A abordagem da escrita na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Margarida Precioso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1377
Resumo: O presente trabalho, integra-se nos estudos relativos ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças em idade pré-escolar e tem como principais finalidades compreender a forma como as crianças reagem a práticas intencionais de estimulação da linguagem escrita e aferir algumas aprendizagens relativas a este domínio de referência da língua. Neste sentido, foram definidos os seguintes objectivos: 1) perceber a receptividade das crianças face a uma metodologia de estimulação da descoberta da escrita; 2) perceber a apetência das crianças para o uso de diferentes instrumentos de escrita; 3) identificar se as crianças, no final da educação pré-escolar, escrevem de modo autónomo o seu nome; (4) identificar que letras do alfabeto Português as crianças, no final da educação pré-escolar, reconhecem; (5) identificar se as crianças no final da Educação Pré-Escolar produzem escrita silábica. Neste estudo optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa e utilizaram-se as seguintes técnicas para recolha de dados: observação participante, registo fotográfico, entrevistas não estruturadas, registos de avaliação cedidos pela educadora e trabalhos de registo da criança. A recolha de informação foi efectuada a partir de um percurso pedagógico constituído por tarefas e actividades,enquadradas na Prática de Ensino Supervisionada II, implementadas entre Março e Junho de 2011. Como conclusão principal deste estudo podemos afirmar que o percurso pedagógico definido foi pertinente na motivação demonstrada pelas crianças para as actividades de abordagem do código escrito. Concluímos, ainda, que a maioria das crianças atingiu as Metas Finais 11, 12 e 13, relativas ao Reconhecimento e Escrita de Palavras. Tendo-se verificado, no entanto, relativamente à Meta Final 14: No final da educação pré-escolar, a criança produz escrita silábica, que apenas 2 de 18 crianças atingiram o objectivo.
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