A educação da criança sobredotada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/2953 |
Resumo: | De uma forma mais descritiva que analítica, e privilegiando os contextos escolares de educação, aborda-se neste texto a problemática da educação dos alunos sobredotados. Movidos por uma perspectiva “integrativa” destes alunos no seio da escola, o que desde logo implica um atendimento individualizado, procura-se com este texto sensibilizar os educadores para a pertinência da problemática e para algumas mudanças atitudinais no domínio. Algumas dificuldades sócio-culturais são apontadas a uma análise mais “natural” do assunto, descrevendo-se o quanto isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento e a educação da criança. |
id |
RCAP_97a725203f0fef08c1a731cf475a195f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2953 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação da criança sobredotadaA necessidade social de um atendimento diferenciadoEducaçãoSobredotaçãoNecessidades educativasDe uma forma mais descritiva que analítica, e privilegiando os contextos escolares de educação, aborda-se neste texto a problemática da educação dos alunos sobredotados. Movidos por uma perspectiva “integrativa” destes alunos no seio da escola, o que desde logo implica um atendimento individualizado, procura-se com este texto sensibilizar os educadores para a pertinência da problemática e para algumas mudanças atitudinais no domínio. Algumas dificuldades sócio-culturais são apontadas a uma análise mais “natural” do assunto, descrevendo-se o quanto isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento e a educação da criança.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoMettrau, MarsylAlmeida, Leandro S.19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/2953por"Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 7:1/2 (1994) 5-13.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/2953Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:12.715960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação da criança sobredotada A necessidade social de um atendimento diferenciado |
title |
A educação da criança sobredotada |
spellingShingle |
A educação da criança sobredotada Mettrau, Marsyl Educação Sobredotação Necessidades educativas |
title_short |
A educação da criança sobredotada |
title_full |
A educação da criança sobredotada |
title_fullStr |
A educação da criança sobredotada |
title_full_unstemmed |
A educação da criança sobredotada |
title_sort |
A educação da criança sobredotada |
author |
Mettrau, Marsyl |
author_facet |
Mettrau, Marsyl Almeida, Leandro S. |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Leandro S. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mettrau, Marsyl Almeida, Leandro S. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sobredotação Necessidades educativas |
topic |
Educação Sobredotação Necessidades educativas |
description |
De uma forma mais descritiva que analítica, e privilegiando os contextos escolares de educação, aborda-se neste texto a problemática da educação dos alunos sobredotados. Movidos por uma perspectiva “integrativa” destes alunos no seio da escola, o que desde logo implica um atendimento individualizado, procura-se com este texto sensibilizar os educadores para a pertinência da problemática e para algumas mudanças atitudinais no domínio. Algumas dificuldades sócio-culturais são apontadas a uma análise mais “natural” do assunto, descrevendo-se o quanto isso pode ser prejudicial para o desenvolvimento e a educação da criança. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/2953 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/2953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 7:1/2 (1994) 5-13. 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132360950677504 |