Transformações de gráficos de funções e comunicação matemática com recurso ao dual GeoGebra-smartphone
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34877 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar se a utilização do smartphone em combinação com o GeoGebra, designado de dual, para apoio da resolução de tarefas desafiantes é facilitadora do estabelecimento de relações entre gráficos de funções e respetivas transformações geométricas, bem como da melhoria da comunicação matemática. O estudo de caso qualitativo realizou-se numa turma do 10.º ano do curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas de uma escola no litoral norte, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas utilizadas para a recolha de dados neste estudo foram: a recolha documental e a observação. A análise de conteúdo a que os dados foram sujeitos permitiram concluir que o dual foi facilitador do estabelecimento de relações entre gráficos de funções e respetivas transformações geométricas, bem como da melhoria da comunicação matemática. |
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Transformações de gráficos de funções e comunicação matemática com recurso ao dual GeoGebra-smartphoneGeoGebraSmartphoneTransformações geométricas de gráficos de funçõesComunicação matemáticaEste trabalho tem como objetivo analisar se a utilização do smartphone em combinação com o GeoGebra, designado de dual, para apoio da resolução de tarefas desafiantes é facilitadora do estabelecimento de relações entre gráficos de funções e respetivas transformações geométricas, bem como da melhoria da comunicação matemática. O estudo de caso qualitativo realizou-se numa turma do 10.º ano do curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas de uma escola no litoral norte, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas utilizadas para a recolha de dados neste estudo foram: a recolha documental e a observação. A análise de conteúdo a que os dados foram sujeitos permitiram concluir que o dual foi facilitador do estabelecimento de relações entre gráficos de funções e respetivas transformações geométricas, bem como da melhoria da comunicação matemática.This paper aims to analyse whether the use of the smartphone in combination with GeoGebra, called dual, to support the resolution of challenging tasks facilitates the establishment of relationships between function graphs and their geometric transformations, as well as improving mathematical communication. The qualitative case study was carried out in a 10th grade class of the scientific-humanistic course of Socioeconomic Sciences of a school in the north coast, in which the curricular unit of Supervised Teaching Practice was developed. The techniques used for data collection in this study were: documental collection and observation. The content analysis of the data allowed us to conclude that dual facilitated the establishment of relationships between function graphs and their geometric transformations, as well as improved mathematical communication.2022-10-06T10:39:22Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34877porOliveira, Jorge Paulo Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:07Zoai:ria.ua.pt:10773/34877Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:59.630600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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