Sinalização de alunos sobredotados: proposta de um instrumento para a nomeação pelos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Teresa Mafalda Silva Fernandes Cunha
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2673
Resumo: O apoio aos alunos sobredotados é um cuidado fundamental a considerar em qualquer sistema educativo. Para garantir uma intervenção psicoeducativa eficaz importa proceder a uma sinalização e avaliação adequadas. A literatura aponta para a escassa (in)formação dos professores sobre o tema, apesar de se reconhecer o seu importante contributo neste processo, assim como a falta de instrumentos, que permitam auxiliar os profissionais na identificação destes alunos. O desenvolvimento deste trabalho decorreu de uma necessidade de dar resposta a um projeto a implementar numa escola, tendo em vista o atendimento a alunos com altas habilidades e talento. Num primeiro momento, considerou-se a aplicação da BISAS/T-HC/A, tendo sido analisadas as características psicométricas, no entanto avançou-se num segundo momento para a construção de um novo questionário, que permitisse mais facilmente contornar as dificuldades encontradas. Os principais objetivos deste trabalho consistem na apresentação do Questionário de Sinalização de Alunos com Características de Sobredotação (QSACS), assim como na análise comparativa entre os resultados obtidos com a aplicação deste instrumento e outras medidas utilizadas na identificação destes alunos, junto de 75 participantes, dos quais 46.7% são do sexo masculino e 53.3% do sexo feminino, com uma média de idades de 14.3 anos (DP=1.6). Verificaram-se correlações positivas significativas entre as três subescalas do QSACS e duas provas da BPR e a subescala Cognição da BISAS/T-AA, porém averiguou-se uma fraca convergência existente entre os instrumentos utilizados, na medida, em que poucos foram os alunos sinalizados em todas as provas, atendendo aos critérios de seleção, para as três áreas avaliadas. Conclui-se que a informação fornecida pelos professores através do QSACS pode ser útil no processo de sinalização de alunos sobredotados, complementarmente a outras formas de avaliação. Também a formação destes agentes educativos é fundamental para a devida eficácia do seu papel, tanto na identificação como no atendimento educativo dos alunos sobredotados e com talento.
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Num primeiro momento, considerou-se a aplicação da BISAS/T-HC/A, tendo sido analisadas as características psicométricas, no entanto avançou-se num segundo momento para a construção de um novo questionário, que permitisse mais facilmente contornar as dificuldades encontradas. Os principais objetivos deste trabalho consistem na apresentação do Questionário de Sinalização de Alunos com Características de Sobredotação (QSACS), assim como na análise comparativa entre os resultados obtidos com a aplicação deste instrumento e outras medidas utilizadas na identificação destes alunos, junto de 75 participantes, dos quais 46.7% são do sexo masculino e 53.3% do sexo feminino, com uma média de idades de 14.3 anos (DP=1.6). Verificaram-se correlações positivas significativas entre as três subescalas do QSACS e duas provas da BPR e a subescala Cognição da BISAS/T-AA, porém averiguou-se uma fraca convergência existente entre os instrumentos utilizados, na medida, em que poucos foram os alunos sinalizados em todas as provas, atendendo aos critérios de seleção, para as três áreas avaliadas. Conclui-se que a informação fornecida pelos professores através do QSACS pode ser útil no processo de sinalização de alunos sobredotados, complementarmente a outras formas de avaliação. Também a formação destes agentes educativos é fundamental para a devida eficácia do seu papel, tanto na identificação como no atendimento educativo dos alunos sobredotados e com talento.Support for gifted students is a fundamental caution that needs consideration in any educational system. To ensure an effective psychoeducational intervention it matters to undertake an appropriate review and signage. The literature points to the lack of information and training of teachers on the topic, despite recognizing their important contribution in this process, as well as the lack of tools that enable professionals assist on the identification of these students. The development of this work arose from a need to respond to a project to implement in a school in order to care for students with high abilities and talent. Initially, we considered the application of BISAS/T-HC/A, having been analyzed the psychometric characteristics of this scale, however, in a second moment we advanced to the construction of a new questionnaire, allowing more easily circumvent the difficulties encountered. The main objectives of this paper consists in the presentation of Questionário de Sinalização de Alunos com Características de Sobredotação (QSACS), as well as the comparative analysis between the results obtained with the application of this instrument and other measures used to identify these students, along with 75 participants, of whom 46.7% are male and 53.3% female, with a mean age of 14.3 years (SD = 1.6). There were significant positive correlations between the three subscales of QSACS and two proofs of BPR and the Cognition subscale BISAS/T-AA, but it was examined slight convergence between the instruments used, in the extent that were few students who were signaled in all tests, meeting the selection criteria for the three areas assessed. We conclude that the information provided by teachers through QSACS can be useful in the process of signaling gifted students, in addition to other forms of assessment. Also the formation of these educational agents is critical to the proper performance of its role both in identifying and in providing education of gifted and talented students. cognitive ability, creativity and talent.Oliveira, Ema Patrícia de LimauBibliorumReis, Teresa Mafalda Silva Fernandes Cunha2014-11-21T19:27:45Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2673TID:201276089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:17.435967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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