Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peça, Inês Isabel Silva Nobre
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/8264
Resumo: Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química
id RCAP_977990de3b6cd40121d9d6b7cd9bbb69
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/8264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacionalCiências Físico-QuímicasSociedade tecnologia e ciênciaEducação e formação de adultosEnsino das ciências a alunos adultosRelatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de QuímicaNo âmbito do mestrado em Ensino da Física e da Química, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, realizei um estágio na Escola Secundária Luís de Freitas Branco (ESLFB), orientado pelo Professor Doutor Vitor Teodoro e pela professora Cecília Silva. Leccionei Ciências Físico-Químicas ao 7.ºano e STC a cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) Neste grande desafio, procurei garantir um ensino individualizado, promovendo a autonomia dos alunos. Visando alcançar este objectivo, dinamizei outras actividades como o Clube de Astronomia e colaborei em diferentes projectos, dos quais resultou o reconhecimento internacional da Escola. Com o projecto “Xpermania IV”, os alunos tomaram contacto com diferentes Cientistas portugueses e com os diversos ramos de investigação, em Portugal. Colaborei, ainda, no projecto “Dez Dedos de conversa”, dinamizando workshops. Simultaneamente, no decorrer das actividades lectivas, realizei um estudo, procurando conhecer e analisar as motivações e interesses dos alunos adultos para a aprendizagem da Física e da Química. O estudo de caso afigurou-se a perspectiva metodológica mais adequada, centrado em dois cursos EFA. As técnicas de recolha de dados aplicadas foram: o inquérito por questionário; o inquérito por entrevista e observações directas. De acordo com os percursos escolares dos formandos, o contacto com a disciplina de Ciências Físico-Químicas, globalmente, pode considerar-se positivo, no entanto o programa não corresponde de forma adequada às suas expectativas e interesses, devido ao grau de dificuldade, à falta de prérequisitos em Matemática e Português e a um ensino pouco centrado no aluno. Ficou evidente que para os formandos, os conteúdos da Física e de Química são relevantes, quer na perspectiva do seu quotidiano, quer no seu desempenho profissional. Maioritariamente, os entrevistados apontaram como estratégias mais adequadas para a área de STC, abordagens directamente relacionadas com situações/problemas do quotidiano, seguido das aulas práticas, workshops e visitas de estudo.Faculdade de Ciências e TecnologiaTeodoro, VítorAlves, Mariana GaioRUNPeça, Inês Isabel Silva Nobre2012-12-03T11:03:35Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/8264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:49Zoai:run.unl.pt:10362/8264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:05.798433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
title Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
spellingShingle Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
Peça, Inês Isabel Silva Nobre
Ciências Físico-Químicas
Sociedade tecnologia e ciência
Educação e formação de adultos
Ensino das ciências a alunos adultos
title_short Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
title_full Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
title_fullStr Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
title_full_unstemmed Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
title_sort Relatório de estágio: prática profissional e investigação educacional
author Peça, Inês Isabel Silva Nobre
author_facet Peça, Inês Isabel Silva Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teodoro, Vítor
Alves, Mariana Gaio
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Peça, Inês Isabel Silva Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Físico-Químicas
Sociedade tecnologia e ciência
Educação e formação de adultos
Ensino das ciências a alunos adultos
topic Ciências Físico-Químicas
Sociedade tecnologia e ciência
Educação e formação de adultos
Ensino das ciências a alunos adultos
description Relatório de Estágio apresentado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e de Química
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-03T11:03:35Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/8264
url http://hdl.handle.net/10362/8264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137827165831168