Organização dos tempos de estudo em jovens adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4878 |
Resumo: | Este artigo baseia-se num estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada na Universidade de Lisboa, com o título Organização dos Tempos de Estudo em Alunos dos Ensinos Básico e Secundário, sendo orientada pelo segundo autor. |
id |
RCAP_97a2a0aac21fb058d20e8139929d6aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4878 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultosGestão do tempo académicoMétodos de estudoAuto-regulação no estudoEste artigo baseia-se num estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada na Universidade de Lisboa, com o título Organização dos Tempos de Estudo em Alunos dos Ensinos Básico e Secundário, sendo orientada pelo segundo autor.O presente estudo teve como objectivo geral analisar as competências de organização dos tempos de estudo em alunos do 3.º ciclo dos ensinos básico e secundário. Foram colocadas várias questões de estudo específicas relativas à gestão do tempo académico (GTA) em função de variáveis pessoais, escolares e familiares. A amostra foi constituída por 705 alunos, de ambos os géneros. Como instrumento para avaliar a gestão do tempo académico foi utilizado o Time Management Questionnaire. A análise dos resultados permitiu observar quantidades específicas de alunos com baixas e altas competências na organização dos tempos escolares, e encontrar relações entre as dimensões da gestão do tempo académico e variáveis de natureza pessoal. Os resultados reflectem os contextos de vida e aproximam-se de estudos algo similares.Repositório da Universidade de LisboaMelim, Ana CristinaVeiga, Feliciano Henriques2012-01-13T13:42:55Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4878porRevista GalegoPortuguesa de Psicoloxía e Educación, Universidad da Coruñainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:22.788449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos |
title |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos |
spellingShingle |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos Melim, Ana Cristina Gestão do tempo académico Métodos de estudo Auto-regulação no estudo |
title_short |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos |
title_full |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos |
title_fullStr |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos |
title_full_unstemmed |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos |
title_sort |
Organização dos tempos de estudo em jovens adultos |
author |
Melim, Ana Cristina |
author_facet |
Melim, Ana Cristina Veiga, Feliciano Henriques |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Feliciano Henriques |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melim, Ana Cristina Veiga, Feliciano Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do tempo académico Métodos de estudo Auto-regulação no estudo |
topic |
Gestão do tempo académico Métodos de estudo Auto-regulação no estudo |
description |
Este artigo baseia-se num estudo realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação do primeiro autor, cuja dissertação foi apresentada na Universidade de Lisboa, com o título Organização dos Tempos de Estudo em Alunos dos Ensinos Básico e Secundário, sendo orientada pelo segundo autor. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2012-01-13T13:42:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4878 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista GalegoPortuguesa de Psicoloxía e Educación, Universidad da Coruña |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134191446654976 |