Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/27615 |
Resumo: | Um longo, lento e solitário processo caracteriza uma tese de doutorado que muitas vezes é interrompido por fatores externos e/ou internos, levando a uma redução acentuada no número de alunos que frequentam o programa de formação ou a uma conclusão tardia do processo. Neste artigo, apresentamos um conjunto de estratégias metodológicas inovadoras na promoção do Empowerment do estudante de 3º ciclo de estudos (PhD). Estratégias que vão desde a promoção de espaços motivacionais integrativos do estudante; estímulo a grupos informais de pesquisa da iniciativa do estudante na concretização de oportunidades online para o estabelecimento de relações de contato com outros centros de pesquisa e outros estudantes / pesquisadores e criação de atividades de pesquisa de campo, com o objetivo final de sucesso na conclusão de uma tese de doutorado. Neste conjunto de estratégias, incluímos a promoção da participação dos estudantes de doutoramento em eventos científicos internacionais e nacionais, bem como o incentivo à publicação em revistas indexadas e não indexadas e a apresentação de Working Papers. Como exemplo empírico, será apresentado NUDLA / ISCTE - IUL. |
id |
RCAP_97b02c096d9985403f660028edbfc1cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27615 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramentoTese doutoralEstratégiasMetodologias de inovaçãoUm longo, lento e solitário processo caracteriza uma tese de doutorado que muitas vezes é interrompido por fatores externos e/ou internos, levando a uma redução acentuada no número de alunos que frequentam o programa de formação ou a uma conclusão tardia do processo. Neste artigo, apresentamos um conjunto de estratégias metodológicas inovadoras na promoção do Empowerment do estudante de 3º ciclo de estudos (PhD). Estratégias que vão desde a promoção de espaços motivacionais integrativos do estudante; estímulo a grupos informais de pesquisa da iniciativa do estudante na concretização de oportunidades online para o estabelecimento de relações de contato com outros centros de pesquisa e outros estudantes / pesquisadores e criação de atividades de pesquisa de campo, com o objetivo final de sucesso na conclusão de uma tese de doutorado. Neste conjunto de estratégias, incluímos a promoção da participação dos estudantes de doutoramento em eventos científicos internacionais e nacionais, bem como o incentivo à publicação em revistas indexadas e não indexadas e a apresentação de Working Papers. Como exemplo empírico, será apresentado NUDLA / ISCTE - IUL.Universidad Complutense de Madrid2023-01-30T15:58:58Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-012023-01-30T15:56:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27615por0214-031410.5209/cuts.68561Ferreira, J.Valduga, T.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:01Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:50.839121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento |
title |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento |
spellingShingle |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento Ferreira, J. Tese doutoral Estratégias Metodologias de inovação |
title_short |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento |
title_full |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento |
title_fullStr |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento |
title_full_unstemmed |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento |
title_sort |
Estratégias metodológicas de empoderamento do estudante de doutoramento |
author |
Ferreira, J. |
author_facet |
Ferreira, J. Valduga, T. |
author_role |
author |
author2 |
Valduga, T. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, J. Valduga, T. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tese doutoral Estratégias Metodologias de inovação |
topic |
Tese doutoral Estratégias Metodologias de inovação |
description |
Um longo, lento e solitário processo caracteriza uma tese de doutorado que muitas vezes é interrompido por fatores externos e/ou internos, levando a uma redução acentuada no número de alunos que frequentam o programa de formação ou a uma conclusão tardia do processo. Neste artigo, apresentamos um conjunto de estratégias metodológicas inovadoras na promoção do Empowerment do estudante de 3º ciclo de estudos (PhD). Estratégias que vão desde a promoção de espaços motivacionais integrativos do estudante; estímulo a grupos informais de pesquisa da iniciativa do estudante na concretização de oportunidades online para o estabelecimento de relações de contato com outros centros de pesquisa e outros estudantes / pesquisadores e criação de atividades de pesquisa de campo, com o objetivo final de sucesso na conclusão de uma tese de doutorado. Neste conjunto de estratégias, incluímos a promoção da participação dos estudantes de doutoramento em eventos científicos internacionais e nacionais, bem como o incentivo à publicação em revistas indexadas e não indexadas e a apresentação de Working Papers. Como exemplo empírico, será apresentado NUDLA / ISCTE - IUL. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01 2023-01-30T15:58:58Z 2023-01-30T15:56:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/27615 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/27615 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0214-0314 10.5209/cuts.68561 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Complutense de Madrid |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Complutense de Madrid |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134705430298624 |