Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/22374 |
Resumo: | A discussão sobre o desempenho acadêmico e a lei de cotas, após a sua aplicação, tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Pesquisas geram importantes informações para a formulação e execução de políticas públicas educacionais. As políticas de ações afirmativas propiciam o direito à Educação superior pública, de qualidade, a estudantes de escolas públicas, considerando renda e etnia (autodeclarados pretos, pardos e indígenas). Este trabalho é um estudo de caso com o objetivo de apresentar diagnóstico do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas que ingressaram entre 2015 e 2018, no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Como procedimento metodológico, por meio de análise quantitativa foi realizado um estudo descritivo onde se analisou o rendimento acadêmico de 213 (duzentos e treze) estudantes do referido curso, sendo 54% (cinquenta e quatro por cento) estudantes que ingressaram pela Lei de Cotas. Os dados foram obtidos no sistema de registro acadêmico, por meio dos históricos escolares dos estudantes e no sistema unificado de ingresso. Foi utilizado o software SIGMA para as análises e constata-se que os dados apontam que os estudantes cotistas apresentaram notas menores no ingresso. Nota-se, ainda, que os estudantes cotistas precisaram de mais tempo para concluir o curso e a evasão no primeiro ano é significativamente maior que a dos estudantes não cotistas; entretanto, nos anos finais do curso, a evasão desses não cotista é maior. No cômputo geral, a evasão apresenta-se muito elevada superando a casa dos 70% (setenta por cento). Este estudo proporciona a visualização de resultados importantes, pois percebe-se que há mais ações institucionais a serem feitas do que apenas ofertar vagas reservada; a preocupação deve ser permanência e êxito. Os dados poderão ser utilizados para possíveis tomadas de decisões, no sentido de aprimorar a implementação desse sistema. |
id |
RCAP_98125e260bb1b2ee917b0f15c9fa0eb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22374 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo MineiroDesempenho acadêmicoAção AfirmativaLei de cotasAcademic performanceAffirmative actionQuota lawGestãoA discussão sobre o desempenho acadêmico e a lei de cotas, após a sua aplicação, tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Pesquisas geram importantes informações para a formulação e execução de políticas públicas educacionais. As políticas de ações afirmativas propiciam o direito à Educação superior pública, de qualidade, a estudantes de escolas públicas, considerando renda e etnia (autodeclarados pretos, pardos e indígenas). Este trabalho é um estudo de caso com o objetivo de apresentar diagnóstico do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas que ingressaram entre 2015 e 2018, no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Como procedimento metodológico, por meio de análise quantitativa foi realizado um estudo descritivo onde se analisou o rendimento acadêmico de 213 (duzentos e treze) estudantes do referido curso, sendo 54% (cinquenta e quatro por cento) estudantes que ingressaram pela Lei de Cotas. Os dados foram obtidos no sistema de registro acadêmico, por meio dos históricos escolares dos estudantes e no sistema unificado de ingresso. Foi utilizado o software SIGMA para as análises e constata-se que os dados apontam que os estudantes cotistas apresentaram notas menores no ingresso. Nota-se, ainda, que os estudantes cotistas precisaram de mais tempo para concluir o curso e a evasão no primeiro ano é significativamente maior que a dos estudantes não cotistas; entretanto, nos anos finais do curso, a evasão desses não cotista é maior. No cômputo geral, a evasão apresenta-se muito elevada superando a casa dos 70% (setenta por cento). Este estudo proporciona a visualização de resultados importantes, pois percebe-se que há mais ações institucionais a serem feitas do que apenas ofertar vagas reservada; a preocupação deve ser permanência e êxito. Os dados poderão ser utilizados para possíveis tomadas de decisões, no sentido de aprimorar a implementação desse sistema.The discussion about academic performance and the quota law, after its application, has received increasing attention in the literature. Research generates important information for the formulation and execution of educational public policies. Affirmative action policies provide the right to quality public higher education for public school students, considering income and ethnicity (self-declared black, brown and indigenous). This work is a case study with the objective of presenting a diagnosis of the academic performance of quota students and non-quota students who entered between 2015 and 2018, in the higher course of Technology in Systems Analysis and Development at the Uberaba Advanced Campus Parque Tecnológico do Instituto Federal do Mining Triangle. As a methodological procedure, through quantitative analysis, a descriptive study was carried out in which the academic performance of 213 (two hundred and thirteen) students of that course was analyzed, with 54% (fifty-four percent) students who entered the Quota Law. Data were obtained from the academic record system, through student transcripts and from the unified admission system. The SIGMA software was used for the analysis and it appears that the data indicate that the quota students had lower grades on admission. It is also noted that quota students needed more time to complete the course and the dropout rate in the first year is significantly higher than that of non-quota students; however, in the final years of the course, the evasion of these non-quota students is higher. Overall, evasion is very high, surpassing 70% (seventy percent). This study provides the visualization of important results, as it is perceived that there are more institutional actions to be taken than just offering reserved spaces; the concern must be permanence and success. The data can be used for possible decision making, in order to improve the implementation of this system.Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCorrêa, Vânia Velludo2023-02-17T09:31:28Z2022-10-172022-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22374TID:203230051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:19:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22374Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:25.777635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
title |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
spellingShingle |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro Corrêa, Vânia Velludo Desempenho acadêmico Ação Afirmativa Lei de cotas Academic performance Affirmative action Quota law Gestão |
title_short |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
title_full |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
title_fullStr |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
title_full_unstemmed |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
title_sort |
Desempenho acadêmico e sistema de cotas: um estudo do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro |
author |
Corrêa, Vânia Velludo |
author_facet |
Corrêa, Vânia Velludo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Vânia Velludo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desempenho acadêmico Ação Afirmativa Lei de cotas Academic performance Affirmative action Quota law Gestão |
topic |
Desempenho acadêmico Ação Afirmativa Lei de cotas Academic performance Affirmative action Quota law Gestão |
description |
A discussão sobre o desempenho acadêmico e a lei de cotas, após a sua aplicação, tem recebido cada vez mais atenção na literatura. Pesquisas geram importantes informações para a formulação e execução de políticas públicas educacionais. As políticas de ações afirmativas propiciam o direito à Educação superior pública, de qualidade, a estudantes de escolas públicas, considerando renda e etnia (autodeclarados pretos, pardos e indígenas). Este trabalho é um estudo de caso com o objetivo de apresentar diagnóstico do rendimento escolar dos estudantes cotistas e não cotistas que ingressaram entre 2015 e 2018, no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Como procedimento metodológico, por meio de análise quantitativa foi realizado um estudo descritivo onde se analisou o rendimento acadêmico de 213 (duzentos e treze) estudantes do referido curso, sendo 54% (cinquenta e quatro por cento) estudantes que ingressaram pela Lei de Cotas. Os dados foram obtidos no sistema de registro acadêmico, por meio dos históricos escolares dos estudantes e no sistema unificado de ingresso. Foi utilizado o software SIGMA para as análises e constata-se que os dados apontam que os estudantes cotistas apresentaram notas menores no ingresso. Nota-se, ainda, que os estudantes cotistas precisaram de mais tempo para concluir o curso e a evasão no primeiro ano é significativamente maior que a dos estudantes não cotistas; entretanto, nos anos finais do curso, a evasão desses não cotista é maior. No cômputo geral, a evasão apresenta-se muito elevada superando a casa dos 70% (setenta por cento). Este estudo proporciona a visualização de resultados importantes, pois percebe-se que há mais ações institucionais a serem feitas do que apenas ofertar vagas reservada; a preocupação deve ser permanência e êxito. Os dados poderão ser utilizados para possíveis tomadas de decisões, no sentido de aprimorar a implementação desse sistema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-17 2022-10-17T00:00:00Z 2023-02-17T09:31:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/22374 TID:203230051 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/22374 |
identifier_str_mv |
TID:203230051 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131511298981888 |