O desenvolvimento comunitário no quadro do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sofia de Sousa e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27555
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo primordial aferir o contributo do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) para o desenvolvimento comunitário dos territórios em que se inscreve. De forma a cumprir o objetivo supramencionado, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo-se selecionado um agrupamento de escolas integrado no programa TEIP. Procurou-se averiguar, designadamente, a natureza da relação estabelecida entre este último e a comunidade local em que se insere, no quadro do programa TEIP. Paralelamente, procurouse compreender o tipo de estratégias dinamizadas pelo agrupamento e respetivos parceiros, com o intuito de promover o desenvolvimento comunitário e, finalmente, aferiu-se a eficácia das estratégias adotadas. A investigação empreendida, por recurso aos métodos da análise documental e à realização de entrevistas semi-diretivas a um conjunto de entidades parceiras do agrupamento, bem como a um elemento da direção deste último, permitiu concluir que o programa TEIP desempenhou uma influência diminuta ou mesmo inexistente na promoção do desenvolvimento comunitário do território em que o agrupamento estudado se insere.
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