A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Leonor
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Barrulas, Maria Joaquina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/630
Resumo: Aborda-se o marketing como disciplina e as práticas do bibliotecário, com base nos resultados de um estudo efectuado em bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Apresenta-se a visão dos profissionais relativamente a uma temática que alguns consideram que lhes é estranha, mas que outros de forma consciente ou apenas intuitiva utilizam, com objectivo de melhorar a resposta das bibliotecas aos seus públicos. Referem-se as técnicas, os meios e as soluções encontradas pelos bibliotecários e suas equipas para colmatar a inexistência de profissionais especializados em marketing nos quadros de pessoal. Discute-se a importância do marketing para as bibliotecas (evolução e vantagens) e apresentam-se alguns exemplos práticos que demostram uma verdadeira atitude de marketing por parte dos profissionais bibliotecários no que toca à orientação para o utilizador, à promoção, às estratégias adoptadas e à orientação para o utilizador.
id RCAP_974b738fea3eaac2e2760665df8e9cab
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBPAborda-se o marketing como disciplina e as práticas do bibliotecário, com base nos resultados de um estudo efectuado em bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Apresenta-se a visão dos profissionais relativamente a uma temática que alguns consideram que lhes é estranha, mas que outros de forma consciente ou apenas intuitiva utilizam, com objectivo de melhorar a resposta das bibliotecas aos seus públicos. Referem-se as técnicas, os meios e as soluções encontradas pelos bibliotecários e suas equipas para colmatar a inexistência de profissionais especializados em marketing nos quadros de pessoal. Discute-se a importância do marketing para as bibliotecas (evolução e vantagens) e apresentam-se alguns exemplos práticos que demostram uma verdadeira atitude de marketing por parte dos profissionais bibliotecários no que toca à orientação para o utilizador, à promoção, às estratégias adoptadas e à orientação para o utilizador.Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2004-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/630Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 8 (2004): Nas encruzilhadas da Informação e da Cultura - (Re)inventar a Profissãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/630https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/630/628Pinto, Maria LeonorBarrulas, Maria Joaquinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-16T13:57:57Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:55.322700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
title A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
spellingShingle A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
Pinto, Maria Leonor
title_short A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
title_full A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
title_fullStr A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
title_full_unstemmed A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
title_sort A Disciplina de Marketing e a Prática do Bibliotecário: Estudo de Caso em Bibliotecas da RNBP
author Pinto, Maria Leonor
author_facet Pinto, Maria Leonor
Barrulas, Maria Joaquina
author_role author
author2 Barrulas, Maria Joaquina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Leonor
Barrulas, Maria Joaquina
description Aborda-se o marketing como disciplina e as práticas do bibliotecário, com base nos resultados de um estudo efectuado em bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. Apresenta-se a visão dos profissionais relativamente a uma temática que alguns consideram que lhes é estranha, mas que outros de forma consciente ou apenas intuitiva utilizam, com objectivo de melhorar a resposta das bibliotecas aos seus públicos. Referem-se as técnicas, os meios e as soluções encontradas pelos bibliotecários e suas equipas para colmatar a inexistência de profissionais especializados em marketing nos quadros de pessoal. Discute-se a importância do marketing para as bibliotecas (evolução e vantagens) e apresentam-se alguns exemplos práticos que demostram uma verdadeira atitude de marketing por parte dos profissionais bibliotecários no que toca à orientação para o utilizador, à promoção, às estratégias adoptadas e à orientação para o utilizador.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/630
url https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/630
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/630/628
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
publisher.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
dc.source.none.fl_str_mv Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 8 (2004): Nas encruzilhadas da Informação e da Cultura - (Re)inventar a Profissão
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130853669863424