Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Querido, Sandra Helena Brito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31069
Resumo: O abandono e o insucesso escolar são dois problemas multifatoriais que têm vindo a desafiar a nossa sociedade, ameaçando a construção de uma sociedade mais justa. Estes dois problemas são transversais na nossa sociedade, mas os seus impactos são maiores entre os jovens e adolescentes oriundos de famílias de maior vulnerabilidade socioeconómica. Em Cabo Verde, a taxa de insucesso e de abandono escolar varia de município para município. Neste trabalho, analisamos o caso da Escola Secundária Achada Grande, situada na cidade da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde. A referida escola apresentava em 2016 uma taxa de abandono escolar superior à média do concelho, o que motivou o desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para combater o abandono escolar. Algumas medidas, como o reforço da ação social escolar, a da participação dos pais e encarregados de educação nas atividades da escola e o reforço das atividades não curriculares tiveram um forte impacto na redução da taxa de abandono escolar.
id RCAP_97376d7ea0441510055a2534c7b02879
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020Educação -- EducationAbandono e insucesso escolarProjetos sociopedagógicosCabo VerdeSchool dropout and failureSocio-educationalAchada Grande secondary schoolO abandono e o insucesso escolar são dois problemas multifatoriais que têm vindo a desafiar a nossa sociedade, ameaçando a construção de uma sociedade mais justa. Estes dois problemas são transversais na nossa sociedade, mas os seus impactos são maiores entre os jovens e adolescentes oriundos de famílias de maior vulnerabilidade socioeconómica. Em Cabo Verde, a taxa de insucesso e de abandono escolar varia de município para município. Neste trabalho, analisamos o caso da Escola Secundária Achada Grande, situada na cidade da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde. A referida escola apresentava em 2016 uma taxa de abandono escolar superior à média do concelho, o que motivou o desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para combater o abandono escolar. Algumas medidas, como o reforço da ação social escolar, a da participação dos pais e encarregados de educação nas atividades da escola e o reforço das atividades não curriculares tiveram um forte impacto na redução da taxa de abandono escolar.School dropout and lower academic outcomes are two multifactorial problems that have been challenging our society, undermining the effort towards a more just society. Although these two problems are transversal in our society, they have more impact on students from low-socioeconomic status households. In Cape Verde, the rate of dropout and academic outcomes are different in each municipality. In this work, we analysed the situation of Achada Grande Secondary School, located in the city of Praia, Santiago island, Cape Verde. In 2016 the dropout rate in this school, than the local average, which motivated the development of new strategies to prevent school dropout. Some measures, such as additional support for the most economically disadvantaged pupils, the promotion of parental engagement with school and the reinforcement of non-curricular activities, had strong impact in reducing the dropout rate.2024-02-19T10:46:56Z2024-01-09T00:00:00Z2024-01-092023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/31069TID:203494377porQuerido, Sandra Helena Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:18:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/31069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:19.158499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020
title Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020
spellingShingle Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020
Querido, Sandra Helena Brito
Educação -- Education
Abandono e insucesso escolar
Projetos sociopedagógicos
Cabo Verde
School dropout and failure
Socio-educational
Achada Grande secondary school
title_short Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020
title_full Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020
title_fullStr Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020
title_full_unstemmed Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020
title_sort Impacto dos projetos sociopedagógicos na diminuição do abandono e insucesso escolar na Escola Secundária Achada Grande - Praia - Cabo Verde: 2016 -2020
author Querido, Sandra Helena Brito
author_facet Querido, Sandra Helena Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Querido, Sandra Helena Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Educação -- Education
Abandono e insucesso escolar
Projetos sociopedagógicos
Cabo Verde
School dropout and failure
Socio-educational
Achada Grande secondary school
topic Educação -- Education
Abandono e insucesso escolar
Projetos sociopedagógicos
Cabo Verde
School dropout and failure
Socio-educational
Achada Grande secondary school
description O abandono e o insucesso escolar são dois problemas multifatoriais que têm vindo a desafiar a nossa sociedade, ameaçando a construção de uma sociedade mais justa. Estes dois problemas são transversais na nossa sociedade, mas os seus impactos são maiores entre os jovens e adolescentes oriundos de famílias de maior vulnerabilidade socioeconómica. Em Cabo Verde, a taxa de insucesso e de abandono escolar varia de município para município. Neste trabalho, analisamos o caso da Escola Secundária Achada Grande, situada na cidade da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde. A referida escola apresentava em 2016 uma taxa de abandono escolar superior à média do concelho, o que motivou o desenvolvimento de novas estratégias de trabalho para combater o abandono escolar. Algumas medidas, como o reforço da ação social escolar, a da participação dos pais e encarregados de educação nas atividades da escola e o reforço das atividades não curriculares tiveram um forte impacto na redução da taxa de abandono escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2024-02-19T10:46:56Z
2024-01-09T00:00:00Z
2024-01-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/31069
TID:203494377
url http://hdl.handle.net/10071/31069
identifier_str_mv TID:203494377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137763374661632