A experiência da formação na docência compartilhada em EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosângela Cardoso de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147842
Resumo: O presente trabalho trata das reflexões imbricadas na prática compartilhada do curso de Pedagogia, 7ª etapa – o estágio obrigatório. Apresenta os sujeitos e os espaços envolvidos na reflexão do tema. Os referenciais teóricos que se destacam são Paulo Freire, que ressalta a autonomia dos educandos, refletindo sobre a prática docente, Miguel G. Arroyo, que aborda a “humana docência” como forma de realizar um fazer pedagógico mais humano e alegre, Jaqueline Moll, para questionar modelos tradicionais de educação e desafiar novos caminhos e novos espaços educativos na EJA, Clarice Traversini, no uso da expressão docência compartilhada no Brasil para o processo de educação inclusiva; e, Antônio Nóvoa, para enfatizar a fundamental importância da docência compartilhada para a formação docente. A metodologia baseia-se na pesquisa em fontes primárias, nos seguintes materiais: a revisão de produções acadêmicas, análise do Diário de Classe e entrevistas com quatro colegas do curso de Pedagogia desta Universidade, que realizaram estágio obrigatório com docência compartilhada. Constata-se que as diferentes experiências de compartilhar docência apresentam peculiaridades próprias e particularidades comuns que colaboram diretamente no fazer pedagógico do processo de ensino e aprendizagem e para a formação docente. Neste trabalho, destacam-se as seguintes peculiaridades da experiência do estágio: as vivências acadêmicas, as intervenções pedagógicas, a inclusão e a avaliação. Finaliza-se com a retomada das ideias principais e o convite às novas perspectivas para a educação.
id UFRGS-2_1a075afdfb76cd1e200469bfd6171743
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147842
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Rosângela Cardoso deMachado, Carmem Lucia Bezerra2016-08-31T02:18:19Z2016http://hdl.handle.net/10183/147842001000054O presente trabalho trata das reflexões imbricadas na prática compartilhada do curso de Pedagogia, 7ª etapa – o estágio obrigatório. Apresenta os sujeitos e os espaços envolvidos na reflexão do tema. Os referenciais teóricos que se destacam são Paulo Freire, que ressalta a autonomia dos educandos, refletindo sobre a prática docente, Miguel G. Arroyo, que aborda a “humana docência” como forma de realizar um fazer pedagógico mais humano e alegre, Jaqueline Moll, para questionar modelos tradicionais de educação e desafiar novos caminhos e novos espaços educativos na EJA, Clarice Traversini, no uso da expressão docência compartilhada no Brasil para o processo de educação inclusiva; e, Antônio Nóvoa, para enfatizar a fundamental importância da docência compartilhada para a formação docente. A metodologia baseia-se na pesquisa em fontes primárias, nos seguintes materiais: a revisão de produções acadêmicas, análise do Diário de Classe e entrevistas com quatro colegas do curso de Pedagogia desta Universidade, que realizaram estágio obrigatório com docência compartilhada. Constata-se que as diferentes experiências de compartilhar docência apresentam peculiaridades próprias e particularidades comuns que colaboram diretamente no fazer pedagógico do processo de ensino e aprendizagem e para a formação docente. Neste trabalho, destacam-se as seguintes peculiaridades da experiência do estágio: as vivências acadêmicas, as intervenções pedagógicas, a inclusão e a avaliação. Finaliza-se com a retomada das ideias principais e o convite às novas perspectivas para a educação.application/pdfporEducação de jovens e adultosAlunoFormação de professoresA experiência da formação na docência compartilhada em EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000054.pdf001000054.pdfTexto completoapplication/pdf697272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/1/001000054.pdf446ce811b85fff1919ad431da9b0c2ccMD51TEXT001000054.pdf.txt001000054.pdf.txtExtracted Texttext/plain105420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/2/001000054.pdf.txtfdc86adce7e18a81ae3de156b79ef34bMD52THUMBNAIL001000054.pdf.jpg001000054.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/3/001000054.pdf.jpg42ee7ac10d66f218d36b6c8e1f9dcdccMD5310183/1478422018-10-29 08:45:29.146oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147842Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T11:45:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
title A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
spellingShingle A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
Oliveira, Rosângela Cardoso de
Educação de jovens e adultos
Aluno
Formação de professores
title_short A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
title_full A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
title_fullStr A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
title_full_unstemmed A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
title_sort A experiência da formação na docência compartilhada em EJA
author Oliveira, Rosângela Cardoso de
author_facet Oliveira, Rosângela Cardoso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosângela Cardoso de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Carmem Lucia Bezerra
contributor_str_mv Machado, Carmem Lucia Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Aluno
Formação de professores
topic Educação de jovens e adultos
Aluno
Formação de professores
description O presente trabalho trata das reflexões imbricadas na prática compartilhada do curso de Pedagogia, 7ª etapa – o estágio obrigatório. Apresenta os sujeitos e os espaços envolvidos na reflexão do tema. Os referenciais teóricos que se destacam são Paulo Freire, que ressalta a autonomia dos educandos, refletindo sobre a prática docente, Miguel G. Arroyo, que aborda a “humana docência” como forma de realizar um fazer pedagógico mais humano e alegre, Jaqueline Moll, para questionar modelos tradicionais de educação e desafiar novos caminhos e novos espaços educativos na EJA, Clarice Traversini, no uso da expressão docência compartilhada no Brasil para o processo de educação inclusiva; e, Antônio Nóvoa, para enfatizar a fundamental importância da docência compartilhada para a formação docente. A metodologia baseia-se na pesquisa em fontes primárias, nos seguintes materiais: a revisão de produções acadêmicas, análise do Diário de Classe e entrevistas com quatro colegas do curso de Pedagogia desta Universidade, que realizaram estágio obrigatório com docência compartilhada. Constata-se que as diferentes experiências de compartilhar docência apresentam peculiaridades próprias e particularidades comuns que colaboram diretamente no fazer pedagógico do processo de ensino e aprendizagem e para a formação docente. Neste trabalho, destacam-se as seguintes peculiaridades da experiência do estágio: as vivências acadêmicas, as intervenções pedagógicas, a inclusão e a avaliação. Finaliza-se com a retomada das ideias principais e o convite às novas perspectivas para a educação.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147842
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000054
url http://hdl.handle.net/10183/147842
identifier_str_mv 001000054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/1/001000054.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/2/001000054.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147842/3/001000054.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 446ce811b85fff1919ad431da9b0c2cc
fdc86adce7e18a81ae3de156b79ef34b
42ee7ac10d66f218d36b6c8e1f9dcdcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724610241626112