As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dagge, Artur Filipe Morgado
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15115
Resumo: O presente estudo está centrado nas bibliotecas escolares e no papel dos bibliotecários, tendo como objectivo principal conhecer a realidade das bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à Direcção Regional de Educação do Alentejo. Neste sentido visa: 1 - Avaliar as implicações da implementação do programa da Rede de Bibliotecas Escolares no desempenho das bibliotecas escolares e nas dinâmicas internas das escolas pertencentes à Direcção Regional de Educação do Alentejo. 1. 1 - Conhecer a realidade das bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à DREA no que diz respeito à organização e utilização do espaço, recursos humanos e materiais, formação do pessoal docente e não docente, funcionamento e dinamização, dimensão e tratamento dos fundos documentais e investimentos realizados. 1.2- Comparar as bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à DREA integradas na Rede de Bibliotecas Escolares com as bibliotecas das escolas dos 2° e 3° ciclos e secundárias da DREA não integradas na RBE. 2 - Contribuir para a definição do papel e do perfil do bibliotecário escolar. 2.1- Compreender os seus percursos profissionais e formativos em articulação com as condições de existência e funcionamento das bibliotecas escolares. 3 -Proceder à revisão dos estudos no âmbito das bibliotecas escolares, sistematizando a informação produzida em Portugal. /*** Abstract - This essay is focused on school libraries and the role of the librarians. Its main purpose is to know the reality of the school libraries in Alentejo. So, it trios: 1 - To evaluate the implications of the implementation of the program of the School Libraries Network as far as the performance of the school libraries in Alentejo is concerned. 1.1- To get to know the reality of school libraries in Alentejo, namely their organization, human and material resources, training of the teaching and assisting staff, functioning and dynamism, dimension and treatment of the bibliographic collections and investments. 1.2- To compare the school libraries in Alentejo that were included in the School Libraries Network with those that have not been included yet. 2 - To contribute to the definition of the role and the profile of school librarians. 2.1- To understand their professional and formative trajectories, trying to relate them with the existing and functioning conditions of school libraries. 3 - To revise the studies related with school libraries, organizing the information produced in Portugal.
id RCAP_ed95f075c658eed7f2fb44cab46befe3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecárioBibliotecas escolaresBiblioteconomiaCiências DocumentaisO presente estudo está centrado nas bibliotecas escolares e no papel dos bibliotecários, tendo como objectivo principal conhecer a realidade das bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à Direcção Regional de Educação do Alentejo. Neste sentido visa: 1 - Avaliar as implicações da implementação do programa da Rede de Bibliotecas Escolares no desempenho das bibliotecas escolares e nas dinâmicas internas das escolas pertencentes à Direcção Regional de Educação do Alentejo. 1. 1 - Conhecer a realidade das bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à DREA no que diz respeito à organização e utilização do espaço, recursos humanos e materiais, formação do pessoal docente e não docente, funcionamento e dinamização, dimensão e tratamento dos fundos documentais e investimentos realizados. 1.2- Comparar as bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à DREA integradas na Rede de Bibliotecas Escolares com as bibliotecas das escolas dos 2° e 3° ciclos e secundárias da DREA não integradas na RBE. 2 - Contribuir para a definição do papel e do perfil do bibliotecário escolar. 2.1- Compreender os seus percursos profissionais e formativos em articulação com as condições de existência e funcionamento das bibliotecas escolares. 3 -Proceder à revisão dos estudos no âmbito das bibliotecas escolares, sistematizando a informação produzida em Portugal. /*** Abstract - This essay is focused on school libraries and the role of the librarians. Its main purpose is to know the reality of the school libraries in Alentejo. So, it trios: 1 - To evaluate the implications of the implementation of the program of the School Libraries Network as far as the performance of the school libraries in Alentejo is concerned. 1.1- To get to know the reality of school libraries in Alentejo, namely their organization, human and material resources, training of the teaching and assisting staff, functioning and dynamism, dimension and treatment of the bibliographic collections and investments. 1.2- To compare the school libraries in Alentejo that were included in the School Libraries Network with those that have not been included yet. 2 - To contribute to the definition of the role and the profile of school librarians. 2.1- To understand their professional and formative trajectories, trying to relate them with the existing and functioning conditions of school libraries. 3 - To revise the studies related with school libraries, organizing the information produced in Portugal.Universidade de Évora2015-09-01T09:34:21Z2015-09-012004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15115http://hdl.handle.net/10174/15115pordep. C.S.teses@bib.uevora.pt736Dagge, Artur Filipe Morgadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:52.778862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
title As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
spellingShingle As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
Dagge, Artur Filipe Morgado
Bibliotecas escolares
Biblioteconomia
Ciências Documentais
title_short As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
title_full As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
title_fullStr As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
title_full_unstemmed As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
title_sort As bibliotecas escolares e o papel do bibliotecário
author Dagge, Artur Filipe Morgado
author_facet Dagge, Artur Filipe Morgado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dagge, Artur Filipe Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecas escolares
Biblioteconomia
Ciências Documentais
topic Bibliotecas escolares
Biblioteconomia
Ciências Documentais
description O presente estudo está centrado nas bibliotecas escolares e no papel dos bibliotecários, tendo como objectivo principal conhecer a realidade das bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à Direcção Regional de Educação do Alentejo. Neste sentido visa: 1 - Avaliar as implicações da implementação do programa da Rede de Bibliotecas Escolares no desempenho das bibliotecas escolares e nas dinâmicas internas das escolas pertencentes à Direcção Regional de Educação do Alentejo. 1. 1 - Conhecer a realidade das bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à DREA no que diz respeito à organização e utilização do espaço, recursos humanos e materiais, formação do pessoal docente e não docente, funcionamento e dinamização, dimensão e tratamento dos fundos documentais e investimentos realizados. 1.2- Comparar as bibliotecas das escolas básicas dos 2° e 3° ciclos e secundárias pertencentes à DREA integradas na Rede de Bibliotecas Escolares com as bibliotecas das escolas dos 2° e 3° ciclos e secundárias da DREA não integradas na RBE. 2 - Contribuir para a definição do papel e do perfil do bibliotecário escolar. 2.1- Compreender os seus percursos profissionais e formativos em articulação com as condições de existência e funcionamento das bibliotecas escolares. 3 -Proceder à revisão dos estudos no âmbito das bibliotecas escolares, sistematizando a informação produzida em Portugal. /*** Abstract - This essay is focused on school libraries and the role of the librarians. Its main purpose is to know the reality of the school libraries in Alentejo. So, it trios: 1 - To evaluate the implications of the implementation of the program of the School Libraries Network as far as the performance of the school libraries in Alentejo is concerned. 1.1- To get to know the reality of school libraries in Alentejo, namely their organization, human and material resources, training of the teaching and assisting staff, functioning and dynamism, dimension and treatment of the bibliographic collections and investments. 1.2- To compare the school libraries in Alentejo that were included in the School Libraries Network with those that have not been included yet. 2 - To contribute to the definition of the role and the profile of school librarians. 2.1- To understand their professional and formative trajectories, trying to relate them with the existing and functioning conditions of school libraries. 3 - To revise the studies related with school libraries, organizing the information produced in Portugal.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T09:34:21Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15115
http://hdl.handle.net/10174/15115
url http://hdl.handle.net/10174/15115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
teses@bib.uevora.pt
736
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136563008897024