Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693 |
Resumo: | O artigo problematiza as práticas de gestão e acadêmicas relacionadas tanto à qualidade quanto à inclusão desse novo perfil nos cursos de graduação. A pesquisa está fundamentada em revisão bibliográfica e normativas das políticas de avaliação e regulação. No nível nacional, mostra a centralidade dos indicadores de qualidade do Enade na avaliação e regulação dos cursos e IES. No nível institucional, as evidências indicam que esses resultados são pouco utilizados numa gestão pedagógica que inclua o novo perfil dos estudantes. |
id |
UFRGS-22_e4b87331d81eb432ef53f4e42ba4ef6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/122693 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos EstudantesNova Gestão Pública. Avaliação. Regulação. Gestão Acadêmica. Perfil do Estudante.O artigo problematiza as práticas de gestão e acadêmicas relacionadas tanto à qualidade quanto à inclusão desse novo perfil nos cursos de graduação. A pesquisa está fundamentada em revisão bibliográfica e normativas das políticas de avaliação e regulação. No nível nacional, mostra a centralidade dos indicadores de qualidade do Enade na avaliação e regulação dos cursos e IES. No nível institucional, as evidências indicam que esses resultados são pouco utilizados numa gestão pedagógica que inclua o novo perfil dos estudantes. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12269310.21573/vol38n002022.122693REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693/86627Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Ana Lúcia CunhaSousa, José Vieira dePeixoto, Maria do Carmo de LacerdaMeneghel, Stela Maria2023-05-15T11:59:04Zoai:seer.ufrgs.br:article/122693Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T11:59:04Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes |
title |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes |
spellingShingle |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes Duarte, Ana Lúcia Cunha Nova Gestão Pública. Avaliação. Regulação. Gestão Acadêmica. Perfil do Estudante. |
title_short |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes |
title_full |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes |
title_fullStr |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes |
title_full_unstemmed |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes |
title_sort |
Nova Gestão Pública, Qualidade da Educação Superior e o Novo Perfil Dos Estudantes |
author |
Duarte, Ana Lúcia Cunha |
author_facet |
Duarte, Ana Lúcia Cunha Sousa, José Vieira de Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda Meneghel, Stela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, José Vieira de Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda Meneghel, Stela Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Ana Lúcia Cunha Sousa, José Vieira de Peixoto, Maria do Carmo de Lacerda Meneghel, Stela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Nova Gestão Pública. Avaliação. Regulação. Gestão Acadêmica. Perfil do Estudante. |
topic |
Nova Gestão Pública. Avaliação. Regulação. Gestão Acadêmica. Perfil do Estudante. |
description |
O artigo problematiza as práticas de gestão e acadêmicas relacionadas tanto à qualidade quanto à inclusão desse novo perfil nos cursos de graduação. A pesquisa está fundamentada em revisão bibliográfica e normativas das políticas de avaliação e regulação. No nível nacional, mostra a centralidade dos indicadores de qualidade do Enade na avaliação e regulação dos cursos e IES. No nível institucional, as evidências indicam que esses resultados são pouco utilizados numa gestão pedagógica que inclua o novo perfil dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693 10.21573/vol38n002022.122693 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol38n002022.122693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122693/86627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372986650624 |