"É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Carina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36543
Resumo: O presente relatório resulta da observação e caracterização de um contexto socioeducativo e posterior investigação, tendo sido desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática do Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PES foi realizada ao longo de aproximadamente quatro meses, numa turma mista de 3.º e 4.º anos, inserida numa instituição particular cristã. A partir da observação direta participante da turma, constituída por 20 crianças, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem qualitativa e interpretativa, que visou compreender como as práticas de uma instituição cristã influenciam na formação e desenvolvimento da personalidade. Esta foi sustentada na observação que resultou no registo de notas de campo, na recolha de informação através de questionário e entrevistas semiestruturadas e em referencial teórico relacionado com a problemática. A formação da personalidade é um tema abrangente de interesse a todos os profissionais de educação. Não basta, hoje, fazer cumprir as aprendizagens essenciais ou as orientações curriculares para a educação pré-escolar; mas fazer desenvolver na criança uma personalidade assenta em valores que procurem sobressair as qualidades da criança. O presente relatório permitiu-me adquirir conhecimento sobre a formação da personalidade ao longo da infância e da importância do papel do educador e professor na mesma e termina com uma análise crítico-reflexiva sobre a construção da profissionalidade realizada ao longo do percurso formativo.
id RCAP_9852428f447d54ec4da6ca0aaa9ea317
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36543
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":a formação da personalidade numa escola cristãEducaçãoFormação da personalidadeInfluência de um meio cristãoO papel do professorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório resulta da observação e caracterização de um contexto socioeducativo e posterior investigação, tendo sido desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática do Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PES foi realizada ao longo de aproximadamente quatro meses, numa turma mista de 3.º e 4.º anos, inserida numa instituição particular cristã. A partir da observação direta participante da turma, constituída por 20 crianças, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem qualitativa e interpretativa, que visou compreender como as práticas de uma instituição cristã influenciam na formação e desenvolvimento da personalidade. Esta foi sustentada na observação que resultou no registo de notas de campo, na recolha de informação através de questionário e entrevistas semiestruturadas e em referencial teórico relacionado com a problemática. A formação da personalidade é um tema abrangente de interesse a todos os profissionais de educação. Não basta, hoje, fazer cumprir as aprendizagens essenciais ou as orientações curriculares para a educação pré-escolar; mas fazer desenvolver na criança uma personalidade assenta em valores que procurem sobressair as qualidades da criança. O presente relatório permitiu-me adquirir conhecimento sobre a formação da personalidade ao longo da infância e da importância do papel do educador e professor na mesma e termina com uma análise crítico-reflexiva sobre a construção da profissionalidade realizada ao longo do percurso formativo.Leitão, Ana RitaRepositório ComumRodrigues, Ana Carina2021-05-19T14:50:55Z2021-01-122021-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36543TID:202725820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:21.026713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":
a formação da personalidade numa escola cristã
title "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":
spellingShingle "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":
Rodrigues, Ana Carina
Educação
Formação da personalidade
Influência de um meio cristão
O papel do professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":
title_full "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":
title_fullStr "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":
title_full_unstemmed "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":
title_sort "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":
author Rodrigues, Ana Carina
author_facet Rodrigues, Ana Carina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Ana Rita
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Carina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação da personalidade
Influência de um meio cristão
O papel do professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Formação da personalidade
Influência de um meio cristão
O papel do professor
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório resulta da observação e caracterização de um contexto socioeducativo e posterior investigação, tendo sido desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática do Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PES foi realizada ao longo de aproximadamente quatro meses, numa turma mista de 3.º e 4.º anos, inserida numa instituição particular cristã. A partir da observação direta participante da turma, constituída por 20 crianças, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem qualitativa e interpretativa, que visou compreender como as práticas de uma instituição cristã influenciam na formação e desenvolvimento da personalidade. Esta foi sustentada na observação que resultou no registo de notas de campo, na recolha de informação através de questionário e entrevistas semiestruturadas e em referencial teórico relacionado com a problemática. A formação da personalidade é um tema abrangente de interesse a todos os profissionais de educação. Não basta, hoje, fazer cumprir as aprendizagens essenciais ou as orientações curriculares para a educação pré-escolar; mas fazer desenvolver na criança uma personalidade assenta em valores que procurem sobressair as qualidades da criança. O presente relatório permitiu-me adquirir conhecimento sobre a formação da personalidade ao longo da infância e da importância do papel do educador e professor na mesma e termina com uma análise crítico-reflexiva sobre a construção da profissionalidade realizada ao longo do percurso formativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-19T14:50:55Z
2021-01-12
2021-01-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36543
TID:202725820
url http://hdl.handle.net/10400.26/36543
identifier_str_mv TID:202725820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917997625344