A literacia da escrita: uma experiência na Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2614 |
Resumo: | Este relatório decorre da experiência na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este projeto de investigação está centrado na Área do Português, mais concretamente no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Foi realizado num Jardim de Infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de vinte crianças entre os quatro e cinco anos. Partindo da importância que a escrita assume no quotidiano, mas, acima de tudo, do desafio de motivar crianças em idade pré-escolar para a sua aprendizagem futura, desenvolveu-se um estudo cujo objetivo principal é, numa vertente totalmente afastada da escolarização, desenvolver a literacia da escrita emergente no contexto etário referido. Partindo da questão “Como desenvolver nas crianças o prazer pela escrita emergente?”, o nosso trabalho visa (i) apresentar propostas que desenvolvam nas crianças o prazer da escrita emergente, (ii) analisar as perceções das crianças a essas propostas, tendo por base as suas representações sobre a importância de aprender a escrever. Face ao problema e às questões de investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza interpretativa, tratando-se, ainda, de um estudo de caso. Para isso, foram utilizadas várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente, observação, dois inquéritos por questionário (inicial e final), uma entrevista à educadora cooperante, o registo áudio/ fotográfico, diários de bordo e a implementação de um conjunto de treze atividades. Os resultados permitem concluir que as crianças desenvolveram as suas representações sobre a escrita e, acima de tudo, mostraram-se muito motivadas pela sua aprendizagem emergente. |
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A literacia da escrita: uma experiência na Educação Pré-EscolarLinguagem oral e abordagem à escritaLiteracia da escrita emergenteEducação pré-escolarOral language and approach to the writingEmergent writingPreschool educationEste relatório decorre da experiência na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este projeto de investigação está centrado na Área do Português, mais concretamente no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Foi realizado num Jardim de Infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de vinte crianças entre os quatro e cinco anos. Partindo da importância que a escrita assume no quotidiano, mas, acima de tudo, do desafio de motivar crianças em idade pré-escolar para a sua aprendizagem futura, desenvolveu-se um estudo cujo objetivo principal é, numa vertente totalmente afastada da escolarização, desenvolver a literacia da escrita emergente no contexto etário referido. Partindo da questão “Como desenvolver nas crianças o prazer pela escrita emergente?”, o nosso trabalho visa (i) apresentar propostas que desenvolvam nas crianças o prazer da escrita emergente, (ii) analisar as perceções das crianças a essas propostas, tendo por base as suas representações sobre a importância de aprender a escrever. Face ao problema e às questões de investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza interpretativa, tratando-se, ainda, de um estudo de caso. Para isso, foram utilizadas várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente, observação, dois inquéritos por questionário (inicial e final), uma entrevista à educadora cooperante, o registo áudio/ fotográfico, diários de bordo e a implementação de um conjunto de treze atividades. Os resultados permitem concluir que as crianças desenvolveram as suas representações sobre a escrita e, acima de tudo, mostraram-se muito motivadas pela sua aprendizagem emergente.This report was performed within the curricular unit Prática de Ensino Supervisionada integrated in Mestrado de Educação Pré-escolar e do 1ºciclo do Ensino Básico, of Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. This investigation project focuses on the Portuguese Language, more specifically in what concerns the Oral language and the Approach to the Writing. It took place in a Pre-School in the district of Viana do Castelo, with a group of twenty children between four and five years old. Assuming the importance of the writing in our daily life, but, above all, thinking about the challenge of motivating the preschool aged children for their future learning, it was developed a study in which the main goal is, in a totally distant perspective from schooling, to develop the literacy of the writing emergent in the age range mentioned. From the question “How to develop in the children the interest for the emergent writing?”, our work aims (i) to present proposals that may develop in the children, the interest for the emergent writing, (ii) to analyse the children’s perceptions to those proposals, relying on their representations about the importance of learning to write. Having in mind the problematic and the questions of the investigation, we chose a qualitative methodology, of an interpretative nature, being as well a case study. Therefore, multiple techniques of data gathering, observation, two surveys by questionnaire (initial and final), an interview to the cooperative nursery school teacher and the audio and photographic record. In a first stage, the investigation was based in an initial survey, followed by the implementation of a set of thirteen activities, being concluded by the final survey. The results allow us to conclude that the children developed their representations about writing and, above all, they were very motivated by their emerging learning.2022-01-12T12:07:31Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2614TID:202857336porSilva, Ana Filipa Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:37Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2614Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:38.780513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório decorre da experiência na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este projeto de investigação está centrado na Área do Português, mais concretamente no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Foi realizado num Jardim de Infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de vinte crianças entre os quatro e cinco anos. Partindo da importância que a escrita assume no quotidiano, mas, acima de tudo, do desafio de motivar crianças em idade pré-escolar para a sua aprendizagem futura, desenvolveu-se um estudo cujo objetivo principal é, numa vertente totalmente afastada da escolarização, desenvolver a literacia da escrita emergente no contexto etário referido. Partindo da questão “Como desenvolver nas crianças o prazer pela escrita emergente?”, o nosso trabalho visa (i) apresentar propostas que desenvolvam nas crianças o prazer da escrita emergente, (ii) analisar as perceções das crianças a essas propostas, tendo por base as suas representações sobre a importância de aprender a escrever. Face ao problema e às questões de investigação, optou-se por uma metodologia qualitativa, de natureza interpretativa, tratando-se, ainda, de um estudo de caso. Para isso, foram utilizadas várias técnicas de recolha de dados, nomeadamente, observação, dois inquéritos por questionário (inicial e final), uma entrevista à educadora cooperante, o registo áudio/ fotográfico, diários de bordo e a implementação de um conjunto de treze atividades. Os resultados permitem concluir que as crianças desenvolveram as suas representações sobre a escrita e, acima de tudo, mostraram-se muito motivadas pela sua aprendizagem emergente. |
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