O Impacto das Competências de Coaching dos Líderes na Felicidade e Intenção de Turnover dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Soraia Margarida Lourenço
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/6226
Resumo: O Coaching é uma prática de desenvolvimento pessoal e profissional que é considerada, na cultura organizacional, como promotor de bem-estar. Nesse sentido, o presente estudo tem como principal objetivo investigar o impacto das Competências de Coaching dos Líderes (CCL) na Felicidade dos colaboradores e nas suas Intenções de Turnover (IT). Mais concretamente, o estudo pretende compreender a relação entre: (a) as CCL e a Felicidade dos colaboradores; (b) as CCL e a IT; (c) a Felicidade e as IT dos colaboradores; e (d) a Felicidade como mediadora da relação entre as CCL e a IT dos colaboradores. A amostra do estudo foi recolhida através de um inquérito por questionário, divulgado exclusivamente online e em plataformas de redes profissionais e sociais, sendo posteriormente analisada no software estatístico IBM SPSS Statistics, versão 27. Neste estudo participaram 271 indivíduos pertencentes a diversas organizações e que laboram com os seus líderes há pelo menos seis meses. Os resultados confirmam a existência de relações entre as variáveis em estudo, nomeadamente: 1) As CCL relacionam-se positivamente com a Felicidade dos colaboradores, sugerindo que face a líderes com competências de coach, a felicidade dos colaboradores tende a aumentar; 2) A Felicidade dos colaboradores relaciona-se negativamente com a IT, sugerindo que face aos elevados níveis de felicidade dos colaboradores, as suas intenções de abandonar as organizações diminuem; 3) As CCL relacionam-se negativamente com a IT, sugerindo que face a líderes com competências de coach, as intenções dos colaboradores em abandonar as organizações diminuem; e, 4) A relação entre as CCL e a IT é mediada pela Felicidade, sugerindo que face à existência de líderes com competências de coach nas organizações, a felicidade dos colaboradores aumenta e, por sua vez, as intenções dos colaboradores em abandonar as organizações diminuem. O Coaching como prática emergente torna-se numa ferramenta de mudança para as organizações, nas quais o líder com competências de coach promove a melhoria do desempenho e a maximização do potencial dos colaboradores, o que gera Felicidade e evita a IT.
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