Educar na multiculturalidade:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Filipa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36541
Resumo: O presente Relatório Final visou compreender e identificar a influência das relações multiculturais na aprendizagem significativa das crianças na Educação Pré-Escolar. A presença da multiculturalidade nas escolas tem vindo a ser uma realidade cada vez mais evidente, traduzindo um crescimento substancial ano após ano, e colocando, assim, aos educadores de infância, desafios a enfrentar no âmbito da adaptação da sua prática pedagógica a este crescente contexto. Emergem desta realidade as relações entre crianças de diversas culturas, influenciando favoravelmente o seu desenvolvimento global e possibilitando a construção de um percurso de aprendizagens significativas, fruto da sua vantajosa inserção num contexto multicultural. De forma a validar a problemática definida, implementou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa. Como técnica de recolha de dados procedeu-se à realização de entrevistas de caráter semiestruturado a cinco educadores de infância, com vista à obtenção de resposta à problemática a investigar. De modo a desenvolver uma investigação eficiente, e com o intuito de recolher e registar intervenções das crianças no campo de estágio, utilizou-se o diário de bordo emergente da observação participante. A investigação permitiu-me adquirir conhecimentos sobre em que medida as relações multiculturais favorecem a aprendizagem significativa das crianças e, concomitantemente, o seu desenvolvimento global através da exemplificação de casos concretos. Paralelamente, possibilitou-me ampliar conhecimentos sobre como os educadores de infância atuam perante a multiculturalidade em sala de aula e quais as potencialidades e fragilidades da integração da diversidade cultural nas suas práticas pedagógicas.
id RCAP_752a71cd03a63702ad90944180f98f85
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar na multiculturalidade:conceções, desafios e práticasEducaçãoRelações multiculturaisAprendizagem significativaDesenvolvimento globalPapel do EducadorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório Final visou compreender e identificar a influência das relações multiculturais na aprendizagem significativa das crianças na Educação Pré-Escolar. A presença da multiculturalidade nas escolas tem vindo a ser uma realidade cada vez mais evidente, traduzindo um crescimento substancial ano após ano, e colocando, assim, aos educadores de infância, desafios a enfrentar no âmbito da adaptação da sua prática pedagógica a este crescente contexto. Emergem desta realidade as relações entre crianças de diversas culturas, influenciando favoravelmente o seu desenvolvimento global e possibilitando a construção de um percurso de aprendizagens significativas, fruto da sua vantajosa inserção num contexto multicultural. De forma a validar a problemática definida, implementou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa. Como técnica de recolha de dados procedeu-se à realização de entrevistas de caráter semiestruturado a cinco educadores de infância, com vista à obtenção de resposta à problemática a investigar. De modo a desenvolver uma investigação eficiente, e com o intuito de recolher e registar intervenções das crianças no campo de estágio, utilizou-se o diário de bordo emergente da observação participante. A investigação permitiu-me adquirir conhecimentos sobre em que medida as relações multiculturais favorecem a aprendizagem significativa das crianças e, concomitantemente, o seu desenvolvimento global através da exemplificação de casos concretos. Paralelamente, possibilitou-me ampliar conhecimentos sobre como os educadores de infância atuam perante a multiculturalidade em sala de aula e quais as potencialidades e fragilidades da integração da diversidade cultural nas suas práticas pedagógicas.Nogueira, RosaRepositório ComumPinto, Ana Filipa2021-05-19T14:37:27Z2021-01-132021-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36541TID:202725839porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:20.983462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar na multiculturalidade:
conceções, desafios e práticas
title Educar na multiculturalidade:
spellingShingle Educar na multiculturalidade:
Pinto, Ana Filipa
Educação
Relações multiculturais
Aprendizagem significativa
Desenvolvimento global
Papel do Educador
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educar na multiculturalidade:
title_full Educar na multiculturalidade:
title_fullStr Educar na multiculturalidade:
title_full_unstemmed Educar na multiculturalidade:
title_sort Educar na multiculturalidade:
author Pinto, Ana Filipa
author_facet Pinto, Ana Filipa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Rosa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Filipa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Relações multiculturais
Aprendizagem significativa
Desenvolvimento global
Papel do Educador
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Relações multiculturais
Aprendizagem significativa
Desenvolvimento global
Papel do Educador
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório Final visou compreender e identificar a influência das relações multiculturais na aprendizagem significativa das crianças na Educação Pré-Escolar. A presença da multiculturalidade nas escolas tem vindo a ser uma realidade cada vez mais evidente, traduzindo um crescimento substancial ano após ano, e colocando, assim, aos educadores de infância, desafios a enfrentar no âmbito da adaptação da sua prática pedagógica a este crescente contexto. Emergem desta realidade as relações entre crianças de diversas culturas, influenciando favoravelmente o seu desenvolvimento global e possibilitando a construção de um percurso de aprendizagens significativas, fruto da sua vantajosa inserção num contexto multicultural. De forma a validar a problemática definida, implementou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa. Como técnica de recolha de dados procedeu-se à realização de entrevistas de caráter semiestruturado a cinco educadores de infância, com vista à obtenção de resposta à problemática a investigar. De modo a desenvolver uma investigação eficiente, e com o intuito de recolher e registar intervenções das crianças no campo de estágio, utilizou-se o diário de bordo emergente da observação participante. A investigação permitiu-me adquirir conhecimentos sobre em que medida as relações multiculturais favorecem a aprendizagem significativa das crianças e, concomitantemente, o seu desenvolvimento global através da exemplificação de casos concretos. Paralelamente, possibilitou-me ampliar conhecimentos sobre como os educadores de infância atuam perante a multiculturalidade em sala de aula e quais as potencialidades e fragilidades da integração da diversidade cultural nas suas práticas pedagógicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-19T14:37:27Z
2021-01-13
2021-01-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36541
TID:202725839
url http://hdl.handle.net/10400.26/36541
identifier_str_mv TID:202725839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134917996576768