Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, João
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro, Pestana, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8106
Resumo: O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.
id RCAP_9815f30080b2c61529c30c099b401e71
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portuguesesCompetências digitaisQualificaçãoEmpregabilidadeRCAAPMAECC®Digital competencesQualificationEmployabilityO Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.Este estudo exploratório, apresentado sob a forma de mapeamento, tem como objetivo analisar estudos em português sobre as seguintes temáticas: Competências digitais, Qualificação e Empregabilidade. Para tal, conjugaram-se estes três termos como descritores no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), obtendo-se um corpus que foi analisado num processo analítico-metodológico inspirado no Meta-modelo de Análise e Exploração do Conhecimento Científico® (MAECC®). Com este trabalho preliminar, que pode constituir a base para um projeto a desenvolver com uma equipa mais alargada de investigadores, pretendemos contribuir para a sistematização do conhecimento sobre aquelas áreas, exemplificando uma via para o realizar. Em última instância, esperamos também contribuir para que futuras iniciativas de aquisição e desenvolvimento de competências digitais possam ser melhor (in)formadas. No enquadramento teórico, constatamos que no contexto da atual sociedade, em que as tecnologias colocam novos desafios aos indivíduos, as organizações governamentais têm vindo a definir estratégias políticas, no sentido de melhorar as competências digitais dos seus cidadãos, estabelecendo uma relação direta com a sua qualificação e empregabilidade. Concluímos que a tríade “Competências digitais - Qualificação – Empregabilidade” deve ser uma constante ao longo da vida, pois as evoluções tecnológicas não param de transformar o nosso quotidiano. Mas também é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.In this text we present a mapping that aims to analyze the studies developed in Portuguese about Digital Skills, Qualification and Employability. To this end, we followed an exploratory research. For that purpose, we applied those key words to the Open Access Scientific Repository of Portugal, obtaining a corpus of documents, which was systematized in an analytical-methodological process inspired by the Meta-model to analyze and explore scientific knowledge® (MAECC®). With this preliminary work, which can be the basis of a project to be developed by a larger team of researchers, we intend to contribute to the systematization of knowledge on those subjects. Ultimately, we also hope to contribute to more, better and well (in)formed future initiatives for acquiring and developing digital competencies. In the theoretical framework, we find that in the context of the current society, where technologies pose new challenges to individuals, governmental organizations have been defining political strategies to improve the digital skills of their citizens, establishing a direct relationship with their qualification and employability. We conclude that the triad "Digital Competencies - Qualification - Employability" should be a constant throughout life, as technological developments are constantly transforming our daily lives. But it is also fundamental for building a more just, inclusive and sustainable society.UID/Multi/04372/2016Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoPinto, JoãoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2019-04-15T15:41:44Z2019-032019-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8106porPinto, João; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena - Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 26-452182-4967https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp26-45info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-25T01:47:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:14.731948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses
title Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses
spellingShingle Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses
Pinto, João
Competências digitais
Qualificação
Empregabilidade
RCAAP
MAECC®
Digital competences
Qualification
Employability
title_short Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses
title_full Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses
title_fullStr Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses
title_full_unstemmed Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses
title_sort Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses
author Pinto, João
author_facet Pinto, João
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, João
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais
Qualificação
Empregabilidade
RCAAP
MAECC®
Digital competences
Qualification
Employability
topic Competências digitais
Qualificação
Empregabilidade
RCAAP
MAECC®
Digital competences
Qualification
Employability
description O Vol 2 (1) de 2019 é dedicado à problemática das Competências Digitais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-15T15:41:44Z
2019-03
2019-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8106
url http://hdl.handle.net/10400.2/8106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pinto, João; Cardoso, Teresa; Pestana, Filomena - Competências digitais, qualificação e empregabilidade: mapeamento dos documentos em português com acesso aberto indexados no RCAAP em repositórios portugueses. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 2, nº 1 (2019), p. 26-45
2182-4967
https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp26-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135061644148736