A literacia da escrita: uma experiência na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Filipa Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2614
Resumo: Este relatório decorre da experiência na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este projeto de investigação está centrado na Área do Português, mais concretamente no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Foi realizado num Jardim de Infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de vinte crianças entre os quatro e cinco anos. Partindo da importância que a escrita assume no quotidiano, mas, acima de tudo, do desafio de motivar crianças em idade pré-escolar para a sua aprendizagem futura, desenvolveu-se um estudo cujo objetivo principal é, numa vertente totalmente afastada da escolarização, desenvolver a literacia da escrita emergente no contexto etário referido. Partindo da questão “Como desenvolver nas crianças o prazer pela escrita emergente?”, o nosso trabalho visa (i) apresentar propostas que desenvolvam nas crianças o prazer da escrita emergente, (ii) analisar as perceções das crianças a essas propostas, tendo por base as suas representações sobre a importância de aprender a escrever. Face ao problema e às questões de investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza interpretativa, tratando-se, ainda, de um estudo de caso. Para isso, foram utilizadas várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente, observação, dois inquéritos por questionário (inicial e final), uma entrevista à educadora cooperante, o registo áudio/ fotográfico, diários de bordo e a implementação de um conjunto de treze atividades. Os resultados permitem concluir que as crianças desenvolveram as suas representações sobre a escrita e, acima de tudo, mostraram-se muito motivadas pela sua aprendizagem emergente.
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