Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Maria José Fraga
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Correia, Marta, Gomes, Ana Maria, Brandão, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/44115
Resumo: É sabido que a institucionalização de indivíduos seniores pode alterar o seu risco e estado nutricionais e comprometer a sua capacidade funcional, e a sua saúde física e mental frequentemente.Este estudo prospetivo observacional realizou-se num lar de idosos da Ilha Terceira, como parte integrante de um estudo mais abrangente, com início em janeiro de 2023, aprovado pela Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A amostra é constituída por 33 utentes, às quais foram recolhidos/calculados dados de avaliação de risco e de estado nutricionais (dados antropométricos, MNA), de capacidade funcional e de risco de sarcopenia (SARC-F e dinamometria), dados clínicos e de saúde mental (MMSE), e qualidade e satisfação com a vida (WHOQOL-Bref; SWLS). Os dados foram tratados em IBM SPSS versão 23.Avaliaram-se 33 mulheres, cuja média de idades foi de 85±10 (65-100), com classificação por MNA de 63.7% (n=21) de mulheres em risco de desnutrição/desnutridas, e com valores de dinamometria inferiores ao percentil<10% de 75.8% (n=25). Dez-mulheres (30.3%) tiveram IMC sugestivo de magreza (<22 kg/m2); 30,3% (n=10) das mulheres pontuaram com pouca/ou nenhuma qualidade de vida e satisfação com a vida, mostrando associações positivas significativas com a dinamometria, o baixo IMC, um score mais baixo no MNA e um baixo MNSE e SARC-F, p<0.05. Os resultados mostram que as mulheres em risco nutricional e/ou desnutridas têm uma perceção da sua qualidade de vida e uma pontuação cognitiva mais baixa, associada a maior sarcopenia, e a pior estado nutricional. Apesar de todo o conhecimento e esforços mantém-se a necessidade de rastrear e intervir atempadamente nesta população
id RCAP_97cf66507213d521b4346ff7469b1987
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44115
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?IdososCaracterização do estado nutricional;Saúde físicaSaúde mentalÉ sabido que a institucionalização de indivíduos seniores pode alterar o seu risco e estado nutricionais e comprometer a sua capacidade funcional, e a sua saúde física e mental frequentemente.Este estudo prospetivo observacional realizou-se num lar de idosos da Ilha Terceira, como parte integrante de um estudo mais abrangente, com início em janeiro de 2023, aprovado pela Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A amostra é constituída por 33 utentes, às quais foram recolhidos/calculados dados de avaliação de risco e de estado nutricionais (dados antropométricos, MNA), de capacidade funcional e de risco de sarcopenia (SARC-F e dinamometria), dados clínicos e de saúde mental (MMSE), e qualidade e satisfação com a vida (WHOQOL-Bref; SWLS). Os dados foram tratados em IBM SPSS versão 23.Avaliaram-se 33 mulheres, cuja média de idades foi de 85±10 (65-100), com classificação por MNA de 63.7% (n=21) de mulheres em risco de desnutrição/desnutridas, e com valores de dinamometria inferiores ao percentil<10% de 75.8% (n=25). Dez-mulheres (30.3%) tiveram IMC sugestivo de magreza (<22 kg/m2); 30,3% (n=10) das mulheres pontuaram com pouca/ou nenhuma qualidade de vida e satisfação com a vida, mostrando associações positivas significativas com a dinamometria, o baixo IMC, um score mais baixo no MNA e um baixo MNSE e SARC-F, p<0.05. Os resultados mostram que as mulheres em risco nutricional e/ou desnutridas têm uma perceção da sua qualidade de vida e uma pontuação cognitiva mais baixa, associada a maior sarcopenia, e a pior estado nutricional. Apesar de todo o conhecimento e esforços mantém-se a necessidade de rastrear e intervir atempadamente nesta populaçãoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaÁvila, Maria José FragaCorreia, MartaGomes, Ana MariaBrandão, Teresa2024-02-29T18:09:27Z2023-12-272023-12-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44115por2795-555910.61415/riage.86info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-05T01:37:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:20.451542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?
title Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?
spellingShingle Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?
Ávila, Maria José Fraga
Idosos
Caracterização do estado nutricional;
Saúde física
Saúde mental
title_short Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?
title_full Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?
title_fullStr Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?
title_full_unstemmed Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?
title_sort Caracterização de risco e de estado nutricionais e sua relação com a demência e qualidade de vida em mulheres seniores institucionalizadas: mudança de paradigma?
author Ávila, Maria José Fraga
author_facet Ávila, Maria José Fraga
Correia, Marta
Gomes, Ana Maria
Brandão, Teresa
author_role author
author2 Correia, Marta
Gomes, Ana Maria
Brandão, Teresa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Maria José Fraga
Correia, Marta
Gomes, Ana Maria
Brandão, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Caracterização do estado nutricional;
Saúde física
Saúde mental
topic Idosos
Caracterização do estado nutricional;
Saúde física
Saúde mental
description É sabido que a institucionalização de indivíduos seniores pode alterar o seu risco e estado nutricionais e comprometer a sua capacidade funcional, e a sua saúde física e mental frequentemente.Este estudo prospetivo observacional realizou-se num lar de idosos da Ilha Terceira, como parte integrante de um estudo mais abrangente, com início em janeiro de 2023, aprovado pela Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A amostra é constituída por 33 utentes, às quais foram recolhidos/calculados dados de avaliação de risco e de estado nutricionais (dados antropométricos, MNA), de capacidade funcional e de risco de sarcopenia (SARC-F e dinamometria), dados clínicos e de saúde mental (MMSE), e qualidade e satisfação com a vida (WHOQOL-Bref; SWLS). Os dados foram tratados em IBM SPSS versão 23.Avaliaram-se 33 mulheres, cuja média de idades foi de 85±10 (65-100), com classificação por MNA de 63.7% (n=21) de mulheres em risco de desnutrição/desnutridas, e com valores de dinamometria inferiores ao percentil<10% de 75.8% (n=25). Dez-mulheres (30.3%) tiveram IMC sugestivo de magreza (<22 kg/m2); 30,3% (n=10) das mulheres pontuaram com pouca/ou nenhuma qualidade de vida e satisfação com a vida, mostrando associações positivas significativas com a dinamometria, o baixo IMC, um score mais baixo no MNA e um baixo MNSE e SARC-F, p<0.05. Os resultados mostram que as mulheres em risco nutricional e/ou desnutridas têm uma perceção da sua qualidade de vida e uma pontuação cognitiva mais baixa, associada a maior sarcopenia, e a pior estado nutricional. Apesar de todo o conhecimento e esforços mantém-se a necessidade de rastrear e intervir atempadamente nesta população
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
2023-12-27T00:00:00Z
2024-02-29T18:09:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/44115
url http://hdl.handle.net/10400.14/44115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2795-5559
10.61415/riage.86
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137787275902976