A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147842 |
Resumo: | O presente trabalho trata das reflexões imbricadas na prática compartilhada do curso de Pedagogia, 7ª etapa – o estágio obrigatório. Apresenta os sujeitos e os espaços envolvidos na reflexão do tema. Os referenciais teóricos que se destacam são Paulo Freire, que ressalta a autonomia dos educandos, refletindo sobre a prática docente, Miguel G. Arroyo, que aborda a “humana docência” como forma de realizar um fazer pedagógico mais humano e alegre, Jaqueline Moll, para questionar modelos tradicionais de educação e desafiar novos caminhos e novos espaços educativos na EJA, Clarice Traversini, no uso da expressão docência compartilhada no Brasil para o processo de educação inclusiva; e, Antônio Nóvoa, para enfatizar a fundamental importância da docência compartilhada para a formação docente. A metodologia baseia-se na pesquisa em fontes primárias, nos seguintes materiais: a revisão de produções acadêmicas, análise do Diário de Classe e entrevistas com quatro colegas do curso de Pedagogia desta Universidade, que realizaram estágio obrigatório com docência compartilhada. Constata-se que as diferentes experiências de compartilhar docência apresentam peculiaridades próprias e particularidades comuns que colaboram diretamente no fazer pedagógico do processo de ensino e aprendizagem e para a formação docente. Neste trabalho, destacam-se as seguintes peculiaridades da experiência do estágio: as vivências acadêmicas, as intervenções pedagógicas, a inclusão e a avaliação. Finaliza-se com a retomada das ideias principais e o convite às novas perspectivas para a educação. |
id |
UFRGS-2_1a075afdfb76cd1e200469bfd6171743 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147842 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Rosângela Cardoso deMachado, Carmem Lucia Bezerra2016-08-31T02:18:19Z2016http://hdl.handle.net/10183/147842001000054O presente trabalho trata das reflexões imbricadas na prática compartilhada do curso de Pedagogia, 7ª etapa – o estágio obrigatório. Apresenta os sujeitos e os espaços envolvidos na reflexão do tema. Os referenciais teóricos que se destacam são Paulo Freire, que ressalta a autonomia dos educandos, refletindo sobre a prática docente, Miguel G. Arroyo, que aborda a “humana docência” como forma de realizar um fazer pedagógico mais humano e alegre, Jaqueline Moll, para questionar modelos tradicionais de educação e desafiar novos caminhos e novos espaços educativos na EJA, Clarice Traversini, no uso da expressão docência compartilhada no Brasil para o processo de educação inclusiva; e, Antônio Nóvoa, para enfatizar a fundamental importância da docência compartilhada para a formação docente. A metodologia baseia-se na pesquisa em fontes primárias, nos seguintes materiais: a revisão de produções acadêmicas, análise do Diário de Classe e entrevistas com quatro colegas do curso de Pedagogia desta Universidade, que realizaram estágio obrigatório com docência compartilhada. Constata-se que as diferentes experiências de compartilhar docência apresentam peculiaridades próprias e particularidades comuns que colaboram diretamente no fazer pedagógico do processo de ensino e aprendizagem e para a formação docente. Neste trabalho, destacam-se as seguintes peculiaridades da experiência do estágio: as vivências acadêmicas, as intervenções pedagógicas, a inclusão e a avaliação. Finaliza-se com a retomada das ideias principais e o convite às novas perspectivas para a educação.application/pdfporEducação de jovens e adultosAlunoFormação de professoresA experiência da formação na docência compartilhada em EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000054.pdf001000054.pdfTexto completoapplication/pdf697272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/1/001000054.pdf446ce811b85fff1919ad431da9b0c2ccMD51TEXT001000054.pdf.txt001000054.pdf.txtExtracted Texttext/plain105420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/2/001000054.pdf.txtfdc86adce7e18a81ae3de156b79ef34bMD52THUMBNAIL001000054.pdf.jpg001000054.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/3/001000054.pdf.jpg42ee7ac10d66f218d36b6c8e1f9dcdccMD5310183/1478422018-10-29 08:45:29.146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147842Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T11:45:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência da formação na docência compartilhada em EJA |
title |
A experiência da formação na docência compartilhada em EJA |
spellingShingle |
A experiência da formação na docência compartilhada em EJA Oliveira, Rosângela Cardoso de Educação de jovens e adultos Aluno Formação de professores |
title_short |
A experiência da formação na docência compartilhada em EJA |
title_full |
A experiência da formação na docência compartilhada em EJA |
title_fullStr |
A experiência da formação na docência compartilhada em EJA |
title_full_unstemmed |
A experiência da formação na docência compartilhada em EJA |
title_sort |
A experiência da formação na docência compartilhada em EJA |
author |
Oliveira, Rosângela Cardoso de |
author_facet |
Oliveira, Rosângela Cardoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosângela Cardoso de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Carmem Lucia Bezerra |
contributor_str_mv |
Machado, Carmem Lucia Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Aluno Formação de professores |
topic |
Educação de jovens e adultos Aluno Formação de professores |
description |
O presente trabalho trata das reflexões imbricadas na prática compartilhada do curso de Pedagogia, 7ª etapa – o estágio obrigatório. Apresenta os sujeitos e os espaços envolvidos na reflexão do tema. Os referenciais teóricos que se destacam são Paulo Freire, que ressalta a autonomia dos educandos, refletindo sobre a prática docente, Miguel G. Arroyo, que aborda a “humana docência” como forma de realizar um fazer pedagógico mais humano e alegre, Jaqueline Moll, para questionar modelos tradicionais de educação e desafiar novos caminhos e novos espaços educativos na EJA, Clarice Traversini, no uso da expressão docência compartilhada no Brasil para o processo de educação inclusiva; e, Antônio Nóvoa, para enfatizar a fundamental importância da docência compartilhada para a formação docente. A metodologia baseia-se na pesquisa em fontes primárias, nos seguintes materiais: a revisão de produções acadêmicas, análise do Diário de Classe e entrevistas com quatro colegas do curso de Pedagogia desta Universidade, que realizaram estágio obrigatório com docência compartilhada. Constata-se que as diferentes experiências de compartilhar docência apresentam peculiaridades próprias e particularidades comuns que colaboram diretamente no fazer pedagógico do processo de ensino e aprendizagem e para a formação docente. Neste trabalho, destacam-se as seguintes peculiaridades da experiência do estágio: as vivências acadêmicas, as intervenções pedagógicas, a inclusão e a avaliação. Finaliza-se com a retomada das ideias principais e o convite às novas perspectivas para a educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T02:18:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147842 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001000054 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147842 |
identifier_str_mv |
001000054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/1/001000054.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/2/001000054.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/3/001000054.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
446ce811b85fff1919ad431da9b0c2cc fdc86adce7e18a81ae3de156b79ef34b 42ee7ac10d66f218d36b6c8e1f9dcdcc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724610241626112 |