Empowerment para o desenvolvimento emocional da criança: intervenção do EESIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Liliana Rafaela Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49541
Resumo: O presente trabalho integra o relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. A criança depende dos cuidados da família, os quais devem dar resposta às suas necessidades, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis, até que ela consiga alcançar a sua autonomia. A primeira infância consiste num período decisivo, no qual é expectável que a criança adquira o perfil de aptidões que será base para o seu desenvolvimento intelectual, emocional e moral. Emergiu no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil a necessidade de investir na prevenção das perturbações emocionais e de comportamento, sendo inerente avaliações regulares da relação emocional, com base nos cuidados antecipatórios. A aquisição da autorregulação saudável resulta da interação entre os fatores biológicos e o ambiente, contribuindo para melhores níveis de saúde mental e para que a criança apresente rendimento nos domínios social, académico e relacional. Para que este processo evolua predomina o papel do núcleo familiar, com as crianças a aprender sobre emoções através das respostas dos seus pais às suas próprias emoções. Como objetivos transversais a todos os contextos pretende-se desenvolver competências de Enfermeiro Especialista com foco no desenvolvimento emocional da criança e promover a parceria com os pais na otimização desse desenvolvimento. Como resultados e apesar do foco ser o binómio criança-família, neste trabalho predominam intervenções dirigidas aos enfermeiros.
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