O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/57056
Resumo: Neste relatório apresentam-se os dados relativos a um projeto de investigação-ação que pretende avaliar o impacto da estratégia Peer Tutoring num grupo de alunos do 8° ano da Escola Secundaria/3 de Oliveira do Douro, nas disciplinas de Inglês e Espanhol. Para tal, foi utilizada uma metodologia eminentemente qualitativa, embora com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados baseiam-se, essencialmente, na avaliação que os intervenientes realizaram da própria experiencia, assim como nas perceções da autora, através da observação dos alunos. Relativamente as percepções e experiencias dos intervenientes foi possível destacar um balanço positive da sua participação. Quanta ao impacto que o projeto teve nos alunos em questão, este poderá ser associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos linguísticos, bem como ao desenvolvimento de competências transversais, das quais se destacam uma maior autonomia na aprendizagem e urn maior sentido de responsabilidade. Levantam-se ainda algumas recomendações para trabalhos de investigação futura, nomeadamente no que se refere a criaçãao de condições adequadas para o plena desenvolvimento do projeto e estendendo-o ao 1o ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_9822591e4da679aa5446bf8e57f4a136
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/57056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O peer tutoring nas aulas de língua estrangeiraLíngua inglesa - EnsinoLíngua espanhola - EnsinoNeste relatório apresentam-se os dados relativos a um projeto de investigação-ação que pretende avaliar o impacto da estratégia Peer Tutoring num grupo de alunos do 8° ano da Escola Secundaria/3 de Oliveira do Douro, nas disciplinas de Inglês e Espanhol. Para tal, foi utilizada uma metodologia eminentemente qualitativa, embora com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados baseiam-se, essencialmente, na avaliação que os intervenientes realizaram da própria experiencia, assim como nas perceções da autora, através da observação dos alunos. Relativamente as percepções e experiencias dos intervenientes foi possível destacar um balanço positive da sua participação. Quanta ao impacto que o projeto teve nos alunos em questão, este poderá ser associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos linguísticos, bem como ao desenvolvimento de competências transversais, das quais se destacam uma maior autonomia na aprendizagem e urn maior sentido de responsabilidade. Levantam-se ainda algumas recomendações para trabalhos de investigação futura, nomeadamente no que se refere a criaçãao de condições adequadas para o plena desenvolvimento do projeto e estendendo-o ao 1o ciclo do Ensino Básico.Porto : [Edição do Autor]20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/57056porPinto, Zelinda Iraíde Cohen Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:48:49Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/57056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:48:20.125693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
title O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
spellingShingle O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres
Língua inglesa - Ensino
Língua espanhola - Ensino
title_short O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
title_full O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
title_fullStr O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
title_full_unstemmed O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
title_sort O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
author Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres
author_facet Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Ensino
Língua espanhola - Ensino
topic Língua inglesa - Ensino
Língua espanhola - Ensino
description Neste relatório apresentam-se os dados relativos a um projeto de investigação-ação que pretende avaliar o impacto da estratégia Peer Tutoring num grupo de alunos do 8° ano da Escola Secundaria/3 de Oliveira do Douro, nas disciplinas de Inglês e Espanhol. Para tal, foi utilizada uma metodologia eminentemente qualitativa, embora com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados baseiam-se, essencialmente, na avaliação que os intervenientes realizaram da própria experiencia, assim como nas perceções da autora, através da observação dos alunos. Relativamente as percepções e experiencias dos intervenientes foi possível destacar um balanço positive da sua participação. Quanta ao impacto que o projeto teve nos alunos em questão, este poderá ser associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos linguísticos, bem como ao desenvolvimento de competências transversais, das quais se destacam uma maior autonomia na aprendizagem e urn maior sentido de responsabilidade. Levantam-se ainda algumas recomendações para trabalhos de investigação futura, nomeadamente no que se refere a criaçãao de condições adequadas para o plena desenvolvimento do projeto e estendendo-o ao 1o ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/57056
url http://hdl.handle.net/10216/57056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135801782566912