Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Guimarães da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4882
Resumo: Alongside with school life, the students face many calculations and mathematical topics and, besides the joy and pleasure for Math of each one of then, it is important to modify the teaching method, fitting into the actual world in which we live, for this matter the interest for Math can be renewed, especially from the students who say (at first) that they don t like it. This change can be seen in the Math s book and in the evolution of the methods of teaching functions, as it can be seen in this work. Many published studies and papers pay attention to how to teach Math in a different way, using computer apps, origami, games e many ludic activities. Taking into consideration the technological evolution, especially in cellphones, making then smartphones, the author of the work has decided that maybe it can be possible, pleasurable, didactic and refreshing to use an app already known by a lot of teachers, the GeoGebra, but focused on smartphones. That way, propositions of activities for the 9º grade of the elementary school and 1st grade of the high school, are made and an analysis of the difficulties and the learning that the students receive using that app in the classroom with graph of functions, given that due to an analysis of ENEM and its evolution, it is a recurrent content in this exam
id UERJ_ca180045439d8e3dcc694a059886c598
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/4882
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Barbosa, Augusto Cesar de Castrohttp://lattes.cnpq.br/1734587740129156Concordido, Cláudia Ferreira Reishttp://lattes.cnpq.br/1627234282126631Carneiro, Fernando Antonio de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0280289142260280Busse, Ronaldo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4446533675357859http://lattes.cnpq.br/6838286410319728Silva, Bruno Guimarães da2020-11-08T17:23:35Z2018-04-102018-02-07SILVA, Bruno Guimarães da. Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4882Alongside with school life, the students face many calculations and mathematical topics and, besides the joy and pleasure for Math of each one of then, it is important to modify the teaching method, fitting into the actual world in which we live, for this matter the interest for Math can be renewed, especially from the students who say (at first) that they don t like it. This change can be seen in the Math s book and in the evolution of the methods of teaching functions, as it can be seen in this work. Many published studies and papers pay attention to how to teach Math in a different way, using computer apps, origami, games e many ludic activities. Taking into consideration the technological evolution, especially in cellphones, making then smartphones, the author of the work has decided that maybe it can be possible, pleasurable, didactic and refreshing to use an app already known by a lot of teachers, the GeoGebra, but focused on smartphones. That way, propositions of activities for the 9º grade of the elementary school and 1st grade of the high school, are made and an analysis of the difficulties and the learning that the students receive using that app in the classroom with graph of functions, given that due to an analysis of ENEM and its evolution, it is a recurrent content in this examDurante a vida escolar, os alunos se deparam com diversos cálculos e conteúdos matemáticos e, independente do gosto e prazer pela Matemática de cada um deles, é importante modificar o método de ensino, se adequando ao mundo atual no qual vivemos, para que assim o interesse pela Matemática possa ser renovado, principalmente dos alunos que dizem (a princípio) não gostar da mesma. Esta mudança pode ser percebida nos livros de Matemática e na evolução no método de ensino de funções, como poderá ser visto neste trabalho. Muitos estudos e trabalhos publicados focam em como ensinar Matemática de um jeito diferente, utilizando programas de computador, origamis, jogos e diversas atividades lúdicas. Levando em consideração a evolução tecnológica, principalmente dos celulares, tornando-os smartphones, foi decidido que talvez seja possível, prazeroso, didático e renovador utilizar um aplicativo já conhecido por muitos professores, o GeoGebra, porém focado em smartphones. Assim, são propostas atividades para turmas do 9º do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, e feita uma análise de quais dificuldades e aprendizados os alunos obtiveram utilizando este aplicativo em sala de aula com gráficos de funções, haja vista que devido a uma análise do ENEM e sua evolução, é um conteúdo recorrente neste exameSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:35Z No. of bitstreams: 1 Graficos de funcoes utilizando o Geogebra em smartphones_Biblioteca_final.pdf: 4191789 bytes, checksum: e5a212b2e03df225b660c5cfda22545b (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Graficos de funcoes utilizando o Geogebra em smartphones_Biblioteca_final.pdf: 4191789 bytes, checksum: e5a212b2e03df225b660c5cfda22545b (MD5) Previous issue date: 2018-02-07Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaGeoGebraSmartphonesGraphGeoGebraSmartphonesGráficosFunções (Matemática) - Estudo e ensinoÁlgebra - Métodos gráficosNovas tecnologiasEnsino auxiliado por computadorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAGráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphonesGraph of functions using the GeoGebra in smartphonesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALGraficos de funcoes utilizando o Geogebra em smartphones_Biblioteca_final.pdfapplication/pdf4191789http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4882/1/Graficos+de+funcoes+utilizando+o+Geogebra+em+smartphones_Biblioteca_final.pdfe5a212b2e03df225b660c5cfda22545bMD511/48822024-02-27 15:41:06.79oai:www.bdtd.uerj.br:1/4882Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Graph of functions using the GeoGebra in smartphones
title Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones
spellingShingle Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones
Silva, Bruno Guimarães da
GeoGebra
Smartphones
Graph
GeoGebra
Smartphones
Gráficos
Funções (Matemática) - Estudo e ensino
Álgebra - Métodos gráficos
Novas tecnologias
Ensino auxiliado por computador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones
title_full Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones
title_fullStr Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones
title_full_unstemmed Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones
title_sort Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones
author Silva, Bruno Guimarães da
author_facet Silva, Bruno Guimarães da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Augusto Cesar de Castro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1734587740129156
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1627234282126631
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carneiro, Fernando Antonio de Araújo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0280289142260280
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Busse, Ronaldo da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4446533675357859
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6838286410319728
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Guimarães da
contributor_str_mv Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Carneiro, Fernando Antonio de Araújo
Busse, Ronaldo da Silva
dc.subject.eng.fl_str_mv GeoGebra
Smartphones
Graph
topic GeoGebra
Smartphones
Graph
GeoGebra
Smartphones
Gráficos
Funções (Matemática) - Estudo e ensino
Álgebra - Métodos gráficos
Novas tecnologias
Ensino auxiliado por computador
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv GeoGebra
Smartphones
Gráficos
Funções (Matemática) - Estudo e ensino
Álgebra - Métodos gráficos
Novas tecnologias
Ensino auxiliado por computador
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Alongside with school life, the students face many calculations and mathematical topics and, besides the joy and pleasure for Math of each one of then, it is important to modify the teaching method, fitting into the actual world in which we live, for this matter the interest for Math can be renewed, especially from the students who say (at first) that they don t like it. This change can be seen in the Math s book and in the evolution of the methods of teaching functions, as it can be seen in this work. Many published studies and papers pay attention to how to teach Math in a different way, using computer apps, origami, games e many ludic activities. Taking into consideration the technological evolution, especially in cellphones, making then smartphones, the author of the work has decided that maybe it can be possible, pleasurable, didactic and refreshing to use an app already known by a lot of teachers, the GeoGebra, but focused on smartphones. That way, propositions of activities for the 9º grade of the elementary school and 1st grade of the high school, are made and an analysis of the difficulties and the learning that the students receive using that app in the classroom with graph of functions, given that due to an analysis of ENEM and its evolution, it is a recurrent content in this exam
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-08T17:23:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Bruno Guimarães da. Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4882
identifier_str_mv SILVA, Bruno Guimarães da. Gráficos de funções utilizando o GeoGebra em smartphones. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4882/1/Graficos+de+funcoes+utilizando+o+Geogebra+em+smartphones_Biblioteca_final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5a212b2e03df225b660c5cfda22545b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728614935232512