Cuidados de natureza psicoeducacional. De que falamos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23000
Resumo: Contexto: o conceito de psicoeducação abarca uma forma de intervenção estruturada e sistemática, com aplicabilidade no campo da saúde. A lei de saúde mental em 1998, modificou o modelo assistencial de referência; é na comunidade e com a família que se prioriza a prestação de cuidados de saúde mental, o que abre caminho para os cuidados psicoeducacionais, os quais também são da competência dos enfermeiros. Objetivo: compreender a importância da psicoeducação como técnica de intervenção em saúde mental Metodologia: pesquisa de natureza teórica Resultados: a psicoeducação coloca o sujeito no centro de toda a intervenção, considerando-o como um ser em constante desenvolvimento, capaz de descobrir as suas potencialidades e fortalecer a sua autonomia. A intervenção psicoeducacional facilita a compreensão da patologia, promove a reabilitação psicossocial, diminui a sobrecarga na relação familiar, melhora a adesão ao tratamento farmacológico, contribui para a redução das recaídas e reinternamentos e promove hábitos e estilos de vida saudáveis, levando ao desenvolvimento de estratégias de enfrentamento mais eficazes. Como intervenção que é, deve resultar de um processo de avaliação diagnóstica que permita identificar e planear cuidados. Conclusões: a psicoeducação é um instrumento fortíssimo, envolvendo um conjunto de abordagens que visam dotar os doentes e familiares de conhecimentos sobre a doença mental, novas formas de lidar com ela e com os problemas do quotidiano. Favorece a relação intrafamiliar assente numa plataforma de compreensão e comunicação eficaz, permitindo o envolvimento e tomada de decisões no processo terapêutico.
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