa sociodemográfica. Os dados foram validados utilizando a triangulação proposta por Patton (2002). Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, as crianças dos estudos de caso evoluíram de forma significativa, minimizando comportamentos da PEA; adquirindo conhecimentos académicos, sedimentando regras básicas sociais; conquistando aquisições facilitadoras para uma futura vida “autónoma” na sociedade inclusiva. Como conclusão, constatou-se que há necessidade de ampliar o conhecimento do brincar com crianças diagnosticadas com PEA, desde os primeiros meses de vida, a fim de favorecer seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo. O resultado também permitiu constatar a importância da intervenção precoce no desenvolvimento global da criança com PEA, impactando em sua evolução e a da importância da psicoeducação na orientação dos pais, de como brincar, e o porquê do brincar. Esse estudo sugere possibilidades de continuidade, explorando o brincar em todas as esferas (lares, escolas, terapias), com o objetivo de promover a aprendizagem e a inclusão social dos sujeitos com PEA.This qualitative, exploratory research was based on literary research and studies on Autism Spectrum Disorder - ASD, the neuroplasticity and playing, and aimed at the parents' perception of the impact of play; and observation and analysis of the action of parents playing with their children. The study started from the hypothesis: Playing favors the learning of children with ASD. In view of this question, it was considered general objective, to recognize that through playing, with children diagnosed with Autism Spectrum Disorder - ASD, it is possible to promote children development in a meaningful, positive and pleasurable way, as well as their social interaction, communication and learning. The specific objective of the research was to raise awareness for families of children with Autism Spectrum Disorder - ASD, through the psychoeducation, the importance of play for emotional, social and cognitive development. Nine participants were selected for the case study; six parents and three children with different levels of PEA, two males and one female, aged between 7 and 11 years, educated, who started psychopedagogical treatment with the researcher in early childhood, between 3 and 4 years old. The investigation was organized into three moments: First, interview with the parentes (Screenplay), second, observation of parents playing with their children separately, and third and last, the sociodemographic research. Data analysis was performed by Method Triangulation methodology (Platon 2002). The search results were satisfactory, as the children in the case studies evolved significantly, minimizing AAP behaviors, acquiring academic knowledge, developing social ground rules, and means for a future “autonomous” life in inclusive society. As a conclusion, it was found that there is a need to expand the knowledge of playing with children diagnosed with ASD, from the earliest months of life, in order to favor their emotional, social and cognitive development. The result also showed the importance of early intervention in the global development of children with ASD, impacting their evolution and the importance of psychoeducation in guiding parents, how to play, why to play. This study suggests possibilities of continuity, exploring playing in all spheres (homes, schools, therapies), with the aim of promoting learning and the social inclusion of PEA carriers.Alves, Ana Paula AntunesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAquino, Elenice Ribas de Alencar2022-07-282024-07-28T00:00:00Z2022-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11103TID:203260929porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:39Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:43.805696Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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