A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2608
Resumo: Esta investigação procura discutir a questão das desigualdades sociais e face à escola, explorando soluções para desenvolver um sistema educativo equitativo e de excelência. É analisada a relevância e pertinência de um tipo particular de resposta política, assente na territorialização, tendo por base a experiência do 2º Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) do Ministério da Educação e procurando analisar a eficácia desta iniciativa. Para o efeito, foi analisado um questionário lançado a 35 escolas da segunda geração do Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) que desenvolveram projectos entre 2006/2009 (TEIP2 1ª fase), sendo apresentados e examinados os principais resultados relativos a um conjunto de dimensões estratégicas do sucesso escolar e educativo. A análise da informação permitiu reconhecer o sucesso do Programa TEIP nos agrupamentos de escola e escolas não agrupadas da 1º fase, tendo-se verificado, no conjunto, uma diminuição do abandono escolar e das taxas de retenção, uma melhoria do clima escolar e dos resultados da avaliação externa das aprendizagens, bem como efeitos ao nível da diversificação de respostas pedagógicas e sociais e de ofertas educativas e formativas.
id RCAP_98207d32474f75b782b7f65a53854818
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2608
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educaçãoDesigualdades SociaisDesigualdades Face à EscolaTerritorialização das Políticas EducativasPrograma TEIPSocial InequalitySocial Differences Regarding SchoolTerritorialisation of Educational MeasuresTerritories of Priority Intervention Programme (TEIP)Esta investigação procura discutir a questão das desigualdades sociais e face à escola, explorando soluções para desenvolver um sistema educativo equitativo e de excelência. É analisada a relevância e pertinência de um tipo particular de resposta política, assente na territorialização, tendo por base a experiência do 2º Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) do Ministério da Educação e procurando analisar a eficácia desta iniciativa. Para o efeito, foi analisado um questionário lançado a 35 escolas da segunda geração do Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) que desenvolveram projectos entre 2006/2009 (TEIP2 1ª fase), sendo apresentados e examinados os principais resultados relativos a um conjunto de dimensões estratégicas do sucesso escolar e educativo. A análise da informação permitiu reconhecer o sucesso do Programa TEIP nos agrupamentos de escola e escolas não agrupadas da 1º fase, tendo-se verificado, no conjunto, uma diminuição do abandono escolar e das taxas de retenção, uma melhoria do clima escolar e dos resultados da avaliação externa das aprendizagens, bem como efeitos ao nível da diversificação de respostas pedagógicas e sociais e de ofertas educativas e formativas.This research aims to discuss the issue of social inequality and social differences regarding school and solutions to develop a school system that is fair and aims for excellence. It explores the relevancy and pertinence of a specific form of political response, established through territorialisation. It is based on the experience of the 2nd Educational Territories of Priority Intervention Programme (Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária- TEIP2) of the Ministry of Education and it endeavours to analyse the effectiveness of this initiative. Aiming so, it was considered a questionnaire answered by 35 second generation schools of the TEIP2 programme developed from 2006 to 2009 (TEIP2 1st phase). It presents and examines the main results regarding a set of strategic dimensions of school and educational success. Data analysis allowed the recognition of the success of TEIP programme on 1st phase schools. Generally, it was verified a reduction on school drop-out and retention rates, the improvement of school environment and of the results of external learning assessment. It is also clear the effects regarding diversification of pedagogical and social responses and of the formative and educative offers.2011-04-08T13:11:27Z2011-04-08T00:00:00Z2011-04-082010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2608porÁlvares, Maria Eugénia Cotta Patrícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:55:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2608Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:28:27.122988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
title A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
spellingShingle A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício
Desigualdades Sociais
Desigualdades Face à Escola
Territorialização das Políticas Educativas
Programa TEIP
Social Inequality
Social Differences Regarding School
Territorialisation of Educational Measures
Territories of Priority Intervention Programme (TEIP)
title_short A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
title_full A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
title_fullStr A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
title_full_unstemmed A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
title_sort A resposta TEIP no combate às desigualdades sociais na educação
author Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício
author_facet Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades Sociais
Desigualdades Face à Escola
Territorialização das Políticas Educativas
Programa TEIP
Social Inequality
Social Differences Regarding School
Territorialisation of Educational Measures
Territories of Priority Intervention Programme (TEIP)
topic Desigualdades Sociais
Desigualdades Face à Escola
Territorialização das Políticas Educativas
Programa TEIP
Social Inequality
Social Differences Regarding School
Territorialisation of Educational Measures
Territories of Priority Intervention Programme (TEIP)
description Esta investigação procura discutir a questão das desigualdades sociais e face à escola, explorando soluções para desenvolver um sistema educativo equitativo e de excelência. É analisada a relevância e pertinência de um tipo particular de resposta política, assente na territorialização, tendo por base a experiência do 2º Programa dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) do Ministério da Educação e procurando analisar a eficácia desta iniciativa. Para o efeito, foi analisado um questionário lançado a 35 escolas da segunda geração do Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP2) que desenvolveram projectos entre 2006/2009 (TEIP2 1ª fase), sendo apresentados e examinados os principais resultados relativos a um conjunto de dimensões estratégicas do sucesso escolar e educativo. A análise da informação permitiu reconhecer o sucesso do Programa TEIP nos agrupamentos de escola e escolas não agrupadas da 1º fase, tendo-se verificado, no conjunto, uma diminuição do abandono escolar e das taxas de retenção, uma melhoria do clima escolar e dos resultados da avaliação externa das aprendizagens, bem como efeitos ao nível da diversificação de respostas pedagógicas e sociais e de ofertas educativas e formativas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-04-08T13:11:27Z
2011-04-08T00:00:00Z
2011-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2608
url http://hdl.handle.net/10071/2608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134846946115584