A trajetória acadêmica no ensino superior de estudantes cotistas do Instituto Federal De Minas Gerais - Campus São João Evangelista – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo Sergio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12674
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) com o objetivo de analisar a trajetória dos egressos cotistas do curso de Bacharelado em Agronomia do IFMG/SJE ingressantes por meio da Lei n° 12.711 de 2012 (BRASIL, 2012). O estudo teve ainda como propósitos, a caracterização do perfil dos estudantes, a descrição da trajetória de formação e do desempenho acadêmico, além das expectativas de inserção no mundo do trabalho destes egressos. O período delimitado foi de 2013 até o primeiro semestre de 2018, sendo a população composta por 40 ingressos e 13 concluintes. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou técnicas de coletas de dados em distintos referenciais bibliográficos e documentais, como: Leis, Decretos-Leis, Resoluções, editais e documentos do registro escolar dos alunos nos setores da instituição de ensino. O estudo fez uso de um questionário misto de modo a facilitar o levantamento das informações pertinentes ao objetivo da pesquisa. Após a descrição, análise, interpretação e discussão dos dados, conclui-se que os discentes cotistas que fizeram parte deste estudo, demonstraram superação frente às adversidades, apresentando um bom desempenho no curso.
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spelling Pereira, Paulo SergioSouza, Nádia Maria Pereira deSouza, Nádia Maria Pereira dePaiva, Liz Denize CarvalhoBarbosa, Jane Rangel Alveshttp://lattes.cnpq.br/60330531630225012023-12-22T02:16:11Z2023-12-22T02:16:11Z2019-08-27PEREIRA, Paulo Sergio. A trajetória acadêmica no ensino superior de estudantes cotistas do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista - MG. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12674Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) com o objetivo de analisar a trajetória dos egressos cotistas do curso de Bacharelado em Agronomia do IFMG/SJE ingressantes por meio da Lei n° 12.711 de 2012 (BRASIL, 2012). O estudo teve ainda como propósitos, a caracterização do perfil dos estudantes, a descrição da trajetória de formação e do desempenho acadêmico, além das expectativas de inserção no mundo do trabalho destes egressos. O período delimitado foi de 2013 até o primeiro semestre de 2018, sendo a população composta por 40 ingressos e 13 concluintes. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou técnicas de coletas de dados em distintos referenciais bibliográficos e documentais, como: Leis, Decretos-Leis, Resoluções, editais e documentos do registro escolar dos alunos nos setores da instituição de ensino. O estudo fez uso de um questionário misto de modo a facilitar o levantamento das informações pertinentes ao objetivo da pesquisa. Após a descrição, análise, interpretação e discussão dos dados, conclui-se que os discentes cotistas que fizeram parte deste estudo, demonstraram superação frente às adversidades, apresentando um bom desempenho no curso.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research was carried out at the Federal Institute of Minas Gerais São João Evangelista Campus (IFMG-SJE) with the objective of analyzing the trajectory of the graduating graduates of the bachelor degree program in Agronomy of the IFMG / SJE entering through Law 12.711 of 2012 ( BRAZIL, 2012). The study also had as its purpose the characterization of the students' profile, the description of the educational trajectory and academic performance, as well as the expectations of their insertion in the world of work. The delimited period ranged from 2013 to the first semester of 2018, with a population of 40 tickets and 13 graduates. The qualitative research used data collection techniques in different bibliographic and documentary references, such as: Laws, Decree-Laws, Resolutions, edicts and documents of students' school registration in the sectors of the educational institution. The study used a mixed questionnaire in order to facilitate the gathering of information pertinent to the research objective. After the description, analysis, interpretation and discussion of the data, it is concluded that the quota students who were part of this study, demonstrated overcoming in the face of adversity, presenting a good performance in the course.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEgressosLei de Cotas nas UniversidadesAção afirmativaInstituto FederalTrajetória acadêmicaGraduatesUniversity Quota LawAffirmative ActionFederal InstituteAcademic trajectoryEducaçãoA trajetória acadêmica no ensino superior de estudantes cotistas do Instituto Federal De Minas Gerais - Campus São João Evangelista – MGThe academic trajectory in the higher education of shareholders students of the Federal Institute of Minas Gerais - São João Evangelista Campus - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVAREZ, Luciana. Revista. 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Pereira, Paulo Sergio
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description Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Minas Gerais Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) com o objetivo de analisar a trajetória dos egressos cotistas do curso de Bacharelado em Agronomia do IFMG/SJE ingressantes por meio da Lei n° 12.711 de 2012 (BRASIL, 2012). O estudo teve ainda como propósitos, a caracterização do perfil dos estudantes, a descrição da trajetória de formação e do desempenho acadêmico, além das expectativas de inserção no mundo do trabalho destes egressos. O período delimitado foi de 2013 até o primeiro semestre de 2018, sendo a população composta por 40 ingressos e 13 concluintes. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou técnicas de coletas de dados em distintos referenciais bibliográficos e documentais, como: Leis, Decretos-Leis, Resoluções, editais e documentos do registro escolar dos alunos nos setores da instituição de ensino. O estudo fez uso de um questionário misto de modo a facilitar o levantamento das informações pertinentes ao objetivo da pesquisa. Após a descrição, análise, interpretação e discussão dos dados, conclui-se que os discentes cotistas que fizeram parte deste estudo, demonstraram superação frente às adversidades, apresentando um bom desempenho no curso.
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