O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/57056 |
Resumo: | Neste relatório apresentam-se os dados relativos a um projeto de investigação-ação que pretende avaliar o impacto da estratégia Peer Tutoring num grupo de alunos do 8° ano da Escola Secundaria/3 de Oliveira do Douro, nas disciplinas de Inglês e Espanhol. Para tal, foi utilizada uma metodologia eminentemente qualitativa, embora com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados baseiam-se, essencialmente, na avaliação que os intervenientes realizaram da própria experiencia, assim como nas perceções da autora, através da observação dos alunos. Relativamente as percepções e experiencias dos intervenientes foi possível destacar um balanço positive da sua participação. Quanta ao impacto que o projeto teve nos alunos em questão, este poderá ser associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos linguísticos, bem como ao desenvolvimento de competências transversais, das quais se destacam uma maior autonomia na aprendizagem e urn maior sentido de responsabilidade. Levantam-se ainda algumas recomendações para trabalhos de investigação futura, nomeadamente no que se refere a criaçãao de condições adequadas para o plena desenvolvimento do projeto e estendendo-o ao 1o ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_9822591e4da679aa5446bf8e57f4a136 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/57056 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeiraLíngua inglesa - EnsinoLíngua espanhola - EnsinoNeste relatório apresentam-se os dados relativos a um projeto de investigação-ação que pretende avaliar o impacto da estratégia Peer Tutoring num grupo de alunos do 8° ano da Escola Secundaria/3 de Oliveira do Douro, nas disciplinas de Inglês e Espanhol. Para tal, foi utilizada uma metodologia eminentemente qualitativa, embora com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados baseiam-se, essencialmente, na avaliação que os intervenientes realizaram da própria experiencia, assim como nas perceções da autora, através da observação dos alunos. Relativamente as percepções e experiencias dos intervenientes foi possível destacar um balanço positive da sua participação. Quanta ao impacto que o projeto teve nos alunos em questão, este poderá ser associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos linguísticos, bem como ao desenvolvimento de competências transversais, das quais se destacam uma maior autonomia na aprendizagem e urn maior sentido de responsabilidade. Levantam-se ainda algumas recomendações para trabalhos de investigação futura, nomeadamente no que se refere a criaçãao de condições adequadas para o plena desenvolvimento do projeto e estendendo-o ao 1o ciclo do Ensino Básico.Porto : [Edição do Autor]20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/57056porPinto, Zelinda Iraíde Cohen Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T13:48:49Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/57056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:48:20.125693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira |
title |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira |
spellingShingle |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres Língua inglesa - Ensino Língua espanhola - Ensino |
title_short |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira |
title_full |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira |
title_fullStr |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira |
title_sort |
O peer tutoring nas aulas de língua estrangeira |
author |
Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres |
author_facet |
Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Zelinda Iraíde Cohen Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Ensino Língua espanhola - Ensino |
topic |
Língua inglesa - Ensino Língua espanhola - Ensino |
description |
Neste relatório apresentam-se os dados relativos a um projeto de investigação-ação que pretende avaliar o impacto da estratégia Peer Tutoring num grupo de alunos do 8° ano da Escola Secundaria/3 de Oliveira do Douro, nas disciplinas de Inglês e Espanhol. Para tal, foi utilizada uma metodologia eminentemente qualitativa, embora com recurso a alguns métodos quantitativos. Os resultados baseiam-se, essencialmente, na avaliação que os intervenientes realizaram da própria experiencia, assim como nas perceções da autora, através da observação dos alunos. Relativamente as percepções e experiencias dos intervenientes foi possível destacar um balanço positive da sua participação. Quanta ao impacto que o projeto teve nos alunos em questão, este poderá ser associado a uma maior compreensão e aplicação dos conteúdos linguísticos, bem como ao desenvolvimento de competências transversais, das quais se destacam uma maior autonomia na aprendizagem e urn maior sentido de responsabilidade. Levantam-se ainda algumas recomendações para trabalhos de investigação futura, nomeadamente no que se refere a criaçãao de condições adequadas para o plena desenvolvimento do projeto e estendendo-o ao 1o ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/57056 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/57056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135801782566912 |