Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/8264 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química |
id |
RCAP_977990de3b6cd40121d9d6b7cd9bbb69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/8264 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacionalCiências Físico-QuímicasSociedade tecnologia e ciênciaEducação e formação de adultosEnsino das ciências a alunos adultosRelatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de QuímicaNo âmbito do mestrado em Ensino da Física e da Química, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, realizei um estágio na Escola Secundária Luís de Freitas Branco (ESLFB), orientado pelo Professor Doutor Vitor Teodoro e pela professora Cecília Silva. Leccionei Ciências Físico-Químicas ao 7.ºano e STC a cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) Neste grande desafio, procurei garantir um ensino individualizado, promovendo a autonomia dos alunos. Visando alcançar este objectivo, dinamizei outras actividades como o Clube de Astronomia e colaborei em diferentes projectos, dos quais resultou o reconhecimento internacional da Escola. Com o projecto “Xpermania IV”, os alunos tomaram contacto com diferentes Cientistas portugueses e com os diversos ramos de investigação, em Portugal. Colaborei, ainda, no projecto “Dez Dedos de conversa”, dinamizando workshops. Simultaneamente, no decorrer das actividades lectivas, realizei um estudo, procurando conhecer e analisar as motivações e interesses dos alunos adultos para a aprendizagem da Física e da Química. O estudo de caso afigurou-se a perspectiva metodológica mais adequada, centrado em dois cursos EFA. As técnicas de recolha de dados aplicadas foram: o inquérito por questionário; o inquérito por entrevista e observações directas. De acordo com os percursos escolares dos formandos, o contacto com a disciplina de Ciências Físico-Químicas, globalmente, pode considerar-se positivo, no entanto o programa não corresponde de forma adequada às suas expectativas e interesses, devido ao grau de dificuldade, à falta de prérequisitos em Matemática e Português e a um ensino pouco centrado no aluno. Ficou evidente que para os formandos, os conteúdos da Física e de Química são relevantes, quer na perspectiva do seu quotidiano, quer no seu desempenho profissional. Maioritariamente, os entrevistados apontaram como estratégias mais adequadas para a área de STC, abordagens directamente relacionadas com situações/problemas do quotidiano, seguido das aulas práticas, workshops e visitas de estudo.Faculdade de Ciências e TecnologiaTeodoro, VítorAlves, Mariana GaioRUNPeça, Inês Isabel Silva Nobre2012-12-03T11:03:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:49Zoai:run.unl.pt:10362/8264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:05.798433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional |
title |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional |
spellingShingle |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional Peça, Inês Isabel Silva Nobre Ciências Físico-Químicas Sociedade tecnologia e ciência Educação e formação de adultos Ensino das ciências a alunos adultos |
title_short |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional |
title_full |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional |
title_fullStr |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional |
title_sort |
Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional |
author |
Peça, Inês Isabel Silva Nobre |
author_facet |
Peça, Inês Isabel Silva Nobre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teodoro, Vítor Alves, Mariana Gaio RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peça, Inês Isabel Silva Nobre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Físico-Químicas Sociedade tecnologia e ciência Educação e formação de adultos Ensino das ciências a alunos adultos |
topic |
Ciências Físico-Químicas Sociedade tecnologia e ciência Educação e formação de adultos Ensino das ciências a alunos adultos |
description |
Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-03T11:03:35Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/8264 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/8264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137827165831168 |