Emoções no desporto: o que sabemos e o (que sentimos) que julgamos saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cláudia S.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Corte-Real, Nuno, Cruz, José Fernando A., Fonseca, António Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/26394
Resumo: Ao longo das últimas décadas, as emoções assumiram um lugar de pleno direito na investigação em psicologia do desporto, sendo, actualmente, um dos temas mais produtivos da literatura neste domínio. O presente artigo começa por rever algumas questões conceptuais e metodológicas básicas relacionadas com a definição, classificação e avaliação de emoções de emoções, bem como os principais modelos teóricos da relação emoção-rendimento. De seguida, são examinadas as principais tendências da investigação neste domínio (e.g., dimensões das emoções, momentos de avaliação, metodologias de investigação, variáveis moderadoras e mediadoras). Como conclusão, são realçados alguns dos progressos conseguidos até ao momento, destacandose a crescente atenção dada a diferentes emoções discretas positivas e negativas avaliadas em diferentes momentos da competição, com recurso a um cada vez mais vasto leque de instrumentos quantitativos e qualitativos. Adicionalmente, são apresentadas algumas sugestões para a investigação futura.
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spelling Emoções no desporto: o que sabemos e o (que sentimos) que julgamos saberEmotions in sports: what we know and what (we feel) we think we knowEmotionsAthletesSports performanceEmoçõesDesportoRendimentoSocial SciencesAo longo das últimas décadas, as emoções assumiram um lugar de pleno direito na investigação em psicologia do desporto, sendo, actualmente, um dos temas mais produtivos da literatura neste domínio. O presente artigo começa por rever algumas questões conceptuais e metodológicas básicas relacionadas com a definição, classificação e avaliação de emoções de emoções, bem como os principais modelos teóricos da relação emoção-rendimento. De seguida, são examinadas as principais tendências da investigação neste domínio (e.g., dimensões das emoções, momentos de avaliação, metodologias de investigação, variáveis moderadoras e mediadoras). Como conclusão, são realçados alguns dos progressos conseguidos até ao momento, destacandose a crescente atenção dada a diferentes emoções discretas positivas e negativas avaliadas em diferentes momentos da competição, com recurso a um cada vez mais vasto leque de instrumentos quantitativos e qualitativos. Adicionalmente, são apresentadas algumas sugestões para a investigação futura.Over the last decades, emotions have assumed their rightful place in sport psychology research. Emotions are currently one of the most productive themes in the literature in this field. This paper opens by analysing some basic conceptual and methodological issues concerning the definition, classification and assessment of emotions, and it outlines the main theoretical models that link emotions with performance. The paper goes on to examine some of the main research trends in this field (e.g. dimensions of emotions, assessment times, research methodologies, and moderator and mediator variables). To conclude, some of the developments achieved so far in this field are highlighted, namely the growing attention given to different positive and negative discrete emotions, assessed at different competitive moments using a wider range of qualitative and quantitative instruments. Additionally, some fields of future research are suggested.A lo largo de las últimas décadas, las emociones han ocupado un lugar de pleno derecho en la investigación en psicología del deporte, siendo en la actualidad, uno de los temas más productivos de la literatura de este campo. El presente artículo empieza revisando varias cuestiones conceptuales y metodológicas relacionadas con la definición, la clasificación y la evaluación de la s emociones, así como los principales modelos teóricos de relación entre las emociones y el rendimiento. A continuación, se examinan las principales tendencias investigadoras en este campo (p.e., las dimensiones de las emociones; los tiempos de evaluación; los métodos de investigación, o las variables moderadoras y mediadoras). Como conclusión, se subrayan algunos de los progresos conseguidos hasta la fecha, destacándose la creciente atención dirigida a las distintas emociones –consideradas de forma discreta– positivas y negativas evaluadas en diferentes momentos de la competición, utilizando el cada vez más amplio bagaje de instrumentos cualitativos y cuantitativos de instrumentos de evaluación. De forma adicional, se presentan algunas sugerencias para futuras investigaciones.Universitat de Les Islles Baleares - Universitat Autonoma de BarcelonaUniversidade do MinhoDias, Cláudia S.Corte-Real, NunoCruz, José Fernando A.Fonseca, António Manuel2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26394por1132-239Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:35.804472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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