Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/55853 |
Resumo: | Existem inúmeros aspectos que podem dificultar a aprendizagem de um aluno ao longo do seu percurso escolar. Desde infra-estruturas débeis até materiais inapropriados. No entanto, o factor mais difícil de enfrentar e superar é aquele que nasce no seu interior: a desmotivação. Por outro lado, o professor, ao longo da sua carreira profissional, vai encontrar vários alunos que, pelas mais distintas razões, se encontram desmotivados para aprender. Impera a questão: O que é que o professor pode fazer para despertar o interesse dos alunos pela disciplina? Partindo desta premissa, este trabalho vai basear-se na realização de actividades dinâmicas e o seu impacto na motivação dos alunos. Por outras palavras, parte-se do princípio que uma actividade diferente, que envolva a mobilidade do aluno na sala de aula, possa estimulá-lo a ser mais pró-activo, mais preparado para acção e, consequentemente, mais receptivo à aprendizagem. Assim, podemos afirmar que o objectivo desta investigação-acção é averiguar se através da execução de actividades dinâmicas é possível aumentar a motivação dos alunos e, inerente a este objectivo, melhorar as suas competências comunicativas. Deste modo, de acordo com a questão que deu forma a esta investigação: "Poderão os níveis de motivação aumentar se o início de aula consistir numa actividade dinâmica? ", pretende-se com este trabalho demonstrar que o recurso a actividades diferentes,consideradas invulgares e até mesmo extravagantes, nomeadamente no início das aulas, pode prdduzir efeitos extremamente positivos no comportamento dos alunos. |
id |
RCAP_cc8f9ac26ee10a9e13333fa0bbf472f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55853 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeiraLíngua espanhola - EnsinoLíngua inglesa - EnsinoLíngua estrangeira - EnsinoExistem inúmeros aspectos que podem dificultar a aprendizagem de um aluno ao longo do seu percurso escolar. Desde infra-estruturas débeis até materiais inapropriados. No entanto, o factor mais difícil de enfrentar e superar é aquele que nasce no seu interior: a desmotivação. Por outro lado, o professor, ao longo da sua carreira profissional, vai encontrar vários alunos que, pelas mais distintas razões, se encontram desmotivados para aprender. Impera a questão: O que é que o professor pode fazer para despertar o interesse dos alunos pela disciplina? Partindo desta premissa, este trabalho vai basear-se na realização de actividades dinâmicas e o seu impacto na motivação dos alunos. Por outras palavras, parte-se do princípio que uma actividade diferente, que envolva a mobilidade do aluno na sala de aula, possa estimulá-lo a ser mais pró-activo, mais preparado para acção e, consequentemente, mais receptivo à aprendizagem. Assim, podemos afirmar que o objectivo desta investigação-acção é averiguar se através da execução de actividades dinâmicas é possível aumentar a motivação dos alunos e, inerente a este objectivo, melhorar as suas competências comunicativas. Deste modo, de acordo com a questão que deu forma a esta investigação: "Poderão os níveis de motivação aumentar se o início de aula consistir numa actividade dinâmica? ", pretende-se com este trabalho demonstrar que o recurso a actividades diferentes,consideradas invulgares e até mesmo extravagantes, nomeadamente no início das aulas, pode prdduzir efeitos extremamente positivos no comportamento dos alunos.Porto : [Edição do Autor]20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/55853porSantos, Maria João Gomes da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-27T08:11:44Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/55853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-27T08:11:44Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira |
title |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira |
spellingShingle |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira Santos, Maria João Gomes da Silva Língua espanhola - Ensino Língua inglesa - Ensino Língua estrangeira - Ensino |
title_short |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira |
title_full |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira |
title_fullStr |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira |
title_sort |
Actividades dinâmicas e a motivação nas aulas de língua estrangeira |
author |
Santos, Maria João Gomes da Silva |
author_facet |
Santos, Maria João Gomes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria João Gomes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua espanhola - Ensino Língua inglesa - Ensino Língua estrangeira - Ensino |
topic |
Língua espanhola - Ensino Língua inglesa - Ensino Língua estrangeira - Ensino |
description |
Existem inúmeros aspectos que podem dificultar a aprendizagem de um aluno ao longo do seu percurso escolar. Desde infra-estruturas débeis até materiais inapropriados. No entanto, o factor mais difícil de enfrentar e superar é aquele que nasce no seu interior: a desmotivação. Por outro lado, o professor, ao longo da sua carreira profissional, vai encontrar vários alunos que, pelas mais distintas razões, se encontram desmotivados para aprender. Impera a questão: O que é que o professor pode fazer para despertar o interesse dos alunos pela disciplina? Partindo desta premissa, este trabalho vai basear-se na realização de actividades dinâmicas e o seu impacto na motivação dos alunos. Por outras palavras, parte-se do princípio que uma actividade diferente, que envolva a mobilidade do aluno na sala de aula, possa estimulá-lo a ser mais pró-activo, mais preparado para acção e, consequentemente, mais receptivo à aprendizagem. Assim, podemos afirmar que o objectivo desta investigação-acção é averiguar se através da execução de actividades dinâmicas é possível aumentar a motivação dos alunos e, inerente a este objectivo, melhorar as suas competências comunicativas. Deste modo, de acordo com a questão que deu forma a esta investigação: "Poderão os níveis de motivação aumentar se o início de aula consistir numa actividade dinâmica? ", pretende-se com este trabalho demonstrar que o recurso a actividades diferentes,consideradas invulgares e até mesmo extravagantes, nomeadamente no início das aulas, pode prdduzir efeitos extremamente positivos no comportamento dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10216/55853 |
url |
http://hdl.handle.net/10216/55853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
publisher.none.fl_str_mv |
Porto : [Edição do Autor] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547816709390336 |